Cuidar de um cachorro cego gera uma série de preocupações e incertezas nos tutores, mas essa pode ser uma experiência super recompensadora e especial. Embora sejam necessárias algumas adaptações na rotina para proporcionar uma boa qualidade de vida para o peludo, é super possível que um cão cego viva uma vida longa e feliz ao lado daqueles que ama. O Julinho é a prova viva disso! Mesmo tendo nascido sem os dois olhos, o peludo conseguiu enfrentar todos os obstáculos e vive uma vida normal ao lado de sua tutora. Vem conferir essa história de superação!
Julinho é um cachorro cego de nascença
Julinho é um filhote de cachorro que nasceu sem os dois olhos no início de 2024. Ele é um peludo todo branquinho da raça Akita, a mesma raça do cachorro que fez o famoso filme “Sempre ao seu lado”. Julinho foi diagnosticado ao nascer com anoftalmia bilateral, uma condição super rara caracterizada pela ausência completa dos olhos. Ela pode afetar apenas um olho do cachorro ou os dois, como é o caso do Julinho.
Julinho foi adotado e ganhou uma família
A adoção animal nem sempre é um processo fácil, especialmente quando o pet possui deficiências ou alguma condição de saúde crônica. Um cachorro com deficiência infelizmente costuma ser mais rejeitado na hora adoção, mas Julinho deu sorte em encontrar uma tutora pra lá de especial. Sua tutora não estava em busca de adotar cachorro, mas quando recebeu uma mensagem com a foto de Julinho para adoção, não conseguiu resistir aos encantos do peludo. Ela e seu marido decidiram levar o pet para casa e dar um lar cheio de amor para ele.
A tutora de Julinho se empenhou para ensiná-lo a brincar de bolinha
Após levar Julinho para casa, a tutora criou uma conta nas redes sociais para compartilhar com os seguidores a rotina ao lado do pet adotado. O novo "influencer" já tem mais de 50 mil seguidores. Em um dos vídeos postado pela tutora, Julinho aparece aprendendo a brincar com uma bolinha para cachorro, um dos brinquedos favoritos dos cães. Esse processo é um pouco diferente do que seria com outros pets, pois Julinho é um cachorro que nasceu completamente cego, então não reconhece os objetos da mesma forma que outros cães. Por isso, sua tutora fez questão de apresentar o brinquedo com muita paciência e carinho para ele.
Barulho da bolinha para cachorro ajuda o pet cego na brincadeira
Como Julinho é um cachorro cego, a tutora decidiu investir em uma bolinha que faz barulho para que o peludo consiga se guiar pelo som do objeto e identificar onde o brinquedo está. No vídeo, antes de jogar a bolinha para o cachorro, ela começa a sacudir o objeto perto de Julinho. Ele logo se interessa pelo barulho e se aproxima devagar. A mulher aproveita esse momento para deixar Julinho cheirar o objeto e se acostumar a ele. Depois de alguns segundos, ela joga a bolinha para Julinho pegar e ele instintivamente corre atrás. Como a audição canina é um sentido super poderoso, Julinho não teve muita dificuldade para recuperar a bolinha com a boca após ela ser arremessada. Confira o vídeo:
Confira alguma ideias de brincadeiras para cachorro cego
As melhores brincadeiras para cachorro cego são aquelas que envolvem estimular os outros sentidos do animal, como o olfato, audição e o tato. Muito adaptáveis, os cães conseguem compensar as habilidades. Veja alguns brinquedos para cachorro cego recomendados para incluir na rotina do pet além da bolinha:
- Tapete interativo: o tapete interativo para cachorro possui vários compartimentos e formatos que despertam o interesse dos pets na brincadeira. Para estimular o olfato canino, o tutor pode colocar petiscos dentro das divisórias. Assim, o peludo vai sentir o cheirinho da guloseima e consequentemente gastar energia tentando pegá-la.
- Garrafa pet: a garrafa pet é um dos brinquedos caseiros para cachorro mais versáteis que existe. Para tornar a brincadeira do cachorro cego mais divertida, você deve retirar o rótulo do produto, fazer pequenos furinhos na garrafa e colocar um pouco de ração para cachorro dentro. Pode ter certeza que o barulho e o cheirinho vão deixar o cachorro feliz e animado.