Cachorro

Quais doenças de cachorro são mais comuns no inverno?

Publicado - 11 Maio 2021 - 12h24

Atualizado - 12 Maio 2024 - 12h43

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Não são só os humanos que ficam mais propensos a ficar doentes no inverno. Algumas doenças de cachorro também são mais frequentes e intensas durante a época mais fria do ano. Isso acontece porque as defesas do organismo tendem a cair com as temperaturas mais baixas. Portanto, é importante manter seu cãozinho agasalhado e sempre com as vacinas em dia. Os problemas mais comuns são aquelas que acometem o sistema respiratório, mas cachorros com problemas nas articulações também sofrem. Para ficar preparado, o Patas da Casa separou algumas das doenças de cachorro mais comuns no inverno.

1) Gripe canina é uma das doenças de cachorro para ficar atento

A gripe canina é muito comum no frio e em tempos chuvosos. É uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A. Por ser muito contagiosa, deve-se tomar cuidado, pois basta o cãozinho entrar em contato com o vírus para desenvolver a doença. O contágio pode acontecer por meio do contato com objetos, animais e ambientes infectados. Mesmo com alta taxa de contágio, não costuma colocar a vida do bichinho em risco, mas deve ser tratada logo para não evoluir para a pneumonia em cachorro.

A gripe canina é muito parecida com a gripe nos humanos e seus sintomas são bem similares: tosse que não passa, coriza, falta de apetite, febre, apatia, lacrimação nos olhos e dificuldade de respirar. Enquanto estiver doente, dê bastante água e alimente seu cachorro com nutrientes. O veterinário também pode indicar um remédio que vai ajudar seu cãozinho a melhorar mais rápido. A prevenção é feita por meio de vacinação.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Tosse dos canis tem sintomas semelhantes à gripe canina

A Traqueobronquite - conhecida como tosse dos canis - é uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno. Atinge o sistema respiratório e seu contágio é muito rápido. A tosse dos canis pode ser provocada por vírus, que costuma ser mais tranquila, ou por bactérias, que têm mais chance de evoluir para um quadro grave de pneumonia se não for tratada logo. A bactéria mais comum que causa a doença é a Bordetella bronchiseptica.

Como diz o próprio nome, o principal sintoma da tosse dos canis é a tosse, que começa simples mas pode se agravar. Além disso, os outros sintomas são muito parecidos com os da gripe canina - por isso, costumam ser confundidas. Assim como no caso da Influenza A, a traqueobronquite deve ser prevenida com a vacina para cachorro, muito importante principalmente se tem mais de um animal em casa, pois quando um fica doente, as chances do outro ficar também são grandes.

Pug deitado com semblante triste
As doenças de cachorro mais comuns no frio costumam ser respiratórias ou articulares

3) Cinomose canina está entre as doenças de cachorro mais perigosas

A cinomose canina é uma doença viral altamente transmissível, causada pelo Paramyxovirus. O contágio também é feito pelo contato com animais, objetos e ambientes contaminados. É uma doença multissistêmica, ou seja, pode atingir diversos sistemas do corpo, sendo que um dos principais sintomas é o cachorro com diarreia, já que o sistema digestivo costuma ser um dos primeiros afetados. Também causa vômito e falta de apetite. Quando afeta o sistema respiratório, causa tosse, secreções amareladas, febre e até mesmo pneumonia.  Por fim, pode atingir o sistema nervoso central, com contrações involuntárias - que podem levar a convulsões -, mudança no comportamento e até mesmo paralisia. O principal tratamento é o combate aos sintomas, para impedir a evolução da doença. É possível prevenir a cinomose em cães com as vacinas anuais.  

4) Bronquite canina precisa de atenção especial no inverno

A bronquite canina é uma das doenças de cachorro respiratórias mais comuns e que pode ser agravada em baixas temperaturas. Trata-se de um quadro crônico que causa inflamação nos brônquios, e tem como um dos principais sintomas a tosse frequente, além de dificuldade de respirar. O tratamento é feito por meio de corticoides, que devem ser prescritos pelo veterinário. O cachorro com bronquite precisa de cuidado redobrado no frio, que é quando sua imunidade fica mais baixa. 

5) Doenças de cachorro: osteoartrose atinge os ossos e articulações

Assim como os humanos, os cachorros, principalmente os idosos, sofrem de artrose. A doença se caracteriza pela degeneração da cartilagem que envolve e protege ossos e articulações. Essa perda da força compromete a mobilidade, causando dores articulares. No frio, essas dores se intensificam e, por isso, cães com artrose precisam se proteger ainda mais.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Adote um animal

10 cachorros que não crescem e sempre terão cara de filhote: conheça as raças pequenas mais adoráveis

Um critério que muitos tutores levam em consideração antes de adotar um cãozinho é o porte dele. Para quem procura uma raça pequena,...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais propensas a ficar doentes, segundo especialistas em saúde canina

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), há cerca de 344 raças de cachorro reconhecidas no mundo. Cada uma delas ap...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais silenciosas que existem: quase não se ouvem os latidos desses cãezinhos

Todas as raças de cachorro usam os latidos como uma das suas principais formas de comunicação. Afinal, esse é um comportamento que f...

Comportamento

Parece que os cientistas descobriram por que os gatos arranham o sofá e como resolver o problema

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Você tem pets?