Encontrar pelo de cachorro espalhado pela casa é uma realidade bastante comum na vida dos tutores, especialmente durante a primavera e o outono, estações em que ocorrem as transições para que o pet se prepare para o calor ou frio. É nesse período que ocorre a troca de pelo do cachorro, um processo natural que ocorre com qualquer animal, inclusive os gatos. Mas como será que ocorre a transformação da pelagem dos doguinhos? Será que eles ficam mais densos ou ralos? Para entender mais a relação entre troca de pelos, cachorro e as estações do ano, o Patas da Casa preparou um infográfico mostrando como os peludos se preparam para o inverno e para o verão. Confira!
Troca de pelo do cachorro: se preparando para o verão na primavera
No Brasil, o verão começa no dia 21 de dezembro e se estende até o dia 19 de março. Com ele, as altas temperaturas também dão as caras. Para aguentar o clima mais quente, é comum acontecerem algumas transformações na pelagem do animal ainda na primavera, resultando no cachorro soltando muito pelo.
A primavera se inicia todo dia 22 de setembro e vai até o início do verão, no dia 21 de dezembro. É durante esse período que ocorrem as maiores quedas de pelos de cachorro. Os pelos grossos que acompanharam os peludos durante o frio começam a cair e dar espaço para pelos mais levinhos, menos densos, justamente para suportar as ondas de calor que atingem o país.
Inclusive, é muito importante tomar alguns cuidados no verão para aliviar o cachorro com calor e mantê-lo hidratado, como oferecer muita água fresca e frutas.
Troca de pelo do cachorro: se preparando para o inverno no outono
O outono é a estação do ano logo depois do verão, entre os dias 20 de março até 19 junho. Durante esse período, a temperatura vai diminuindo e as folhas começam a cair. Assim como a primavera, essa é uma estação de transição e, por esse motivo, também é um dos períodos em que o cachorro troca de pelos para se preparar para o inverno, uma transformação natural que acontece para evitar o cachorro com frio.
Embora no Brasil não seja tão rigoroso quanto o dos países do hemisfério norte, as temperaturas também ficam mais baixas no inverno e o frio pode ser perigoso para os peludos. Os pelos do cachorro durante o outono ficam mais grossos e densos. Além disso, também é comum crescer pelinhos extras na pata do cachorro.
Entretanto, nem sempre os pelos cumprem sozinho sua função de aquecer os pets, especialmente nos dias de temperaturas mais baixas. Então se você não sabe como aquecer o cachorro no frio, veja essas dicas:
- Invista em um cobertor para cachorro
- Roupa de frio para cachorro
- Hidratante para evitar ressecamento nos coxins
- Tapetes térmicos
Como amenizar a queda de pelo de cachorro?
Interromper a troca de pelos no cachorro não é possível, mas existem alguns cuidados que podem ser adotados na rotina do peludo para amenizar a queda de pelos, como:
- Uma alimentação de qualidade mantém a pelagem saudável e aumenta a qualidade de vida geral do animal. A falta de alguns nutrientes, como o ômega 3, pode levar a problemas de pele e no pelo, por isso, invista em uma ração para cachorro de qualidade.
- A rotina de escovação diária ajuda a eliminar os pelos mortos, prevenir nós e estimular a produção de óleos naturais que mantém o brilho do pelo de cachorro.
- O banho e tosa na frequência certa amenizam a queda de pelos no cão.