Gato

Tudo sobre a areia sílica para gatos

Publicado - 29 Junho 2022 - 17h58

Atualizado - 19 Abril 2024 - 18h52

Quem convive com um felino certamente já ouviu falar da areia sílica para gatos. Esse é um dos vários tipos de substratos que ajudam a preencher a caixinha de areia e auxiliam nas necessidades fisiológicas dos nossos amigos de quatro patas. Mas se antes as pessoas preferiam opções mais econômicas, como a areia de argila, hoje em dia outras opções têm se popularizado entre os gateiros, como o granulado de madeira e a própria areia sílica. Mas o que será que esse material tem de diferente e especial?

Se você ainda não conhece a areia para gato sílica, mas tem curiosidade em saber como funciona esse substrato, é só acompanhar a matéria abaixo. Separamos tudo que você precisa saber, desde as vantagens e desvantagens do produto até a melhor forma de adaptar seu gatinho com a areia sílica. Dá só uma olhada!

O que é areia sílica?

Um dos itens mais importantes que o tutor deve comprar antes de levar um bichano para casa é a caixa de areia para gatos. Junto dela, também cabe ao dono escolher o melhor tipo de preenchimento para o acessório - e é aí que entra a areia sílica, além de outras possibilidades.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cada tipo de areia para gato tem características particulares que ajudam a transformar o banheirinho do pet em um lugar mais agradável para fazer xixi e cocô. Mas se por um lado algumas opções não são consideradas tão “higiênicas”; por outro, materiais como a areia sílica e os granulados biodegradáveis têm se mostrado alternativas bastante interessantes para cuidar da necessidade dos animais.

A sílica em si é uma composição de dióxido de silício que pode ser produzida de diferentes formas, e a areia sílica para gatos é uma delas. Normalmente essa versão da sílica é comercializada em formatos de bolinhas ou cristais de gel. Apesar de ser um material bastante utilizado na indústria de vidro e cerâmica, a areia sílica é um dos materiais mais apropriados e vantajosos para se pôr na caixa de areia para gatos - e mais adiante você vai entender o porquê.

Como funciona a areia para gato sílica?

A areia para gato sílica é muito prática de usar e facilita muito a vida de quem tem uma vida mais corrida. Ela é conhecida por ter ótimas propriedades absorventes, de forma que o xixi de gato é facilmente absorvido pelo material e deixa de ser um problema - tanto para o animal, quanto para a família. Isso acontece porque os cristais de sílica são constituídos por microporos que agem como se fossem uma esponja, aumentando a capacidade de absorção do líquido. Ou seja, mesmo depois que o animal usa o banheiro, ele continua limpo e evita que qualquer sujeira seja levada para o resto da casa!

Além de evitar os resquícios de xixi, a areia sílica consegue camuflar bem o cheiro da urina do pet e pode ser utilizada por bastante tempo sem a necessidade de troca. Dessa forma, nem mesmo o felino consegue perceber que a areia da caixinha não foi substituída e você não precisa lidar com aquela situação incômoda de um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado.

Mas lembre-se: apesar de não exigir uma limpeza ou substituição tão frequente quanto outros tipos de areia para gatos, o tutor deve ter um cuidado especial para remover os dejetos (cocô de gato) diariamente. Também é importante lavar bem a caixinha de tempos em tempos para manter tudo em ordem para o seu bichinho de estimação.
 

gato na caixa de areia sílica para gatos
A areia sílica é feita de pequenas bolinhas e cristais em gel com alto poder de absorção

Quais são os tipos de areia sílica para gatos?

Areia sílica em gel - Esse tipo de areia para gato sílica é feito com cristais em gel que não grudam na pata do animal e absorvem bem a urina. Já quando se trata do cocô de gato, o material forma pequenos torrões que facilitam a retirada dos dejetos com uma pá sem a necessidade de colocar uma areia nova no lugar. É o tipo mais comum de areia sílica e é indicado para felinos de todas as idades, de filhotes a idosos.

Areia sílica com grânulos coloridos - Como o próprio nome sugere, esse tipo consiste em bolinhas coloridas de areia sílica. Geralmente, são encontrados na cor azul, e a grande vantagem dessa versão é que conforme o gato usa a caixa de areia, os grânulos vão perdendo a cor. Ou seja, é uma ótima forma de saber qual é a hora certa de trocar a areia por uma nova, proporcionando uma facilidade e comodidade ainda maior para o tutor.

Areia micro sílica para gatos - Também conhecida como areia sílica fina para gatos, essa areia não é muito diferente da areia sílica tradicional em gel. O que difere uma da outra é o tamanho dos grânulos, que é menor e mais fino na versão “micro”. Na prática, isso ajuda ainda mais na absorção dos líquidos, inibindo a proliferação de bactérias e deixando os torrões de fezes mais compactos e ressecados, o que torna tudo mais fácil de limpar.

