O carvão ativado para cachorro ajuda a eliminar toxinas do organismo em caso de envenenamento e intoxicações - inclusive não se trata de uma receita caseira para cachorro envenenado, pois os veterinários recomendam o produto nesses casos. Mas o que essa substância tem a ver com o tapete higiênico para cachorro? O carvão ativado é uma forma de carbono com alta porosidade. Ou seja, é uma substância que ajuda a reter impurezas, conhecida pela alta capacidade de absorção. E é aí que entra a função dele no tapete higiênico. Veja a seguir os benefícios da tecnologia do tapete higiênico com carvão ativado e como funciona!
Carvão ativado funciona como uma esponja
O carvão ativado é um composto de carbono feito a partir da queima de matéria orgânica, como lascas de madeira, cortiça, pinus e também cascas de frutos como babaçu e coco. A queima em fornos de alta temperatura faz com que milhares de poros se formem quando os átomos de carbono entram em contato com o oxigênio. Os poros minúsculos conseguem absorver diferentes tipos de contaminações que são prejudiciais para a saúde. Para resumir: o carvão ativado é como uma esponja que retém impurezas antes que as substâncias entrem no processo digestivo. Por isso é tão utilizado em caso de cachorro intoxicado - e também é muito útil na medicina humana.
Tapete higiênico: carvão ativado absorve melhor o xixi e neutraliza os odores no ambiente
A alta capacidade de absorção do carvão ativado passou a ser utilizada na produção de tapetes higiênicos para cachorro. A função é parecida com a forma em que a substância age no organismo, mas no caso do banheirinho do pet, ajuda a reter a urina, deixando o tapete sequinho por mais tempo e diminuindo a necessidade de troca. O tapete higiênico cumpre sua função por pelo menos 24h. A tecnologia usada na produção dos tapetinhos de cachorro normalmente utiliza o carvão ativado derivado da queima de bambu, que ajuda a neutralizar os odores causados pela urina acumulada.
Tapete com carvão ativado ou o tradicional? Qual é o melhor?
A resposta para isso depende de muitos fatores, como o tamanho do animal, disponibilidade do tutor e até se o pet costuma passear todos os dias. No caso de cãezinhos de porte pequeno, como o Shih Tzu ou o Spitz Alemão, talvez não faça tanta diferença trocar o tapete tradicional pelo composto de carvão ativado, já que a quantidade de urina dessas raças é bem menor. O mesmo vale para cães que costumam fazer xixi e cocô na rua e só usam o tapete em casa de vez em quando. Nesses casos, até um tapetinho com menos camadas de tecido vai resolver.
Agora se você tem um cachorro grande que costuma fazer aquele xixizão várias vezes ao dia, como um Golden Retriever ou Husky Siberiano, o tapete higiênico com carvão ativado pode ser muito útil para reter o líquido por mais tempo, diminuindo assim a necessidade de trocar várias vezes ao dia. Por isso, antes de escolher qual o melhor tapete higiênico para cachorro, é importante avaliar a rotina do pet e seu comportamento geral.
Tapete higiênico com carvão tem um ótimo custo-benefício
Além de deixar o momento do xixi mais confortável para o seu pet, o tapete higiênico com carvão ativado também beneficia o bolso do tutor. Apesar do preço ser mais alto do que os tapetes higiênicos tradicionais, não será necessário trocar a cada vez que o cachorro urinar. O pacote com 30 unidades do tapete pet com carvão ativado fica entre R$100 e R$130. Também é possível encontrar pacotes com menor quantidade de tapetinhos.
Tapete higiênico com carvão ativado não tira a responsabilidade do tutor de manter o ambiente sempre limpo
Por mais que seja uma boa solução para manter o banheiro do cachorro limpo e sequinho por mais tempo, o tapete com carvão ativado não vai tirar a necessidade de limpeza do ambiente em que o pet faz suas necessidades. Limpar o ambiente em que o pet vive é indispensável. Se o xixi do cachorro está acumulado e passa a deixar o tecido mais pesado, significa que é hora de trocar o tapete.
Redação e edição: Luana Lopes