O cio de gato é caracterizado por alterações no ciclo reprodutor do felino que indicam o período fértil, pronto para acasalar e se reproduzir. No caso das fêmeas, o cio ocorre em fases que se repetem ao longo do ano. Já os gatos machos não castrados sempre estarão prontos para o acasalamento após atingir a puberdade, vão estar no cio pelo resto da vida e basta uma gata no cio estar por perto que logo ele muda de comportamento.
Saber o ciclo reprodutivo dos felinos, principalmente no caso das fêmeas, é importante para tutores que não querem uma ninhada indesejada e ainda buscam o momento certo para castrar o felino, pois este é um procedimento cirúrgico que não deve ser realizado durante o auge do cio - mas sim entre um cio e outro. Para ajudar, o Patas da Casa te conta quanto tempo dura cio de gato e quantos dias dura o cio de gato, confira!
Afinal, cio de gato dura quanto tempo?
O período de quanto tempo dura o cio do gata depende de uns fatores. Não tem momento certo para que as fêmeas cheguem à maturidade sexual, mas geralmente ocorre entre o 4º e 10º mês de vida - sendo com 10 meses de vida o momento mais comum. Ou seja, com menos de um ano a gata prenha já é uma possibilidade.
A gata no cio costuma durar entre cinco a 20 dias e é dividido entre algumas fases: proestro, estro, diestro e anestro. As três primeiras fases duram de dois a 15 dias e o comportamento da gata no cio muda conforme cada período. Os primeiros dois dias, durante o ciclo estral, costumam ser os mais difíceis de lidar. O miado de gato no cio fica mais intenso, agudo e constante. A fêmea também fica mais arisca ao perceber que não há um parceiro por perto. Isso exige que os cuidados e paciência para evitar uma ninhada sejam redobrados - casa com janelas e portas teladas vão ser fundamentais para evitar uma fuga. Já durante o anestro, que dura até 90 dias, a gata se estabiliza sexualmente e não há produção de hormônios.
De quanto em quanto tempo gato entra no cio?
Diferente das fêmeas, os gatos machos não passam por um ciclo de reprodução com várias etapas. A partir do oitavo mês de vida ele já está pronto para se reproduzir e essa disponibilidade sexual permanece por toda a vida. Somente a castração do gato macho pode interromper a disponibilidade para reprodução. Ou seja, basta ter uma fêmea no cio por perto que prontamente o macho não castrado fará o possível para acasalar com ela, mudando de comportamento e fazendo o possível para fugir de casa.
Agora de quanto em quanto tempo a gata entra no cio é diferente no caso das fêmeas. Com cinco meses ela já pode apresentar os primeiros sinais de que está pronta para procriar e esse ciclo se repete a cada três semanas ou três meses, ou seja, não há um ciclo definitivo. Inclusive, o cio de gatas é mais intenso na primavera. Além do clima mais quente, a maior intensidade de luz solar que impacta nos hormônios da felina. Quando há gravidez sem amamentação, após sete dias a gata já volta ao ciclo de proestro do cio e pode engravidar novamente.
Comportamento da gato no cio
O comportamento do gato no cio varia de macho para fêmeas. Quando não castrados, os machos se tornam agressivos e territorialistas, e são movidos pelo instinto de fuga para encontrar a parceira no cio. Já o comportamento da gata fêmea no cio é dócil e carente. Elas vão se esfregar pelos móveis e pernas dos tutores, mas podem se estressar quando não procriam. O miado da gata no cio é bem alto, parecido com um choro, e os machos vão responder da mesma forma ao perceberem que há uma fêmea pronta para acasalar por perto.
Para cessar esse comportamento animal, a castração é a única solução e deve ser feita em um momento em que a gata não está no cio ou grávida. O ideal é que a castração da fêmea seja feita entre o primeiro e segundo ciclo de cio. Ou seja, não deixe de se atentar a quanto tempo dura o cio de gata. No caso do macho, que está sempre pronto para procriar, a saída é que ele seja castrado após um ano de idade.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes