Muito se fala sobre a personalidade independente dos gatos. O fato é que o temperamento dos felinos pode ser influenciado por diversos fatores como a idade, criação e até a raça do gato. Enquanto alguns gatinhos se destacam pelo temperamento mais extrovertido e sociável, outros são mais contidos e não gostam de muito contato com estranhos. Se você sonha em ter um gato que se dá bem com visitas e não tem problema com mudanças de rotina, confira a lista de raças de gatos sociáveis a seguir!
1) Maine Coon: o gato gigante de tamanho e gentileza
Considerada uma raça de gato gigante, o tamanho do Maine Coon é proporcional ao amor que ele tem a oferecer. Esse gatinho é muito conhecido pelo apelido “gigante gentil” por conta do comportamento dócil, amoroso e leal. O gato Maine Coon se dá bem tanto com crianças como com outros animais e costuma demonstrar seus sentimentos o tempo todo. Ele ainda possui uma característica peculiar: a raça de gato gigante gosta de tomar banho e mergulhar na água. Com toda certeza o Maine Coon é uma ótima companhia para aqueles que buscam um gato sociável.
2) Sphynx: o gato sem pelos adora receber carinho
Conhecido como o famoso gato sem pelo, o Sphynx possui uma fisionomia marcante e inconfundível. Muitas pessoas pensam que essa raça de gato é rabugenta pelos traços característicos de seu rosto, entretanto, esse felino é a prova de que muitas vezes as aparências enganam. O bichano possui uma personalidade brincalhona, companheira e carinhosa. Sendo extremamente apegado à família humana, o gato Sphynx costuma se dar bem tanto com outros pets como com pessoas estranhas. Ele irá adorar receber carinho das visitas e não irá demonstrar problemas com crianças.
3) Birmanês: o felino sociável e sossegado
O elegante gato Sagrado da Birmânia é um excelente exemplo de pet sociável. Ele gosta de passar bastante tempo com seus pais humanos, sendo um felino aprazível e carinhoso. O gato Birmanês, costuma ter um temperamento mais sossegado e por conta disso, é recomendado que o pet faça parte de lares mais tranquilos e sem crianças muito pequenas.
4) O Angorá receberá as visitas como ninguém
Esse felino de aparência esplêndida e bonita é um dos mais sociáveis que se pode encontrar. O gato Angorá não gosta de ficar sozinho e raramente descarta a possibilidade de ficar grudadinho no seu tutor. Além disso, esse bichano possui energia de sobre e gosta de correr, saltar e brincar. Ele não irá recusar carinho de estranhos e irá receber todas as visitas como um grande anfitrião. Sendo muito curioso, o Angorá ama curtir uma tarde de brincadeiras e carinho.
5) O Ragdoll nunca vai recusar companhia
A raça de gato Ragdoll é ideal se você procura um animal sociável e companheiro. Esse felino ama desfrutar da companhia de seus tutores, sendo carinhoso e um excelente amigo. O Ragdoll não costuma ter problemas com crianças e outros animais - ele se dá muito bem até mesmo com cachorros. A raça é bastante carente de atenção e por isso não é muito indicada para pessoas que passam longos períodos fora de casa. Além de sociável, esse gatinho é inteligente e costuma aprender com facilidade as técnicas de adestramento para gatos.
Redação: Hyago Bandeira