O cachorro com medo de fogos é uma situação muito mais comum do que imaginamos, especialmente durante as festas de final de ano. A audição canina é extremamente sensível, então barulhos muito altos e inesperados, como os de fogo de artifício, podem deixar os pets estressados e amedrontados. Como consequência, eles podem latir, tremer e tentar fugir. Por isso, é fundamental que os tutores tomem algumas atitudes para evitar que o cachorro com medo de fogos tenha problemas maiores. A seguir, confira 5 dicas de como acalmar cachorro com medo de fogos!
1) O protetor auditivo é uma ótima opção para cachorro com medo de fogos
O protetor de ouvido para cachorro é uma maneira simples e super eficiente de proteger os cães de barulhos altos. Ele é como se fosse um fone de ouvido, mas projetado especialmente para os cachorros. Ou seja, o acessório se ajusta à anatomia da orelha do cachorro, ajudando a reduzir ruídos altos. É por isso que eles são ótimos para um cão com medo de fogos.
2) Use petiscos e brinquedos para distrair o cachorro com medo de fogos
“Tenho um cachorro com medo de fogos, o que fazer?”. Essa é uma dúvida que sempre surge com a chegada das festas de final de ano, afinal, os tutores também querem que os cãezinhos se sintam bem e confortáveis durante as festividades. Uma dica para ajudar o cachorro com medo de fogos é mantê-lo distraído durante a queima de fogos. Você pode desviar a atenção dele com brinquedos para cachorro ou petiscos. Essas distrações vão criar associações positivas que ajudam a reduzir a ansiedade do animal, transformando o momento em algo mais agradável para o pet.
3) Prepare um cantinho aconchegante para o cachorro com medo de fogos
Se você sabe que tem um cachorro com medo de fogos, é obrigatório preparar um cantinho onde ele possa se sentir seguro. Escolha um local tranquilo da casa, de preferência que não tenha janelas, e coloque todos os itens que podem deixar o ambiente mais aconchegante possível. Prepare um cantinho com uma caminha para cachorro, cobertores e brinquedos para que ele se sinta acolhido e mais confortável durante a queima de fogos.
4) O tellington touch traz conforto ao cachorro com medo de fogos
Você já ouviu falar no tellington touch? Essa é uma técnica de amarração para cachorro com medo de fogos super indicada. Ela consiste em envolver o corpo do cachorro com uma faixa ou tecido em forma específica para que ele se sinta mais relaxado. Os tutores devem posicionar a faixa na parte da frente do pescoço do pet, cruzar as pontas de cada extremidade da fita no dorso do animal e descer com ela para a parte debaixo do corpo. No peito, ele precisa cruzar mais uma vez a faixa e subir em direção a coluna do cão, fazendo um nó que não seja muito forte. Essa técnica funciona porque a pressão provocada pelas fitas age no sistema nervoso do cachorro estimulando a circulação sanguínea e diminuindo a tensão.
5) O floral pode acalmar o cachorro com medo de fogos
Os florais são uma ótima opção de calmante para cachorro com medo de fogos. Totalmente naturais, eles ajudam a controlar o medo e a ansiedade dos pets em situações estressantes. No entanto, diferente dos calmantes, o floral para cachorro não tem ação imediata. É necessário um tratamento contínuo para que ele faça efeito no organismo do pet, deixando-o mais relaxado e tranquilo durante a queima de fogos. Se você tem em casa um cachorro com medo de fogos, o ideal é buscar uma orientação veterinária para que ele indique a dosagem adequada para o animal.