Só quem já viu um gato de roupa sabe a fofura que os bichanos exalam quando estão vestindo um casaquinho ou uma blusinha. Mas quando esses acessórios são realmente necessários? Ao contrário dos cachorros, que são acostumados a usar essas roupinhas com mais frequência, a maioria dos gatos não se adapta muito bem às vestimentas. Contudo, conforme as temperaturas vão caindo, vários tutores cogitam a possibilidade de comprar uma roupa de frio para gato. Será que essa é uma boa ideia para cuidar dos felinos no inverno? Quais são os melhores acessórios para ajudar a manter o pet aquecido e confortável nos dias frios?
Casacos e moletons são boas opções de roupa de frio para gato
Com a queda da temperatura, a melhor forma de cuidar dos peludos é investindo em roupinhas para aquecê-los e evitar que o gato fique gripado por causa do frio. Os acessórios mais indicados são casaquinhos e moletons. Como eles normalmente são feitos com um material reforçado, isso ajuda a “barrar” o ventinho gelado e manter o pet bem protegido. No geral, esses modelos tendem a ser um pouco mais caros do que uma simples camiseta para gatos, mas vale totalmente o investimento.
A única atenção é com o material escolhido. As melhores opções são os moletons com tecidos 100% algodão ou flanela, ou 50% algodão e 50% poliéster. Já os casacos para gatos podem ser feitos de microfibras. Vale destacar também que o ideal é escolher um modelo sem gola e sem pelos para evitar alergias de contato no gatinho.
Gorro e cachecol são peças de roupa de gato necessárias no frio?
Se o gato de roupa já é um charme por si só, imagina com outros acessórios, como um gorrinho? O nível de fofura triplica! Mas quando o gato sente frio, um simples casaquinho ou moletom muitas vezes já é o suficiente para garantir que o pet vai ficar quentinho. O gorro e o cachecol funcionam muito mais como um toque especial no visual do bichano. Em alguns casos, o cachecol até pode dar uma aquecida quando a temperatura não está tão baixa, mas não é indicado usá-lo como um complemento à roupa para gato porque isso pode acabar sufocando o seu amigo.
Roupa para gato: se o bichano não gostar, é melhor não insistir
Lembre-se que o conforto e bem-estar dos bichinhos devem vir sempre em primeiro lugar. Por isso, se você já tentou colocar a roupa de gato várias vezes e não deu certo, talvez seja melhor deixar o acessório de lado e optar por outras formas de aquecê-lo no inverno. Não são todos os felinos que se adaptam às roupinhas, porque eles se sentem “presos” e incomodados, e isso também impede que eles façam a própria higiene. Se esse for o caso do seu amigo, ele provavelmente vai dar indícios de que não gostou e vai tentar tirar a roupa a qualquer custo.
Além da roupa de gato, mantas e cobertores são muito úteis nos dias frios
A roupinha para gato geralmente é a primeira opção para quem deseja manter o pet protegido das baixas temperaturas em tempo integral, principalmente no caso das raças de gato sem pelos, que são naturalmente mais vulneráveis às mudanças climáticas e podem ficar doentes com facilidade. No entanto, outras alternativas simples e eficientes para cuidar dos bichanos são as mantas e os cobertores. Esses acessórios costumam ser mais indicados para o momento em que o animal vai dormir, pois eles ajudam a manter a toca ou cama do gato mais quentinha e aconchegante. Além do mais, são itens que tem maior aceitação pelos gatos que não gostam de usar roupa, então acabam sendo ótimas opções para manter o gatinho bem aquecido nos meses mais frios do ano.
Redação: Juliana Melo