Você já deve ter ouvido falar no sachê para cachorro, não é? Esse alimento nada mais é do que a ração úmida e os cães adoram! A consistência macia e saborosa desperta bastante o interesse dos animais, e é o que leva muitos tutores a se questionar: será que vale a pena comprar um pouco mais de sachê para cachorro para revezar com a ração seca? Em que momentos devo oferecê-lo para meu amigão? Será que tem como fazer sachê para cachorro em casa? São muitas as dúvidas que rodeiam esse tipo de alimento. Por isso, reunimos as principais informações sobre o assunto, e te contamos tudo que você precisa saber. Chega mais!
Sachê para cachorro: vale a pena investir no alimento?
A ração úmida para cães é uma ótima forma de variar a alimentação do cachorro. Até porque, convenhamos, até os animais podem acabar enjoando de comer a mesma coisa sempre, né? Então, uma alternativa para mimar seu amigo de quatro patas é com o sachê para cachorro. “Ele tem função de petisco, entretenimento e complemento alimentar. Podemos usar como recompensa em casos de adestramento, como um mimo em finais de semana, ou eventos de família”, sugere a veterinária nutricionista Nathalia Breder. Então, sim, vale super a pena investir nesse tipo de alimento - desde que o sachê seja oferecido apenas ocasionalmente e não todos os dias.
Entenda os benefícios do sachê para cachorro!
Assim como e a ração seca, o sachê para cachorro contém todos os nutrientes essenciais para manter o animal bem nutrido e saudável. Vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos geralmente fazem parte da lista de ingredientes, além de uma grande quantidade de água. É isso mesmo: semelhante aos sachês para gatos, a ração úmida para cães também tem uma boa quantidade de água em sua composição. Portanto, acaba sendo uma ótima alternativa de hidratação para cães que não têm o hábito de beber água com muita frequência. Além disso, a consistência da ração úmida também é um outro atrativo: macia e saborosa, os cachorros adoram - principalmente se for de um sabor especial, como é o caso de sachê de carne para cachorro.
Ração úmida: cães podem ter os sachês como única fonte de alimento?
Embora o sachê para cachorro tenha valores nutricionais parecidos com a ração seca, esses alimentos não são completamente iguais e o sachê possui algumas limitações. Oferecer um sachê para filhotes de cachorro, por exemplo, pode não ser o ideal porque o cãozinho ainda está em fase de crescimento e as propriedades nutricionais de uma ração seca específica para filhotes são mais adequadas. No entanto, na fase adulta, esse tipo de alimentação pode ser usada com mais frequência. “Existem alguns sachês que são alimentos completos, isso quer dizer que podem substituir a ração, mas precisamos ficar atentos a quais são complemento alimentar (petisco) e quais são alimento completo (substitui a ração)”, explica Nathalia.
Como oferecer comida em sachê para cachorro?
O sachê para cachorro não deve fazer parte da rotina alimentar do seu doguinho, mas pode ser oferecido uma vez ou outra para lhe fazer um agrado e, de preferência, separadamente da ração seca. Mas atenção: sempre dê o aperitivo em uma quantidade certa, e não muito exagerada. Por ser um alimento muito gostoso, o animal pode acabar “pedindo” um pouquinho a mais e sem o controle adequado o cachorro tende a ficar obeso. Além disso, depois de aberto, o sachê para cachorro deve ser guardado na geladeira e consumido até 48h, se não pode estragar.
Alguns tutores também podem se interessar em aprender como fazer sachê para cachorro em casa, e não é algo muito difícil. Existem várias receitas na internet que podem ajudar nesse momento, mas é importante sempre se certificar de procurar receitas que sejam indicadas especificamente para cães. Os animais têm um paladar muito diferente do nosso e alguns temperos que são bons para os humanos, podem não agradar os cães ou até mesmo fazer mal para os nossos amigos de quatro patas. Por isso, procure conversar com um veterinário especialista em nutrição animal antes de tomar qualquer tipo de decisão.
Redação: Juliana Melo