A saúde do cachorro é sempre uma das maiores preocupações dos tutores. Por isso é importante pesquisar algumas curiosidades para saber como lidar em diferentes situações. O cachorro com diarreia demanda uma atenção maior ainda com a alimentação. Por isso é importante saber que alimentos que prendem o intestino do cachorro. Explicamos abaixo quais os alimentos liberados e dicas de como regular o intestino do cachorro no caso de diarreia.
Qual a melhor comida para cachorro com infecção intestinal?
O cachorro com diarreia pode ser resultado de vários fatores, como uma alimentação inadequada ou mesmo alguma virose. Em todo o caso, o tratamento da infecção requer uma alimentação leve para não forçar a digestão. Se o animal passou um tempo em jejum, os alimentos devem ser oferecidos de forma gradual. Regular o intestino após uma diarreia pode ser mais complexo do que o processo de como soltar o intestino do cachorro. Arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido e peru e frango cozido sem pele são os alimentos que prendem o intestino do cachorro mais recomendados.
O ideal é repartir a comida em 3 ou 4 refeições pequenas e oferecer ao longo do dia para não forçar uma grande quantidade no estômago. Esses alimentos de fácil digestão devem ser preparados sem sal ou temperos. Além do arroz cozido, algo que também pode ajudar é a água do arroz. Ela pode fazer muito bem para o sistema digestivo do cachorro se recuperar.
Pode dar chá para cachorro com diarreia?
É normal que os humanos recorram a diferentes tipos de ervas para se recuperar de alguma doença, mas será que pode dar chá para cachorro com diarreia? A resposta é sim, desde que não contenha cafeína. O chá de camomila, por exemplo, é o mais recomendado, já que funciona como um remédio para flora intestinal de cachorro. A erva ajuda a reduzir a inflamação do trato intestinal e diminui gases e espasmos.
Como regular o intestino do cachorro? Consulta veterinária é indispensável
Apesar de muitos remédios caseiros e alimentos que prendem o intestino do cachorro resolverem parcialmente o problema, a ajuda veterinária não deve ser dispensada. O profissional é a pessoa mais indicada para analisar a saúde do animal, já que a diarreia pode ter diferentes causas e demandar tratamentos variados. Lembre-se que a diarreia pode ser um sintoma de alguma enfermidade mais grave. Por isso, não deixe de consultar o médico veterinário de confiança. Além disso, não dispense as consultas periódicas, elas fazem parte dos cuidados essenciais que todo pai de pet precisa tomar.
Redação: Hyago Bandeira