Já parou para pensar quantas cores de gatos existem por aí? Além de tons sólidos, também é possível encontrar animais com as mais diferentes combinações de pelagens, como é o caso do gato tricolor. Sim, é isso mesmo: existe gato de três cores, e é praticamente impossível não se apaixonar por bichanos assim. Com personalidade dócil, apegada e divertida, o gato de 3 cores é realmente encantador. Mas sabia que existe uma teoria de que todo gato tricolor é fêmea? Para entender melhor como funciona esse padrão de pelagem e o que define uma gata “3 cores”, fomos atrás de maiores informações sobre o assunto. Confira a possível explicação abaixo!
Gato tricolor: o que define esse padrão de pelagem?
É bem provável que você já tenha esbarrado com um gato de três cores por aí e não se deu conta disso. Esses peludinhos são fascinantes, mas às vezes passam despercebidos. Quando se trata da pelagem desse gato, três cores comuns são o preto, laranja e branco, que normalmente ficam misturadas em formas de manchas espalhadas pelo corpo. Essas manchas não seguem um padrão único, de forma que cada gatinho pode ter uma pelagem diferente.
Mas como a cor dos pelos dos gatos tricolores é formada, afinal? Vamos lá: o organismo animal possui uma proteína chamada melanina que tem a função de pigmentação da pele e dos pelos. A melanina, por sua vez, é dividida em eumelanina e feomelanina. A eumelanina é a responsável por colorações escuras, como o preto e o castanho; enquanto a feomelanina produz tons avermelhados e alaranjados. O resultado de outras cores, como o cinza e o dourado, por exemplo, é derivado da mistura desses tons em maiores ou menores proporções.
Já o branco, que é a última cor que compõe a pelagem do gato tricolor, pode se apresentar de três formas: a partir do gene de cor branca, do gene do albinismo ou do gene de mancha branca. No caso de um gato com três cores, o que se manifesta é o gene das manchas.
Por que dizem que o gato de 3 cores é fêmea? Entenda!
Antes de responder a essa pergunta, que tal recordar alguns conceitos de biologia? Isso vai facilitar bastante a hora de entender a teoria de que o gato com três cores é sempre fêmea! Para começar, é necessário lembrar que a cor da pelagem está ligada diretamente com os cromossomos sexuais X e Y. No caso das fêmeas, os cromossomos sempre serão XX; e no caso dos machos, sempre XY. Durante a reprodução, cada animal envia um desses cromossomos para formar o sexo do gato filhote. Sendo assim, a fêmea sempre vai enviar X, e o macho tem a possibilidade de enviar X ou Y - se enviar o X, o resultado é uma gatinha; e se enviar Y, um gatinho.
Mas e o que isso tem a ver com a pelagem do gato tricolor? É simples: tanto a cor preta quanto a cor laranja ficam contidas no cromossomo X. Na prática, isso quer dizer que o macho, teoricamente, não pode apresentar o laranja e o preto simultaneamente, já que ele tem apenas um cromossomo X. Enquanto isso, as fêmeas, que são XX, podem ter o gene preto e laranja ao mesmo tempo, além do gene de manchas brancas, formando uma gata de 3 cores. Por isso, sempre que se vê um gato tricolor filhote, muitas pessoas já deduzem é fêmea - e o mesmo acontece com o gato escaminha, que é um padrão de pelagem apenas com as cores laranja e preto.
Algumas raças que apresentam essa variação de cor são:
- Gato Persa
- Gato Angorá
- Van Turco
- Maine Coon
Gato macho de 3 cores é raro, mas não impossível de encontrar
Muita gente pensa que só existem gatas tricolores, mas isso não é totalmente verdade. Lembra da historinha dos cromossomos XY do macho e XX da fêmea, que é o que permite a pelagem de três cores? Então, existe uma anomalia genética que pode fazer com que os machos nasçam com um cromossomo a mais do tipo X. Essa anomalia é conhecida como Síndrome de Klinefelter, e os animais que nascem com ela possuem três genes: XXY. Nesses casos, os gatos de três cores são uma possibilidade.
Redação: Juliana Melo