Não há nada melhor do que poder mimar nossos peludos com um delicioso petisco para cachorro. Os pets amam e sempre pedem mais, mas é importante dosar a quantidade para não exagerar. Além disso, também é fundamental saber como escolher o melhor snack para o seu amigo! Existe uma variedade enorme de petisco de cachorro, e é bom conhecer um pouco de tudo para não errar na escolha. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou um infográfico bem completinho com as principais opções de petisco para cães. Veja abaixo!
Como escolher o melhor petisco para cachorro?
Se você não sabe como chamar a atenção do seu cachorro, petisco pode ser uma ótima estratégia para aproximá-lo. Os doguinhos dificilmente resistem à tentação, e é por isso que ele funciona como um reforço positivo no adestramento de cães. Mas será que você sabe como escolher o melhor petisco para cachorro filhote e adulto? Uma dica importante é sempre procurar informações sobre a marca para ter certeza de que é um produto de boa qualidade. Marcas renomadas costumam ser mais confiáveis porque não trabalham com alimentos de procedência duvidosa.
Outra dica é dar preferência a petiscos para cachorro que não possuem corantes artificiais, pois eles são ricos em sódio e não são a melhor opção para a saúde do pet. Além disso, você também deve observar a textura e crocância do snack em questão: essas características geralmente contribuem para uma boa saúde oral.
Biscoito, bifinho e petisco para cães que ajudam na saúde bucal são excelentes opções
O biscoito para cachorro é um dos snacks mais clássicos quando o assunto é mimar os pets. Eles costumam ser feitos a partir de cereais integrais e são assados, o que dá uma consistência mais crocante para o alimento. Também podem ser encontrados em diferentes sabores como frango, carne com cenoura, banana e leite, mix de frutas e muito mais. Não é um petisco para cães muito calórico, e assim como a maioria dos snacks industrializados, ele vêm com a quantidade diária recomendada na embalagem.
Além dos biscoitos, outro petisco de cachorro que faz muito sucesso é o bifinho para cães. Ele é extremamente saboroso para o paladar canino e pode ser encontrado em diferentes sabores, como picanha, linguicinha, carne, frango. Mas lembre-se: na hora de selecionar o snack, é importante ter um cuidado redobrado com a procedência do alimento.
Já se você procura petiscos que não sejam apenas gostosos e nutritivos, mas também tragam benefícios para o pet a longo prazo, precisa conhecer o petisco para limpar os dentes de cachorro. Eles geralmente têm um formato alongado e possuem arestas que auxiliam na limpeza dos dentes. O atrito durante a mastigação previne a formação de placa bacteriana, que pode evoluir para o tártaro em cachorro com o passar do tempo. Ou seja, é um dos petiscos para cachorro mais indicados e que podem ser consumidos diariamente, desde que o tutor siga as instruções do rótulo.
Orelha suína e bovina são um tipo de petisco de cachorro que exige atenção
Muita gente se pergunta se osso para cachorro faz mal e quais são os perigos de oferecer esse tipo “petisco”. Cachorro, na verdade, pode até ser beneficiado com o snack, desde que escolham os melhores tipos, como a orelha suína ou bovina. Dar orelha de porco para cachorro, assim como a orelha de boi, é uma maneira de estimular a mastigação do animal e funciona como enriquecimento ambiental, já que o cãozinho vai passar um bom tempo roendo o snack e não ficará entediado.
A única atenção com esse tipo de petisco de cachorro é optar por orelhas 100% naturais, livres de conservantes e sem adição de corantes, e evitar outros tipos que possam quebrar os dentes do animal ou causar algum tipo de obstrução intestinal. Elas também devem estar desidratadas, prontas para serem roídas. Outro ponto importante é evitar excessos: por ser um petisco mais calórico, o ideal é que as orelhas sejam oferecidas apenas ocasionalmente, como uma ou duas vezes na semana.
Petisco natural para cachorro: vegetais e frutas podem ser oferecidos moderadamente
Para quem procura petiscos naturais para cachorro, vale a pena apostar em verduras, legumes e frutas. A diferença é que, nesse caso, não dá para controlar exatamente as porções que serão oferecidas (e nos snacks comerciais essa informação já vem indicada no rótulo). Também é importante observar os vegetais e frutas para cachorro que são “liberados”, pois não é todo tipo de comida que faz bem para eles. Algumas opções interessantes são: banana, maçã, melão, kiwi, melancia, abobrinha, brócolis, espinafre, alface e chuchu. Se tiver dúvidas, consulte um profissional.
Redação: Juliana Melo