Já ouviu falar na pancreatite canina? Sintomas da doença costumam ser confundidos com outros quadros, principalmente porque alguns sinais são bastante inespecíficos - como vômitos e diarreia -, mas é bom ficar atento. Qualquer mudança significativa no organismo ou comportamento do seu amigo já deve ligar o alerta do tutor, mesmo que não seja um caso de pancreatite.
E quais são os sintomas de pancreatite em cachorro, afinal? Claro que nem sempre os cães manifestam todos os sintomas da doença, mas o Patas da Casa reuniu os principais indicativos de um cachorro com pancreatite. Confira!
1) Pancreatite canina: sintomas incluem vômitos
O cachorro vomitando pode significar várias coisas, inclusive um quadro de pancreatite em cães. O sintoma, apesar de ser comum em várias doenças, é sempre um alerta de que algo está errado com o corpo do pet e por isso precisa de atenção, tanto no aspecto do vômito quanto na frequência. Mas porque cachorro com pancreatite vomita? É simples: como a pancreatite canina é a inflamação do pâncreas, o organismo do animal fica muito sensível com a alimentação no geral. O quadro pode acontecer, por exemplo, quando o cachorro come alimentos proibidos .
2) O cachorro com pancreatite pode ter diarreia
Assim como ocorre com os vômitos, o cachorro com diarreia também pode ter inúmeros motivos para apresentar essa reação. Além do aspecto aquoso das fezes do animal, é bom ficar atento a uma particularidade da pancreatite em cães: sintomas muitas vezes incluem um cachorro com diarreia com sangue. Se você visualizar coágulos de sangue no cocô do seu pet, é bom correr para o veterinário!
3) Febre e falta de apetite são outros sintomas de pancreatite em cachorro
Inflamações no geral - como a da pancreatite - geralmente despertam um sintoma muito conhecido, que é o cachorro com febre. A temperatura em animais saudáveis costuma variar entre 37,5°C e 39,3°C. Mas como eles são muito mais quentinhos do que os humanos, uma dica é verificar se as orelhas e o focinho estão mais quentes do que o normal. Ter um termômetro retal ou auricular também é uma boa maneira de medir isso.
Para completar a pancreatite em cachorro, sintomas também podem ter a falta de apetite na lista. Afinal, com o pâncreas inflamado, é natural que o cão não queira comer o tempo todo, pois vai ficar enjoado.
4) Pancreatite em cães: sintomas afetam o abdômen do animal
Quando falamos de um cachorro com pancreatite, um dos sinais mais “evidentes” do problema é que o paciente apresenta forte dor abdominal e inchaço do abdômen. Por isso, ao verificar que esta parte do corpo do animal está mais dura e rígida, pode ser que seja um indicativo de pancreatite canina. Observe como o pet reage ao toque na região, mas sem forçar muito para que a dor não se intensifique.
5) Aumento ou diminuição da ingestão de água pode ser sinal de cachorro com pancreatite
Cachorro bebendo muita água é algo completamente normal no verão e em dias mais quentes. Contudo, quando esse aumento de ingestão não tem um motivo “aparente” e acontece com grande frequência, é bom ficar de olho. Pode ser sinal de doenças, como a pancreatite em cães. Sintomas, inclusive, também podem incluir o inverso disso, ou seja, quando o cachorro passa a beber menos água do que antes.
6) Desidratação e emagrecimento progressivo também são alertas
Com quadros de vômito e diarreia frequentes, o resultado certamente vai ser um animal desidratado. É importante ter cuidado com isso, e tentar oferecer soluções como um soro caseiro para cachorro - mas antes converse com o veterinário para maiores orientações. Além disso, o cão acaba ficando mais magro porque não consegue absorver os alimentos da forma correta. Por isso, o diagnóstico e tratamento indicados por um profissional são fundamentais para garantir a recuperação do doguinho.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes