Você já se perguntou qual é o coletivo de cachorro? Ao contrário do que muitos pensam, a nomenclatura certa não é “alcateia”. Essa palavra, na verdade, se refere a um conjunto de lobos. Mesmo que eles sejam os ancestrais dos caninos, a forma de chamar um coletivo de cães é diferente da forma de chamar um coletivo de lobos. Por isso, quando vários cachorros estão reunidos em um mesmo lugar, eles não são considerados uma alcateia, mas uma matilha.
Ficou curioso para descobrir qual o coletivo de cachorro? A seguir, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o assunto e outras curiosidades interessantes. Dá só uma olhada!
Qual é o coletivo de cachorro?
O coletivo de cachorro é chamado de matilha. Essa é a palavra correta usada para designar um conjunto ou agrupamento de cães que vivem juntos. Outras nomenclaturas que também podem ser usadas para designar um coletivo de cães é “bando” ou “quadrilha”.
Cachorros selvagens normalmente são acostumados a viver em matilhas. Algumas raças, mesmo domesticadas, também têm esse instinto natural de viver em coletividade, como é o caso do Husky Siberiano. Além disso, é interessante perceber que a ideia do “coletivo de cão” é tão forte que, muitas vezes, o cachorro te escolhe como líder da matilha dele (e existem alguns sinais que indicam essa escolha).
Coletivo de cachorros: como funciona o sistema de hierarquia dos cães?
Os mais diferentes coletivos de cachorros geralmente seguem uma mesma estrutura hierárquica. Nela, existe o “alfa”, que é considerado o líder da matilha de cães. Ele tem um padrão de comportamento dominante e é o responsável por tomar as decisões do grupo e “cuidar” dos outros participantes da matilha. Enquanto isso, os outros animais são considerados submissos e devem respeitar e seguir as ordens do cachorro alfa.
Apesar dessa ordem de hierarquia, a matilha de cães funciona de maneira colaborativa. E, por incrível que pareça, hoje em dia os caninos enxergam a própria família humana como parte integrante da sua matilha.
Nessa “coletiva de cachorro”, é importante que os animais tenham o dono como o líder. Para isso, os tutores devem cumprir uma série de “requisitos” para ocupar essa posição. O tipo de convivência, cuidados no dia a dia, adestramento e até o carinho no cachorro são alguns aspectos que podem influenciar na hora de como fazer o cachorro te escolher como dono.
Qual é o coletivo de gato?
Agora que você já sabe como se chama o coletivo de cão, deve estar se perguntando também qual é o coletivo de gatos. Para se referir a um grupo de dois ou mais gatos, o termo mais apropriado é “gataria”. No entanto, outras formas de chamar esse tipo de agrupamento são “bichanada”, “gatarrada”, “bando” e “cambada”.
“Bichanada” e “gatarrada” são termos comumente utilizados para designar um grupo de felinos domésticos harmônico, brincalhões e que convivem bem juntos. Já “bando” e “cambada” são formas de designar gatos selvagens — ou que pelo menos tem esse lado “selvagem” mais acentuado, como gatos ariscos que vivem nas ruas. O aglomerado de felinos domésticos em grandes centros urbanos também pode ser chamado de colônia de gatos. Normalmente, o espaço que esses animais ocupam são parques.