Todo mundo sabe que os gatos são animais extremamente higiênicos. Não à toa que eles têm até um cantinho específico para fazer suas necessidades: a caixa de areia para gatos. Se você ainda não tem experiência com os felinos, é importante saber que a escolha da areia de gato ideal também faz parte dos cuidados com o animal. Existem várias opções no mercado pet e nem sempre os felinos se adaptam a todos os tipos. Então, como decidir qual a melhor areia para gatos? Para te ajudar a desvendar essa questão, reunimos as principais informações sobre cada tipo de areia de gato - desde o granulado de madeira até a areia higiênica tradicional - e vamos te ajudar como descobrir a preferida do seu bichano.
Caixa de areia: gato pode se adaptar melhor a um tipo de areia higiênica específico
Escolher a melhor areia para gatos vai depender também da preferência do felino. Às vezes o que nós consideramos “melhor” não é o que eles acham. Por isso, se você optou por um tipo de areia higiênica para gatos e viu que o seu bichano insiste em continuar fazendo suas necessidades fora da caixinha, talvez seja a hora de tentar substituir por outro material. Uma dica no início é colocar duas caixas de areia com preenchimentos diferentes para ver se o felino escolhe aquela que é melhor para ele. Já se o problema continuar persistindo, é importante buscar entender o motivo para o gato fazendo xixi e cocô no lugar errado. Às vezes é uma questão da caixinha estar mal localizada, mas em alguns casos isso também pode indicar algum problema de saúde, como doenças urinárias.
Areia higiênica com granulado de argila ou areia: os modelos mais tradicionais
Os materiais mais comuns de serem encontrados nos pet shops são as areias higiênicas feitas com granulado de argila ou da própria areia mesmo, mas também podem ser encontradas com outros ingredientes. Esses tipos de areia de gato costumam ser mais baratos. A desvantagem é que essas areias não são biodegradáveis e, por isso, não devem ser descartados de qualquer maneira. A areia higiênica para gatos com base de argila costuma formar torrões quando entra em contato com a urina do animal, o que facilita bastante a limpeza da caixinha. Já a com base de areia forma uma espécie de lama depois que o gato faz xixi e pode trazer alguns contratempos, já que tende a sujar a pata dos bichanos e ele pode levar a sujeira para dentro de casa.
Granulado de madeira para gatos: saiba as vantagens desse material
O granulado de madeira para gatos é outra opção acessível que pode ser utilizada na caixa de areia. O principal benefício desse material é que ele é biodegradável e, portanto, é uma ótima escolha para quem busca opções sustentáveis. Então, depois de usado, ele pode ser facilmente descartado sem causar qualquer impacto ao meio ambiente. O granulado de madeira para gatos é feito com grãos de pinus. Esse tipo de areia de gato não oferece qualquer risco à saúde do seu amigo de quatro patas. Além disso, outra grande vantagem do granulado de madeira é que ele também funciona como um inibidor de odores no ambiente onde a caixa de areia está posicionada. E não para por aí: essa é uma opção relativamente barata e que tem uma durabilidade muito boa, já que um pacote de 2kg pode render o mesmo que um pacote de 15kg de areia comum.
Areia para gato sílica é um pouco mais cara que as outras opções
Esse tipo de areia higiênica para gatos é um dos mais recomendados por causa da sua praticidade. O modelo é um pouco mais caro do que os demais, mas compensa pelo fato de que a areia para gato sílica possui maior poder absorção e tem propriedades que neutralizam os odores das fezes e urina do gato. Inclusive, por se tratar de um material absorvente, é uma areia que pode ser utilizada por até duas semanas sem ser necessária qualquer substituição, diferente das demais. Como essa areia higiênica tem maior duração e não precisa ser trocada o tempo todo, o investimento pode compensar. Mas atenção: cuidado para seu gatinho (ou até mesmo um cachorro que gosta de mexer na caixa de areia) não ingerir o material, pois os componentes da sílica podem causar uma intoxicação.
Areia higiênica para gatos: quais evitar?
Ao entrar em um pet shop e se deparar com a areia higiênica, muita gente pode acabar pensando que, devido a sua aparência, ela poderia ser facilmente substituída pelas areias que são utilizadas em obras. Cuidado! Em hipótese alguma pense fazer essa substituição, pois as areias higiênicas são formuladas especificamente para garantir que o seu gatinho não vai sofrer nenhum tipo de contaminação. Além do mais, um outro modelo que também deve ser evitado é a areia perfumada, que pode acabar desagradando o seu amigo de quatro patas e fazer com que ele não use a caixinha.
Redação: Juliana Melo