A ração de cachorro é composta por diversos nutrientes que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo dos cãezinhos. Mas será que é só para isso que ela serve? Ou ela também pode influenciar na pelagem do animal? Para entender a relação entre a ração para cachorro e pelagem saudável, nós conversamos com a médica veterinária Nathalia Breder, que é especialista em nutrição. Segundo ela, a alimentação é um fator que está diretamente relacionado à saúde e aparência dos pelos, não apenas dos cães, mas também dos gatos. “A ração de cachorro vai fornecer as vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para que a pelagem possa nascer e crescer de forma adequada”, esclarece. Dá só uma olhada no que mais a veterinária esclareceu!
Ração para cachorro: ingredientes ajudam a manter a pelagem saudável
A verdade é que, assim como os humanos tendem a ter uma preocupação especial com os cabelos, a pelagem do cachorro também é um fator que precisa de certa atenção. De acordo com Nathalia, existem diversos suplementos que ajudam a cuidar dos pelos do cachorro, deixando-os com um aspecto mais saudável. “Entre eles, o mais comum é o ômega 3 (ácido linolênico). Mas ainda podemos citar o ômega 6 (ácido linoleico), Biotina, Lisina, Tiamina, Cistina, Zinco, vitamina B5 (Ácido Pantotênico), vitamina A e vitamina E”. É tanto nome para decorar que os tutores podem acabar ficando um pouco confusos, né? Mas a boa notícia é que boa parte desses ingredientes podem ser encontrados em uma boa ração para cachorro que ela tenha uma boa qualidade nutricional.
Qual é a ração de cachorro mais recomendada para cuidar dos pelos do animal?
Existem diversos tipos de ração para cachorro e é importante ter em mente que a qualidade da ração é algo que influencia sim na pelagem do animal. Normalmente, a mais indicada é a Super Premium, que é uma ração de cachorro com uma fórmula altamente nutritiva e que possui a concentração adequada dos suplementos que ajudam a manter o organismo e pelos do cachorro saudáveis. O custo pode ser mais elevado que as demais, mas é uma ração que traz muitos benefícios para o cachorro peludo grande e pequeno. Além dela, também tem o alimento Premium, que, segundo a veterinária, é uma ração de cachorro com restrições de suplementos e qualidade de fontes, mas que também pode ser utilizada na manutenção de uma pelagem saudável. Já as rações Standard não têm o mesmo efeito porque não possui concentrações de nutrientes que ajudam na saúde da pele e pelos.
Cachorro com pelos longos precisa de uma alimentação especial?
Se o seu pet é um cachorro com pelos longos, você precisa se atentar ainda mais com a alimentação dele. “A pelagem longa, dependendo da raça de cachorro, pode levar até quatro anos para nascer, crescer e morrer de forma natural. Portanto, é necessário um cuidado extra”, explica Nathalia. Desta forma, o mais indicado é que o cachorro peludo (pequeno ou grande) tenha uma dieta bastante nutritiva para manter a saúde dos pelos. Além disso, a veterinária também destaca que é possível usar uma suplementação com foco em pele para melhorar ainda mais o aspecto da pelagem, basta consultar um especialista para ver as melhores recomendações. Outra dica é investir em bons produtos de banho, além da escovação diária da pelagem.
Os cachorros com pelo curto também precisam de cuidados com a pelagem. “Ao contrário do que imaginamos, a pelagem curta necessita de uma atenção redobrada, pois ela nasce, cresce e morre em um tempo muito curto, média de 21 dias. Com isso, os folículos podem ficar expostos e facilitar uma contaminação por bactérias e, consequentemente, o surgimento de infecções de pele e coceira”, alerta a veterinária.
5 cuidados que também influenciam na aparência dos pelos do cachorro
1) O fornecimento de água sempre limpa e fresca é um dos fatores mais importantes e que não deve ser esquecido;
2) A escovação da pelagem é indicada, sempre respeitando os tipos de escovas para cada pelagem e lembrando que a frequência vai depender do tipo de pelo;
3) Os banhos devem ser dados com intervalos adequados, evitando produtos químicos. Sempre seque muito bem o cachorro, sem usar secador quente;
4) É importante lembrar que produtos de uso humano não são indicado para uso nos pets. O pH da pele é diferente e, a longo prazo, pode desencadear problemas de pele no animal. Use sempre produtos indicados para pets;
5) Por fim, é recomendado o uso de suplementos específicos, encontrados facilmente nas petshops, mas que devem ser prescritos pelo médico veterinário.
Redação: Juliana Melo