A pelagem de cachorro é algo que sempre chama muita atenção. Mas você sabia que existem diferentes tipos de pelagem e cada uma delas tem características específicas que valorizam a aparência do seu amigo de quatro patas? Além do comprimento, a textura dos pelos dos cães também é algo que pode variar muito de acordo com cada raça. Pensando nisso, o Patas da Casa decidiu preparar um pequeno guia sobre os diferentes tipos de pelo de cachorro. Confira!
Tipos de pelagem de cachorro de acordo com o comprimento
O primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de classificar os tipos de pelagem de cachorro é em relação ao tamanho dos pelos do seu doguinho:
• Pelo de cachorro curto: nesse caso, os cães têm pelos bem rentes ao corpo, com uma altura que pode variar de 1 a 4 centímetros. Normalmente, não são necessários muitos cuidados no cotidiano, de forma que uma escovação semanal é suficiente para manter os pelos saudáveis. Exemplos de raças de cachorro que possuem esse tipo de pelagem são o Boxer e o Pitbull.
• Pelo de cachorro longo: os cachorros têm pelos mais compridos. São raças que demandam mais atenção e cuidados especiais com a pelagem, principalmente porque os pelos costumam cair de forma contínua durante o ano. Algumas raças que podemos destacar aqui são o Yorkshire Terrier e o Golden Retriever.
As diferentes texturas da pelagem de cachorro
• Pelo de cachorro liso: não é difícil de reconhecer essa textura, porque os pelos são bem lisos, sedosos e brilhantes. Algumas raças com esse tipo de pelagem são o Shih Tzu e o Lhasa Apso, cães de pelo longo liso. Também existem cães de pelo curto liso, como o Bulldog Francês e o Doberman.
• Pelo de cachorro ondulado: os cães apresentam ondulações em todo o comprimento dos pelos. Raças de cachorro que podem servir de exemplo são o Cocker Spaniel Americano e o Setter Gordon, além do Golden Retriever.
• Pelo de cachorro encaracolado: são doguinhos com uma pelagem mais crespa e enroladinha, sendo também muito fácil de identificar. O Poodle e o Bichon Frisé, por exemplo, são um ótimo exemplo desse tipo de pelagem.
• Pelo de cachorro duro: normalmente, cães com até 10 cm de comprimento podem ter os pelos assim, que são naturalmente mais ásperos e com uma espessura bem diferente dos outros tipos de pelagem citados. O Dachshund é um cachorro que pode apresentar esse traço, assim como o Schnauzer.
Tipos de pelagem: cachorro também pode ter pelos duplos
Os pelos de cachorro não se resumem somente a curtos e longos, ao contrário do que alguns podem pensar. Existe um outro tipo de pelagem muito comum, que é a dupla. Os cães que apresentam essa variação costumam ter dois tipos de pelo espalhados pelo corpo: um que é mais interno e “escondido”, e outro que é mais externo e aparente. A camada mais externa é mais longa, enquanto a interna tende a ser mais densa e curta. Isso deixa os doguinhos mais protegidos das temperaturas frias, como é o caso das raças Husky Siberiano, Chow Chow e Border Collie.
Redação: Juliana Melo