As raças de cachorro grande fazem sucesso em todo o mundo, mas quando se trata de um cachorro grande peludo esse sucesso é ainda maior. Afinal, é praticamente impossível resistir a tanta fofura, né?! Mas se por um lado esse aspecto felpudo é capaz de deixar os cãezinhos mais “apertáveis”, por outro é importante saber como cuidar dos pelos das raças de cachorro peludo. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria sobre o assunto. Confira abaixo!
Raça de cachorro grande e peludo: quais cães têm essa característica?
Além de vira-latas peludos, a categoria “raça de cachorro grande e peludo” - branco, preto e de várias outras cores - conta com muitos cãezinhos. Eles podem ter as mais variadas características (tanto físicas quanto comportamentais), mas uma coisa é certa: eles têm uma aparência bem felpuda.
Algumas das principais raças de cachorro grande e peludo são:
- Afghan Hound
- Boiadeiro de Berna
- Boiadeiro de Flandres
- Chow Chow
- Golden Retriever
- Husky Siberiano
- Malamute do Alasca
- Mastim Tibetano
- Pastor Belga
- Samoieda
- São Bernardo
- Terra Nova
Portanto, se você está pensando em abrir as portas para um desses doguinhos, é bom ter um tempo reservado especialmente para cuidar dos longos pelos do animal. Uma dica é fazer um pequeno “calendário” com as principais tarefas para manter a pelagem saudável e bonita do cachorro grande peludo, como: estabelecer os dias de escovação, banho, tosa e outros cuidados.
Como cuidar dos pelos de um cachorro grande peludo?
As raças de cachorro peludo precisam de uma atenção especial com os pelos (sejam cães de porte grande ou cachorros pequenos peludos). Às vezes um cuidado básico - como escovar a pelagem do animal diariamente - faz toda a diferença na aparência do pet. Veja algumas dicas de como cuidar dos pelos de cachorro grande peludo:
1) Escovação dos pelos
Esse é um dos principais cuidados com qualquer raça de cachorro peludo. A escovação é uma maneira de remover pelos mortos, manter os fios saudáveis, desembaraçar possíveis nós e deixar o cãozinho com a aparência mais bonita. Se for um cachorro que solta muito pelo, é importante que a frequência da escovação seja diária. Se ele for peludo, mas não soltar tanto pelo assim, pode acontecer três vezes por semana.
2) Banhos periódicos
Dar banho no cachorro é necessário para tirar qualquer sujeira - afinal, os cães se sujam com uma enorme facilidade - e deixar a pele do pet saudável, livre de problemas. A regularidade dos banhos pode variar de acordo com a raça do animal, mas normalmente recomenda-se dar banho no cachorro grande peludo no mínimo uma vez por mês com produtos específicos para pets.
3) Atenção na hora de secar
Após o banho, é fundamental que o tutor não se esqueça de secar muito bem os pelos do seu amigo peludo. Caso contrário, a umidade é uma porta aberta para a proliferação de fungos e bactérias, o que pode desencadear dermatites, alergias em cachorro e vários problemas dermatológicos. Uma dica é usar uma toalha bem sequinha e usar um secador de cabelo em cachorro no modo frio.
4) Alimentação balanceada
Pode acreditar: ração para cachorro e pelagem saudável tem tudo a ver. A alimentação canina tem uma forte influência na aparência dos pets, e por isso os tutores devem ter o cuidado de oferecer sempre uma ração balanceada e nutritiva para seu amigo de quatro patas. Observe a qualidade do produto, bem como especificações da ração quanto ao porte e idade do animal.
5) Prevenção contra parasitas
Por último, mas não menos importante, o tutor deve sempre se lembrar de manter os pelos da raça de cachorro peludo livre de pulgas e carrapatos. Uma forma de fazer isso é supervisionando sempre o corpo do animal e administrando antiparasitários de tempos em tempos. Outra dica é investir em uma coleira antipulgas e carrapatos para manter seu amigo protegido por um tempo.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes