Uma ótima opção para manter o banheirinho do seu cachorro sempre em dia, o tapete higiênico tem aparecido cada vez mais como uma opção para os donos de gatos. Mesmo que a tradicional caixa de areia não tenha sido aposentada, muita gente descobriu que o tapete higiênico para gatos também ajuda a manter o dia a dia do seu amigo felino (e, consequentemente, o seu) bem mais limpinho. Descubra, aqui embaixo, como ele deve ser usado e as vantagens de dar essa incrementada no banheiro do seu gatinho!
O tapete higiênico para gatos deve ser usado junto da caixa de areia
Como já era de se esperar, na adaptação para os gatos, o tapete higiênico tem uma outra função. Em vez de ser o lugar onde eles fazem xixi e cocô diretamente, o tapete para gato funciona em conjunto com a caixa de areia. Nesse caso, sua função é garantir que os grãos de areia, gotas de urina e pedacinhos de fezes que podem ficar presos nas patas do animal enquanto ele faz as necessidades tenham mais uma chance de sair num espaço reservado para isso. Assim, o animal evita de carregar os dejetos do banheirinho para outras partes da casa — o que, no caso de alguns gatos, é a casa toda. Quando a combinação dá certo, você e o seu amigo conseguem um ambiente muito mais limpo e cheirosinho no dia a dia.
Tamanho do tapete de gato deve ser maior que o da caixa de areia
O tapete para gato deve ser utilizado embaixo da caixa de areia, ou seja: ele deve ser maior que ela, para garantir que o gato vai precisar pisar por ali ao sair da caixinha. O ideal é que, na hora de comprar, você tenha as medidas das caixas de areia utilizadas na sua casa e calcule uma “borda” além das dimensões delas para o tamanho do tapete. Uma outra forma bem prática é comprar tudo junto, no mesmo lugar: dependendo do pet shop, você vai conseguir testar a organização dos dois objetos antes de levar para casa e, assim, fica mais fácil saber se vai ficar tudo do jeitinho que você quer.
Por que não usar o tapete higiênico para gatos de uma vez por todas?
Se você estiver se perguntando por que não usar o tapete higiênico com o seu gato ao invés da caixa de areia, tudo o que podemos dizer é que nada te impede de tentar! É comum que o gato precise da areia (ou de qualquer outro tipo de enchimento para a caixa de areia) na hora das necessidades porque, por instinto, ele sabe que precisa esconder os rastros para não ser encontrado pela caça ou por predadores — é exatamente o que os leões fazem na natureza. Ainda assim, se ele se adaptar ao novo estilo de vida, você pode ver o que funciona melhor para o seu dia a dia.
Redação: Ariel Cristina Borges