Existem muitas dúvidas sobre o cio de cadela. Afinal, esse é um processo delicado que pode até resultar em uma ninhada de filhotinhos indesejada se não houver um cuidado redobrado. Se você tem uma fêmea já em maturidade sexual, é fundamental saber quanto tempo dura o cio, quais as fases, como evitar, entre outros. As fases do cio da cadela vão determinar quando ela vai aceitar a aproximação do cachorro macho e cada uma tem uma média de duração. Confira a matéria a seguir para saber quantos dias a cachorra fica no cio!
Quando ocorre o primeiro cio da cadela?
O primeiro cio de uma cadela pode variar de acordo com alguns aspectos, como tamanho e raça do animal. Para resumir: quanto maior for o porte do cachorro na fase adulta, mais tempo vai demorar para chegar na maturidade sexual. As cachorrinhas pequenas costumam atingir o primeiro cio entre seis e 12 meses de idade. Já as de porte médio atingem a maturidade sexual entre sete e 13 meses, enquanto as grandes só vão experimentar o cio entre 16 e 24 meses mais ou menos.
Depois do primeiro cio da cadela, normalmente haverá um intervalo de cerca de seis meses até o próximo (mas isso também pode variar). Além de se basear no tamanho da cadela, é importante que o tutor saiba identificar os sinais de que o cachorro entrou no cio - isso será importante para entender quanto tempo dura o cio de uma cachorra. Os sintomas mais comuns são:
- diminuição do apetite ou apetite seletivo
- inchaço da vulva, que fica bem mais aparente
- vermelhidão e sangramento da vulva
- lambedura genital
- muita carência
- atração excessiva por cães machos
Quantos dias a cachorra fica no cio? Entenda as fases e o tempo de cada uma
Em média, o cio do cachorro nas fêmeas dura cerca de 21 dias. Mas cada fase do ciclo tem características próprias. Isso quer dizer que a cadela não ficará “disponível” para engravidar durante 21 dias, já que o cio abrange estímulos diferentes na ação dos hormônios. As quatro fases do cio da cachorra são:
- Proestro: na primeira fase do cio haverá maior produção de estrogênio e a fêmea pode sangrar entre 7 e 9 dias - os machos já são atraídos pelo cheiro da cadela, mas ela ainda não os aceita;
- Estro: a segunda fase é o período de ovulação. A cadela não terá mais sangramento e já passa a aceitar os machos. Por isso, cuidado redobrado nesse período - que pode durar de 4 a 12 dias -, especialmente durante na hora de passear com a cadela no cio. Tome cuidado para a cadelinha não fugir para cruzar e separe a fêmea no cio de outros cães machos que vivem na mesma casa;
- Diestro: logo após a ovulação, os altos níveis de progesterona aumentam para desenvolver a gravidez. Essa fase atinge até mesmo as cadelas que não cruzaram ou não foram fecundadas. Por isso, é normal que desenvolvam gravidez psicológica canina nessa etapa do ciclo;
- Anestro: a quarta fase do cio da cadela se caracteriza pela inatividade reprodutiva e baixa produção de hormônios.
É possível evitar a cadela no cio?
A principal recomendação para evitar o cio e gestações indesejadas é fazer a castração do cachorro fêmea. O procedimento faz a retirada do útero e ovários da cadela através de uma incisão na altura do umbigo. A castração de cachorro é uma cirurgia segura, mas deve ser feita apenas por médicos veterinários. Cuidados como o uso de colar elizabetano ou roupa cirúrgica para cães são necessários no pós-operatório para evitar que o animal mexa nos pontos. E se você pensa em dar anticoncepcional para cadelas, desista agora mesmo! A injeção para evitar cio de cadela, apesar de inibir o cio, pode fazer muito mal e até propiciar o surgimento de tumores no útero, ovários, vulva e mamas. Portanto, a melhor forma de evitar o cio da cadela é por meio da castração.
Redação: Luana Lopes