Cuidar da alimentação canina é uma das melhores formas de ter um cachorro forte e saudável dentro de casa. É por meio dela que vários nutrientes são absorvidos, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Alguns alimentos ainda são fortalecidos com o ômega 3 para cachorro, um ácido graxo capaz de trazer vários benefícios para os peludos e que às vezes é indicado como suplementação.
Mas para que serve o ômega 3 para cães? Efeitos colaterais são um risco? Qual é a dosagem certa do nutriente? O Patas da Casa foi atrás dessas respostas e te conta tudo o que você precisa saber aqui embaixo!
Ômega 3 para cães: benefícios do ácido graxo são inúmeros
São vários os benefícios do ômega 3 para cachorro! De acordo com a médica veterinária Nathalia Breder, que é especialista em nutrição animal, esse composto é um excelente anti-inflamatório e poderoso antioxidante. “O ômega 3 aumenta a disposição e habilidades motoras, reduz a inflamação e os níveis de triglicérides e glicose”, comenta a profissional.
Além disso, como o ômega 3 é considerado uma gordura ‘boa’ para o organismo canino, ele ajuda a reduzir o colesterol e tem propriedades que ajudam a melhorar o aspecto da pelagem do cachorro, deixando os fios mais brilhantes e hidratados. Em muitos casos, é até comum dar ômega 3 para cachorro que apresenta queda de pelos.
Como oferecer ômega 3 para cachorro no dia a dia?
Cães e gatos não conseguem produzir o ômega 3 por conta própria. Isso significa que os ácidos graxos devem fazer parte da dieta animal ou então precisam ser suplementados. Nesse segundo caso, é fundamental conversar com um médico veterinário antes de administrar o ômega 3 para cachorro. Dosagem precisa ser indicada por um especialista, já que a dose diária recomendada varia de acordo com o peso do animal.
Apesar de benéfico, a administração errada desse suplemento pode ter consequências. Se houver um consumo excessivo de ômega 3 para cachorro, efeitos colaterais incluem vômitos, diarreia e dores abdominais. O quadro pode até mesmo evoluir para uma pancreatite canina e aí, nesses casos, o ômega 3 solta o intestino do pet.
Pode dar ômega 3 para cachorro igual de humano?
Uma dúvida bastante comum é se o ômega 3 para cachorro é igual de humano. Em ambos os casos, o ômega 3 é extraído do óleo de peixe. O que pode mudar é a concentração do componente — por isso é sempre bom seguir as orientações de um veterinário. “Se o ômega 3 humano tiver a mesma proporção que o ômega 3 veterinário, ele poderá ser usado”, esclarece a dra. Nathalia.
Ração e sachê com ômega 3 para cachorro são aliados da saúde canina
Além do suplemento para cachorro com ômega 3, hoje em dia existem muitas opções de ração, sachês e petiscos que são fortalecidas com o componente. O nível de concentração em cada alimento pode variar de acordo com o fabricante, mas essas informações são facilmente encontradas na embalagem do produto.
De toda forma, é importante se consultar com um médico veterinário regularmente. Ainda que a ração de cachorro tenha uma pequena quantidade de ômega 3, alguns cães absorvem melhor o nutriente por meio da suplementação alimentar, por isso os check-ups são tão fundamentais.