A aplicação de remédio para carrapato de cachorro faz parte de um dos principais cuidados com o pet. As medidas contra os parasitas devem começar desde cedo, principalmente como uma forma de prevenção. Como os filhotes ainda não possuem muitas defesas, eles ficam mais vulneráveis às complicações que a presença de um carrapato pode causar. Mas qual a hora certa de aplicar o remédio para carrapato em cachorro? Reunimos algumas informações que vão te ajudar a tirar essa dúvida e muitas outras em relação ao filhote com carrapato. Confira!
Filhotes com carrapatos: o que fazer para acabar com os parasitas?
Os remédios antiparasitários são grandes aliados dos pais de pets na hora de aprender como tirar carrapato de cachorro filhote, mas muitas vezes eles não são recomendados para cães muito novos. A maioria dos produtos encontrados no mercado são indicados apenas para pets com, pelo menos, seis semanas de vida. Caso seu cachorro ainda não tenha essa idade e você identificou que ele está com carrapato, o mais recomendado é fazer a remoção do parasita manualmente.
O primeiro passo é manter os pelos do cãozinho separados na região afetada. Em seguida, pegue uma pinça e puxe o carrapato pela cabeça, removendo-o do seu amigo com cuidado. É muito importante não apertar a pele do cachorro na hora da remoção. O ideal é que os ácaros não se soltem e a cabeça do carrapato não fique enfiada na pele dos cães. Após a remoção, mantenha o carrapato em um frasco com álcool por 24 horas para se assegurar de que ele está morto e não será mais um problema para o seu amigo. Por fim, limpe e desinfete a região da picada para que o filhote de cachorro se recupere da melhor forma.
Quando o remédio de cachorro para carrapato pode ser usado?
Como dito acima, o remédio para carrapato de cachorro só é recomendado para pets a partir das seis semanas de idade. Existem diferentes tipos de produtos que são bastante eficazes para resolver esse problema, que podem variar desde comprimidos até as coleiras antipulgas e carrapatos. Independentemente da sua escolha - siga sempre as indicações do fabricante - nessas especificações é possível encontrar também a partir de que idade ele pode ser usado. Alguns produtos são feitos para serem utilizados de maneira preventiva, se atente também a essa especificação pois muitas vezes, o item pode ser ineficaz para quando o cachorro já foi acometido pelo carrapato. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico veterinário de confiança.
O remédio para carrapato em cachorro não é a única forma de acabar com o parasita
Não adianta procurar por um remédio bom para carrapato, eliminá-lo do cãozinho e esquecer de limpar o ambiente onde o pet vive. Esses parasitas também podem se instalar na sua casa e nos espaços que o animal frequenta. Como muitos tutores não se atentam a isso, é muito comum que o cachorro seja infectado novamente um tempinho depois. Se isso acontecer, é muito provável que os carrapatos também estejam presentes dentro de casa. Para eliminá-los do ambiente, é necessário limpar todo o espaço com produtos de limpeza específicos para esse problema. Existem alguns remédios para carrapato caseiros que podem ajudar, e a aspiração com frequência (pelo menos uma vez por semana) também é muito importante. Em casos extremos, não hesite em recorrer a uma empresa de dedetização especializada.
Redação: Hyago Bandeira