A tosa de Shih Tzu faz parte de um dos cuidados essenciais que a raça precisa. Os pelos longos e lisos desse cãezinhos demandam uma atenção que vai além da escovação. Ao contrário do que muita gente pensa, manter o Shih Tzu tosado é muito mais que uma questão de estética. Esse cuidado garante o bem-estar do cachorro, evitando acúmulo de sujeira, doenças de pele e até acidentes. Existe uma série de tipos de tosa para Shih Tzu e para que você conheça um pouco mais sobre, o Patas da Casa reuniu informações sobre todos eles. Confira tudo sobre a tosa de cachorro Shih Tzu no guia que preparamos!
Quando fazer a primeira tosa no Shih Tzu?
Antes de tosar Shih Tzu, o tutor deve aguardar o processo de crescimento dos pelos de acordo com o desenvolvimento dos filhotes. Além disso, o filhote de Shih Tzu só pode ser tosado depois de ter completado todo o ciclo de vacina para cachorro. Estando vacinado, o animal não terá tantos riscos de contrair doenças a partir das máquinas e tesouras utilizadas para tosa Shih Tzu. A pelagem também acaba sofrendo alterações durante a transição de filhote para adulto do animal. Logo, a primeira tosa tosa bebê Shih Tzu (mais recomendada para filhotes) só deve ser feita entre os 7 meses e 1 ano de idade do animal.
Tosa bebê Shih Tzu: ideal para filhotes
A tosa bebê é uma das mais populares e mais utilizadas no Brasil. Isso porque ela é ideal para o clima do país, já que mantém os pelos curtos e leves para dias quentes. Até 1 ano de idade, ela será o padrão de tosa para os cães da raça. Mas, apesar dela ser um tipo de tosa de Shih Tzu pensado para filhotes, não existe nenhum problema em mantê-lo depois que o cão já for adulto. Os filhotes de cachorro Shih Tzu costumam passar por algumas transições de pelagem que acabam deixando os pelos embaraçados e com muito nós, por isso é muito importante aparar deixando-os bem curtinhos. Esse tipo de tosa é feito com máquina ou tesoura e o comprimento da cabeça pode ser escolhido pelo tutor, havendo a possibilidade de deixar os pelos da região mais longos. Já a pelagem do resto do corpo e das patas são mantidos curtos, deixando o cachorrinho com aquela aparência de filhote.
Tosa Shih Tzu longa deixa raça com aparência mais natural
A tosa de Shih Tzu longa tem o objetivo de manter os pelos longos, porém aparados. Alguns tutores gostam de pentear a pelagem depois da tosa, fazendo com que o cachorrinho exiba um grande véu, técnica que também é muito usada em concursos de exibição da raça. Essa tosa Shih Tzu é feita na tesoura e deixa o animal com uma aparência mais natural da raça, sem comprometer o seu bem-estar e locomoção.
Veja algumas fotos de Shih Tzu tosado!
Tosa de Shih Tzu leão deixa o cãozinho com uma "juba"
A raça de cachorro Shih Tzu possui o apelido de “cão leão” e nada mais propício que uma tosa especial para honrar esse nome. O corte mantém o pelo curto por todo o corpo do bichinho, com exceção dos pelos em torno da cabeça. Com a escovação, a pelagem mantida na região fica com bastante volume, igual uma juba de leão. Essa tosa também costuma ser chamada de tosa de Shih Tzu de pelúcia e costuma fazer muito sucesso na hora de passear com o cachorro na rua. Não há quem resista à fofura do animal com esse tipo de penteado.
Shih Tzu tosado com tosa japonesa tem uma estética única
Esse é um dos tipos de tosa para Shih Tzu mais populares. Esse corte consiste em uma mistura de inspirações orientais. Podem existir diferentes estilos de tosa japonesa, mas todos mantêm a mesma estética: o pelo do focinho do cachorro fica mais curto, diferente da pelagem das patas e orelhas que permanece mais longa, resultando em um formato arredondado ou triangular.
Tosa para Shih Tzu higiênica é focada no bem-estar do animal
Esse é o modelo de tosa para Shih Tzu que possui mais foco na higiene e saúde do animal, não levando a estética tanto em consideração. Essa tosa Shih Tzu remove os pelos das solas das patas, da barriga e das genitais. Todos esses locais são extremamente estratégicos para transmitir mais conforto para o animal. A área das almofadinhas, por exemplo, precisa ser tosada para evitar que o animal escorre ao caminhar. Já a região da barriga costuma embaraçar com facilidade, assim como a área íntima, que também costuma acumular sujeiras quando o cão faz suas necessidades. Dessa forma, a tosa Shih Tzu higiênica evita a proliferação de bactérias e que o animal seja acometido por doenças.
Tosa Shih Tzu fêmea x macho: quais são os cortes mais usados?
A hora de escolher a tosa Shih Tzu é sempre motivo de dúvida, afinal de contas, esse cachorrinho fica lindo e exuberante com qualquer tipo de corte. Mas existem algumas coisas que podem te ajudar a escolher os tipos de tosa para Shih Tzu ideais para o seu doguinho. Levar em conta a sua personalidade e também a do pet é uma das principais dicas. Assim, você garante que o animal de estimação esteja com uma aparência que tenha tudo a ver com ele e com você.
Outra coisa que muitas pessoas também levam em consideração é o sexo do cachorro. Geralmente, a tosa de Shih Tzu fêmea mais escolhida é aquela que deixa os pelos da cabeça mais longos. Elas funcionam para tutores que gostam de enfeitar a cadelinha com laços, coques e tranças. Já os tipos de tosa Shih Tzu curto são os mais usados nos machos, mas isso não é uma regra. Até porque, todos sabemos que os animais dessa raça ficam lindos de qualquer jeito. A dica de usar a bandana de cachorro ou outros acessórios para fazer penteados é muito boa para deixar o pet ainda mais estiloso e também serve para ambos os sexos, assim como qualquer tipo de tosa.
Redação: Hyago Bandeira