Saber como ensinar o cachorro a deitar, sentar e dar a pata podem até parecer truques difíceis, mas não são. Na verdade, eles só exigem prática e consistência do tutor, além de uma pitadinha de paciência. Além disso, o petisco para cachorro é um grande aliado nessas horas, funcionando como uma associação positiva entre o comando e a ação. Mas como ensinar o cãozinho a fazer tanta coisa? O infográfico abaixo te mostra como colocar em prática alguns truques para cachorro bem simples, veja!
Truques para cachorro: entenda a importância do adestramento
O adestramento de cães tem a função de ensinar o animal a se comportar em diferentes situações. É possível ensinar o cachorro a não latir tanto para estranhos, como também a não puxar tanto nos passeios. Mas sabia que, além dessas situações específicas, você também pode ensinar truques para cachorro mais básicos, como ensinar o cachorro a sentar, dar a pata e muito mais?
Além de ser uma maneira de estreitar os laços com o seu amigo de quatro patas, o adestramento também serve para que o cachorro te reconheça como dono e líder. Isso pode ser muito necessário, principalmente se você tem um cachorro teimoso e que não te leva muito a sério.
O comportamento dos caninos pode ser dividido entre dominante ou submisso. Os cachorros dominantes são aqueles que têm um temperamento mais difícil de lidar: eles são teimosos e não gostam de obedecer ordens de terceiros porque se sentem os donos do lugar. Já os submissos costumam responder melhor às regras da casa. Para evitar problemas — quaisquer que sejam —, o adestramento com reforços positivos é muito eficaz.
Como ensinar o cachorro a dar a pata, sentar, deitar, rolar e ficar?
A “receita” de como ensinar o cachorro a sentar, dar a pata, ficar, rolar ou deitar é sempre a mesma: você precisa ter um petisco de cachorro na mão e mostrar para ele. A única coisa que muda é o movimento que você vai fazer com a mão, e o comando de voz.
Para ensinar o cachorro a sentar, por exemplo, basta você pegar um biscoito para cachorro, mostrá-lo (mas sem deixá-lo pegar) e mover o petisco lentamente sobre a cabeça do animal. Ele, instantaneamente, vai sentar com o movimento. Nessa hora, é só dizer “senta” e recompensá-lo.
Já como ensinar o cachorro a dar a pata, por exemplo, é só segurar o petisco com a mão fechada na frente do pet e deixá-lo cheirar. Quando ele esticar a patinha, você diz a palavra “pata” e o recompensa no final. É bom treinar várias vezes, hein?! Existem muitos cachorros inteligentes, mas a cognição desses animais é bem diferente da nossa e as repetições são necessárias até eles pegarem o jeito.
Além do óbvio: outros truques para cachorro que você pode botar em prática
Já pensou se existe um truque para cachorro não urinar no local? Ou até truques para o cachorro comer ração? Pois é: eles existem. Mas não são tão óbvios quanto os demais, e nem dependem só da boa vontade do animal. Na verdade, é você que precisa botar a mão na massa para fazer esse tipo de truque funcionar. Veja algumas dicas abaixo para essas duas situações:
Truques para cachorro não urinar no local
- Quando o cachorro faz xixi no lugar errado, é bom limpar imediatamente com produtos adequados;
- Evite a limpeza de produtos com amoníaco, cloro ou lixívia, que apenas camuflam o cheiro do xixi e o pet sente o odor;
- Você pode fazer um repelente para cachorro não urinar no lugar errado com limão, laranja ou tangerina + água + bicarbonato de sódio;
- Passear com o cachorro mais vezes e ter uma rotina fixa de horários;
- Recompensar o animal sempre que ele fizer xixi no lugar certo (seja na rua ou no tapete higiênico).
Truques para o cachorro comer ração
- Amolecer a ração de cachorro com água fria ou morna (os cães têm preferência por ração úmida);
- Usar um pouco de caldo de carne ou frango (sem temperos) no amolecimento;
- Colocar o comedouro de cachorro em um lugar tranquilo e sem barulhos;
- Estabelecer um horário fixo para as refeições;
- Armazenar a ração de cachorro corretamente (o armazenamento inadequado pode deixar os grãos sem o mesmo sabor e crocância originais).