Saber quais alimentos o cachorro pode comer é fundamental na hora de complementar a dieta do seu cãozinho. Existem vários nutrientes, como a proteína para cachorro, que podem ser encontrados com facilidade em cortes de carnes, frango e até em vegetais. Embora os cães não sejam animais estritamente carnívoros, as proteínas são uma parte importante da alimentação deles e trazem uma série de benefícios. São fonte de energia, regulam o metabolismo, deixam a pelagem saudável e fortalecem o cãozinho.
Por isso, é sempre bom saber se pode dar pé de galinha para cachorro e outros tipos de comida semelhantes. Para ajudar, o Patas da Casa preparou um infográfico com as principais fontes de proteína para cachorro. Confira!
Carne, peixe e frango são ótimas fontes de proteína para cachorro
Para quem se pergunta se o cachorro pode comer carne, peixe e frango, a resposta é sim. Esses alimentos, inclusive, são bastante ricos em proteína para cães. Alguns cortes específicos que podem ser incluídos nessa lista e beneficiar bastante os doguinhos são o pé de galinha para cachorro, o fígado de boi e a moela de frango. Além disso, pratos mais tradicionais, como frango cozido e peixe, também são boas opções para acrescentar no cardápio.
Também é possível fazer receitas variadas, como uma gelatina: pé de galinha para cachorro costuma ficar ainda mais gostoso assim. A única atenção é nunca, em hipótese alguma, oferecer qualquer tipo de carne crua para os cães. Toda e qualquer proteína deve ter sido previamente cozinhada sem adição de temperos. A remoção de ossos - no caso do frango - e de espinhos - no caso dos peixes - também é outro cuidado importante.
Ovo, brócolis e batata doce também são opções de proteína para cães
Para dar proteína para cachorro, você não necessariamente precisa dar um pedaço de carne para o seu doguinho. Na verdade, o cachorro pode comer ovo e até mesmo alguns vegetais que são considerados bastante proteicos, como o brócolis e a batata doce. Esses alimentos, além de serem fonte de proteína para cães, também são ricos em vários outros nutrientes importantes.
No caso do ovo, ele é rico em aminoácidos essenciais, gorduras, vitamina A e B12 e é fonte de outros nutrientes como o ferro e o selênio. Já o brócolis é ótima fonte de cálcio, ferro e potássio; enquanto a batata-doce é um poderoso antioxidante rico nas vitaminas A, B e C. Ah, e se você está se perguntando se cachorro pode comer proteína de soja, a resposta é sim: a proteína texturizada de soja também é liberada, desde que não haja excesso. Caso contrário, pode causar desconfortos gastrointestinais no animal e afetar a absorção de outros nutrientes.
Ração de cachorro: proteína pode ser encontrada no alimento
Apostar em uma ração para cães com alto teor de proteína é uma alternativa ainda mais prática! As informações nutricionais do produto podem ser encontradas na própria embalagem, então é sempre bom ler atentamente as especificações do alimento. A proteína para cachorro é super importante, mas deve estar em equilíbrio com outros componentes, como a quantidade de gorduras e carboidratos. O ideal é que a proporção de proteína para cães seja de 23% a 30%. A melhor ração para cachorro nesse aspecto são as versões premium e super premium.
Redação: Juliana Melo