Uma rotina com poucos estímulos físicos e mentais é capaz de deixar qualquer gato entediado. Esses animais, embora sejam grandes dorminhocos durante o dia, também tendem a ser muito ativos, principalmente por causa do forte instinto de caça da espécie. No entanto, sem a gatificação da casa e enriquecimento ambiental, o tédio pode se instaurar na vida do pet — e várias atitudes demonstram isso. Veja 8 sinais de um gato entediado!
1) Um gato entediado se lambe excessivamente
Gatos se limpam por meio de lambidas no corpo, mas é importante ter um cuidado quando esse comportamento se torna compulsivo. Mesmo que pareça um hábito inofensivo, o gato se lambendo muito pode ser o reflexo de um animal entediado e até com transtornos mais sérios, como estresse e ansiedade. Como o felino não tem nada para fazer, ele fica com um hiperfoco na autolimpeza para ‘gastar energia’.
2) O tédio também faz os gatos dormirem mais
Já se perguntou quantas horas um gato dorme por dia? O ciclo de sono dos bichanos é bem mais intenso do que o nosso: um animal adulto e saudável pode dormir de 12 a 16 horas por dia. É por isso que eles passam a maior parte do tempo tirando um cochilo. O problema é quando as horas de sono ultrapassam muito esse limite, e você quase não vê mais o gato acordado. Esse pode ser um forte sinal de tédio, o que faz o animal dormir bem mais.
3) Alguns gatos se tornam agressivos
Um gato entediado acaba acumulando uma grande quantidade de energia que ele não sabe como extravasar. Por isso, algo que pode acabar acontecendo é ele desenvolver um comportamento mais agressivo e impaciente. Nesses casos, não importa o quanto você tente se aproximar, o bichano sempre tenta te afastar e nunca parece muito disposto a interagir de volta. Se acontecer, é porque ele pode ter problemas com o tédio — e acaba te culpando por isso.
4) Comportamentos destrutivos são comuns em um gato entediado
Não é muito comum ver um gatinho destruindo móveis e outros objetos de casa. Mas, quando isso acontece, é um sinal de alerta! É bem provável que o animal não esteja brincando e gastando energia o suficiente no dia a dia, e ele acaba direcionando a energia dele para os lugares errados. Como consequência, algumas coisas são destruídas no meio do caminho.
5) O gato pode fazer as necessidades fora do lugar
A maioria das pessoas pensa que o motivo para o gato fazer xixi fora do lugar tem a ver com marcação de território, mas nem sempre é assim. Na verdade, quando o gato deixa de usar a caixinha de areia corretamente, são altas as chances de ele estar entediado, estressado, ansioso ou até com algum problema de saúde mais sério. Por isso, é bem importante ficar atento a esse sinal!
6) Falta de apetite ou comer demais são um alerta
Prestar atenção aos hábitos alimentares do seu bichinho de estimação é uma ótima maneira de identificar o humor dele, e até de saber se você tem um gato entediado ou não. Se ele anda comendo mais do que ele deveria, pode ser que ele esteja descontando o tédio na alimentação. Já se você tem um gato que não quer comer, pode ser que o tédio seja tanto que ele está se tornando apático.
7) Aumento da vocalização é um sinal do tédio felino
O miado de gato é inevitável na rotina com um pet. Afinal, essa é uma das principais formas de comunicação desses animais. Alguns gatinhos até miam mais do que outros porque gostam de ‘conversar’, mas quando essa vocalização se torna excessiva, quase como se o animal estivesse se queixando de algo, é bom ter atenção. Esse pode ser um claro sinal de gato entediado e que precisa de mais estímulos!
8) O gato entediado perde o interesse em atividades e brincadeiras
Quando um bichano é acometido pelo tédio, tem altas chances de ele se tornar mais apático. Se for o caso, tudo que o animal gostava de fazer acaba perdendo o brilho. Ele deixa de brincar, de interagir positivamente com as pessoas e passa boa parte do tempo sem esboçar muitas reações.