O cuidado com os pelos do cachorro é algo que precisa ser incluído na categoria de saúde e bem estar dos animais. Eles são a proteção natural do seu bichinho tanto nos dias mais quentes, quanto no frio e, em algumas raças, a escovação frequente é suficiente para uma rotina saudável, mas em outras, a tosa é inevitável. Aparar os pelos ajuda a evitar que eles embolem, deixa o animal mais limpo porque diminui o contato do cachorro com o xixi e o cocô e também pode servir para melhorar a visão dele, sem os pelos atrapalhando. Muita gente prefere comprar uma máquina de tosar cachorro e realizar o processo em casa mesmo, mas será que o investimento vale a pena? Fica com a gente para descobrir!
As vantagens de ter uma máquina de tosar cachorro em casa
Se o seu cachorrinho precisa de tosa frequente, como é o caso dos Shih Tzu, Yorkshire ou Poodle, realizar o processo em casa pode significar uma grande economia de dinheiro. Mesmo que o investimento inicial da máquina seja alto, a longo prazo, você acaba gastando menos do que indo ao pet shop uma vez a cada 15 dias ou um mês. Além disso, fazendo em casa você consegue garantir que ele vai ficar com o pelo na altura desejada, sem cortar muito ou pouco — o que é ideal mesmo para cães de pelos que não param de crescer.
Como escolher a máquina de tosa ideal antes de comprar
Antes de tudo, você precisa ter em mente que não pode usar a máquina de cortar cabelos comum para aparar os pelos do cachorro, porque ela é menor e pode esquentar muito ou fazer um barulho incômodo para o animal no processo. A máquina de tosa precisa ter, além da lâmina pura, adaptadores para diferentes tamanhos de pelo, pentes para limpeza e, pelo menos, duas velocidades de funcionamento. Além disso, ela pode funcionar a bateria ou na tomada: tudo depende da sua necessidade.
Se for necessário, você pode amolar a lâmina da máquina depois de certo tempo de uso, mas dê preferência para os locais indicados pelo fabricante. Por isso, prefira produtos recomendados e de qualidade, que vão te dar uma assistência mais duradoura.
Quando é melhor apostar na tosa do pet shop?
A principal vantagem de apostar na tosa de cachorro do pet shop é a qualificação dos funcionários que vão realizar o serviço em estabelecimentos confiáveis. Se o seu cachorro é muito agitado ou pode ficar agressivo no processo, por exemplo, é melhor que os pelos dele sejam aparados por quem sabe lidar com os diferentes desdobramentos possíveis nessa situação.
Em alguns casos, o despreparo ainda pode resultar em machucados no animal feitos com a lâmina da máquina. A tesoura, que deve ser usada em regiões como as patas e a área dos genitais na tosa higiênica, também pode ser perigosa no caso de bichinhos que não param quietos na presença do dono.
Além disso, cada raça costuma ter um tipo ideal de tosa que equilibra o bem estar e a higiene do animal com a saúde dele. Cortar demais, em alguns casos, pode significar uma exposição desnecessária do seu animal a temperaturas altas ou baixas.
Atenção: nem todo cachorro precisa ser tosado
Mesmo que você compre a máquina de tosar cachorro e esteja com ela em casa, não precisa usar em animais de pelo rasteiro, como o Pastor Alemão ou o Bulldog. Além deles, também existem raças como o Golden Retriever e o Setter Irlandês que só necessitam da tosa higiênica mesmo com os pelos longos. A escovação e a troca natural de pelagem são cuidados suficientes para eles mesmo nos dias mais quentes, uma vez que esses animais não sentem mais calor por causa da quantidade de pelos.
Redação: Ariel Cristina Borges