A areia sílica realmente dura mais tempo?

Essa é uma dúvida bastante comum quando falamos da sílica para gatos. Muitos argumentam que a durabilidade do produto é o ponto alto do produto, mas será que isso realmente condiz com a realidade? A resposta é sim! A areia sílica, de fato, tem uma resistência maior do que outros materiais e por isso não precisa ser trocada com tanta frequência. Ela aguenta bem até duas semanas (ou mais) sem troca, e o melhor de tudo é que, mesmo sem substituir os grãos diariamente, o gatinho não se sente incomodado porque ela absorve bem todo o líquido e não deixa o cheiro de xixi “dominar” a caixinha (nem a casa!).

5 vantagens de usar a sílica para gatos

1) Alto poder de absorção. A sílica para gatos tem uma forma de aspiração rápida e potente. Isso quer dizer que o material consegue absorver inteiramente líquidos, sem deixar qualquer rastro do xixi de gato. É como se o animal sequer tivesse usado a caixinha.

2) Durabilidade. Como já foi dito, outra grande vantagem da areia sílica é que é possível utilizar o mesmo substrato por um intervalo de tempo de até duas semanas sem qualquer substituição.

3) Neutraliza maus odores. O cheiro de xixi de gato pode ser bem incômodo, mas com a areia de sílica para gatos você nem sente! Ela é capaz de inibir aquele aroma desagradável e torna tudo muito mais prático.

4) Praticidade. Quem leva uma vida mais corrida e não tem tempo de limpar e trocar a areia de gato com constância geralmente adora a areia para gato sílica. Por durar bastante tempo, o tutor não tem a preocupação de verificar a caixinha todos os dias e pode fazer isso a cada duas ou três semanas.

5) Bom custo-benefício. Mesmo sendo um pouco mais cara do que outros tipos de areia, a sílica para gatos é um excelente investimento. Ela rende muito mais do que uma areia comum, e tem um tempo de conservação que é indiscutível.

gato olhando caixa de areia sílica para gatos
Areia de sílica para gatos não precisa ser trocada sempre, mas deve-se retirar os dejetos todos os dias

E quais são as desvantagens da areia sílica?

Apesar de tantas vantagens, a areia de sílica para gatos não é isenta de defeitos. Esse tipo de areia tem alguns pontos negativos. Um em especial precisa de bastante atenção por parte dos tutores: a sílica para gatos não pode ser engolida de jeito nenhum pelos animais. As substâncias presentes no substrato são consideradas tóxicas para pets, então é bom ficar de olho no comportamento do gato para corrigi-lo se a curiosidade falar mais alto. Além disso, se houver qualquer suspeita de um gato intoxicado, é fundamental buscar a ajuda de um profissional veterinário.

Outra desvantagem da areia para gato sílica é justamente o preço. Por durar mais tempo e trazer vários benefícios para o tutor e o pet, a sílica tem um custo mais elevado e pode não ser uma opção tão viável para a família. É importante avaliar os recursos financeiros e pôr na balança se realmente valeria a pena tentar investir nesse tipo de material.

De quanto em quanto tempo é necessário trocar a areia sílica?

No geral, a areia sílica para gatos é capaz de segurar bem as necessidades do seu pet por cerca de duas semanas. Porém, há casos em que o material tem uma qualidade tão boa que chega a aguentar de 20 a 30 dias sem trocas. Isso quer dizer que você pode ficar completamente despreocupado com a limpeza e substituição da areia? Não! É importante que, mesmo sem precisar ser trocada integralmente todos os dias ou semanalmente, você faça verificações frequentes da caixinha para saber se está tudo certo com o organismo do seu pet. Tanto o xixi quanto o cocô de gato podem revelar bastante sobre a saúde do animal!

Além disso, os excrementos deixados pelo animal em forma de torrões também devem ser retirados todos os dias - mas isso não significa que você precisa colocar novos grânulos nem tirar os antigos. Um outro cuidado importante é limpar a caixa de areia regularmente, pois ela também pode acumular certa sujeira e bactérias. Por isso, a sugestão é fazer isso sempre que você for trocar os grãos.

Como acostumar o gato com a areia sílica?

A sílica para gatos é um material bem diferente do que os bichanos estão habituados, mas a verdade é que eles não têm qualquer dificuldade em se acostumar com essa areia. Você pode até pensar que os grânulos são desconfortáveis para o pet, já que têm a forma de bolinha e cristais, mas isso não gera qualquer incômodo aos bichanos. No processo de adaptação, observe bem a reação do seu amigo de quatro patas. Caso ele não goste tanto do novo material por algum motivo, é importante considerar voltar para a areia de gato antiga. Mesmo que a areia sílica valha muito a pena, o bem-estar do seu pet sempre deve vir em primeiro lugar!

Redação: Juliana Melo

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas