Para escolher a melhor ração de cachorro, proteína é um critério importante; afinal, é um nutriente fundamental na alimentação dos pets. Para encontrar sempre as melhores rações e oferecer uma dieta equilibrada para o seu cão, vale a pena conhecer os benefícios da proteína para os animais e os critérios que definem a quantidade ideal para cada cachorro. Conversamos com a veterinária Amanda Carloni, especialista em medicina preventiva, para responder algumas dúvidas comuns sobre o tema. Confira!
Qual a importância da proteína para cachorro?
Assim como para os humanos, a quantidade de proteína para cães é um aspecto muito importante na alimentação animal. Segundo Amanda, ela contribui para a energia e a saciedade dos pets, e deve ser medida de acordo com a demanda energética diária. Quando há deficiência de proteína na dieta, o cachorro pode perder massa muscular e ficar com a imunidade comprometida, tornando-se mais vulnerável a doenças e lesões. "Uma dieta balanceada é de extrema importância para a manutenção da saúde e qualidade de vida do cachorro durante todas as fases da sua vida", afirma.
Proteína para cachorro: quantidade ideal varia com a idade
A quantidade de proteína para cachorro indicada para cada dia vai variar de acordo com diversos fatores, como idade, raça, porte e estilo de vida. Sobre a alimentação de filhotes, Amanda explica que "principalmente por estarem em fase de crescimento, possuem alta demanda energética". Cachorros de raças de grande porte também terão uma necessidade energética grande devido à maior incidência de doenças ósseas e articulares. Já os idosos terão uma demanda menor, então sua dieta deve ser ajustada de acordo com essa mudança.
Proteína para cães: castração e gestação são fatores importantes
Castração de cachorro e gestação são outros fatores que interferem na definição da demanda de proteína para cachorro. "Em decorrência das modificações hormonais, os cachorros castrados possuem menor necessidade energética", explica Amanda. Já cadelas grávidas ou lactantes, que também passam por muitas alterações hormonais, têm uma necessidade energética mais elevada, e vão precisar de um aporte proteico adequado.
Como escolher uma ração para cães com alto teor de proteína?
Nem sempre uma ração para cães com alto teor de proteína é a mais indicada para todos os casos. Como as necessidades de cada pet vão variar, a alimentação adequada também será diferente - de um cachorro para o outro e em cada fase ao longo da vida. "O mais importante é que a ração seja composta por proteína de boa qualidade e alta digestibilidade, de modo a ter um melhor aproveitamento energético", afirma Amanda. Para compreender quais são as demandas do seu doguinho e encontrar as melhores opções para a alimentação dele, a dica é consultar um veterinário, que poderá avaliar o caso individualmente e dar todas as orientações necessárias.