A lixeira à prova de cachorro é só uma das medidas para evitar uma bagunça. Muitos não sabem, mas o lixo pode ser muito atrativo para os cães, principalmente o da cozinha, por causa da comida. Essa curiosidade faz parte do instinto canino e o que para nós pode ser nojento, para eles é um banquete. Porém, não é todo cão que tem esse comportamento e aqueles que adoram uma sujeira parecem não ouvir os donos. Mas por mais que pareça complicado interromper esse costume, algumas dicas podem ajudar. O Patas da Casa te conta abaixo como ensinar seu cachorro a não mexer no lixo. Confira!
1) Antes de apostar na lixeira à prova de cachorro, ensine-o a ser obediente
Como fazer seu cachorro parar de mexer no lixo? Primeiro, comece adestrando ele: isso evita qualquer atitude inadequada, incluindo mexer no lixo. A obediência básica consiste em comandos (“senta”, “vem” e “fica”) junto de reforço positivo, seja com brinquedos, petiscos ou elogios e torna o cão mais obediente de modo geral.
Na verdade, o adestramento é essencial para qualquer um e deve ser feito desde filhote, junto da socialização, e segue por toda vida canina. Se preferir, pode pedir ajuda de um profissional. Mas não deixe de adestrá-lo: isso também melhora a relação do cão com o tutor.
2) Cachorro revirando lixo deve ser corrigido com firmeza
Essa é uma das dicas de adestramento. Ao ver o cachorro mexendo no lixo da cozinha (ou fazendo algo errado), não hesite em corrigir no mesmo instante (não vale depois, ele não vai entender). E a melhor forma de fazer isso, é com muita postura. Use uma voz firme e expressão séria. Não caia no famoso olhar de cachorro arrependido e faça carinho, pois essa expressão indica que ele entendeu o recado e qualquer afago coloca tudo a perder.
3) Não grite com o cachorro mexendo no lixo
Não pense que é correto gritar com o cachorro revirando lixo. Como educar um cachorro pede muita calma. Gritos atrapalham todo o aprendizado e afetam a relação do tutor com o cão, que vai desenvolver medo e não respeito (muito menos carinho). Palmadas e qualquer tipo de violência não são permitidas (é crime!) e com certeza não ensinam que ele não deve mexer no lixo. Basta ser firme e ter paciência, ok?
4) Como afastar cachorros do lixo com enriquecimento ambiental
Um cão não mexe no lixo atoa. Ele faz isso por inúmeros motivos e isso também é um sinal de cachorro estressado. O tédio também deixa ele bagunceiro e em busca de lazer pela casa, inclusive no lixo (que ainda tem comida!). Ou seja, se ele não tem brinquedos ou não está recebendo a devida atenção, vai aprontar poucas e boas. E para afastar esse tédio, é muito importante passear com o cachorro e investir em enriquecimento ambiental para desviar a atenção do lixo.
5) Cachorro revirando lixo também pode estar tendo alimentação errada
Para nós, é lixo. Mas para eles é mais comida! Muitos cães reviram o lixo em busca de comida e até por fome. Então se a ração que ele come não está sendo servida na quantidade suficiente ou não tem tantos nutrientes, ele vai buscar mais alimentos no meio dos dejetos. Para driblar isso, é bom trocar a ração por uma melhor, preferencialmente uma super premium, além de consultar um veterinário nutricionista para avaliar a quantidade diária ideal de alimentação do cachorro.
6) Em último caso: lixeira à prova de cachorro
Se essas dicas não funcionarem, não tem jeito: a única forma de fazer o cachorro parar de comer lixo é impedindo o acesso. Usar uma lixeira a prova de cachorro em um local alto, fechar a porta da cozinha ou colocar a lixeira dentro do armário são algumas medidas para manejar o ambiente. Mas não se esqueça: esse é um problema comportamental que vale a pena a correção. Pois se ele não ouve o tutor, em breve o próximo problema pode ser o cachorro fazendo xixi no lugar errado.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes