Quem é pai de pet pode ficar um pouco apreensivo na hora de planejar as férias, mas sabia que é totalmente possível viajar com cachorro e ter uma experiência inesquecível? Na verdade, é tudo uma questão de se programar e tomar todos os cuidados necessários para ter uma viagem tranquila e agradável com o doguinho. Quer saber como viajar com cachorro da melhor maneira possível? O infográfico abaixo te dá todas as orientações!
Viagem com cachorro: como escolher o destino e a hospedagem?
Ao fazer uma viagem com cachorro, é importante ter atenção com o destino e hospedagem escolhidos. O ideal é que o local tenha uma programação adequada para os pets. Ou seja, se for uma viagem para as montanhas, é bom investigar se há muitas trilhas e se elas são tranquilas de fazer com um cãozinho. Já se o destino for uma região praiana, procure saber quais praias aceitam animais de estimação para não ser “barrado” de surpresa.
Quanto à hospedagem, busque uma pousada ou hotel pet friendly. Também é necessário entender quais são as regras para hospedar os bichinhos. Em alguns hotéis, por exemplo, há restrições quanto ao porte do cachorro e só são permitidos animais de porte pequeno ou médio. Por isso, é bom se informar sobre tudo isso antes de fechar o pacote!
Para viajar com cachorro, defina o melhor meio de transporte
Geralmente, viajar com cachorro de carro é a melhor opção para garantir o conforto do pet. Porém, também pode viajar com cachorro no ônibus ou de avião (sendo esse último o mais recomendado para trajetos muito longos). Entenda abaixo quais as particularidades de cada meio de transporte!
Como viajar com o cachorro no carro?
Está viajando com cachorro de carro? Pois saiba que, nesses casos, é bom ter um espaço adequado para acomodar o animal dentro do automóvel. Além disso, o cinto de segurança para cachorro é um acessório indispensável. Ele é feito com uma ponta que fica presa no carro e outra que se conecta à coleira, aumentando a segurança do pet. Também é recomendado andar com um atestado de saúde animal e carteira de vacinação atualizada, principalmente porque as hospedagens, no geral, solicitam a documentação.
Como viajar com cachorro no ônibus?
Para viajar com cachorro de ônibus, o transporte deve ser feito com o animal acomodado dentro da caixa de transporte para cães. O acessório deve ter um tamanho grande o suficiente para que o animal consiga se movimentar sem ficar muito apertado. Também é importante ter em mente que muitas empresas de ônibus cobram uma taxa pelo transporte de animais e costumam ter restrições quanto ao porte, que deve ser de pequeno a médio (até 8 kg).
Ao viajar com cachorro de ônibus, não esqueça também de levar o atestado de saúde (Certificado Veterinário) junto à carteira de vacinação. Esses documentos são necessários para o embarque do animal.
Como viajar com cachorro de avião?
A viagem com cachorro de avião não é muito diferente da de carro. O animal também deve ser transportado em uma caixinha, geralmente paga uma taxa e precisa de atestado de saúde e carteira de vacinação atualizada para embarcar. Em viagens internacionais, outros documentos que podem ser solicitados são o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) e o Certificado Veterinário Internacional (CVI).
Vale dizer que não são todas as companhias aéreas que aceitam o transporte de animais de estimação. Além disso, regras mais específicas quanto ao porte, peso e idade do pet podem variar de acordo com a empresa. Sobre qual o valor da taxa para levar cachorro no avião, esse preço também é variável.
O que é preciso para viajar com um cachorro?
Um cachorro viajando precisa de basicamente tudo que ele precisaria se estivesse em casa. Ou seja, o tutor deve se programar para levar comedouro e bebedouro (caso o próprio hotel não disponibilize), ração, petiscos, caminha, cobertor e brinquedos.
A coleira de cachorro com nome e guia também são essenciais para os passeios, assim como um tapetinho higiênico e cata-caca. Se o pet estiver sob tratamento de alguma doença, não esqueça também dos remédios (prescritos por um veterinário, claro)!
Outras dicas para viajar com cachorro
Na hora de fazer uma viagem com cachorro, é normal que surjam algumas dúvidas, como quantas horas um cachorro pode viajar. Não existe um tempo máximo para fazer as viagens, mas uma dica importante é programar algumas paradas ao longo do caminho se for uma viagem de carro. Assim o cachorro pode esticar as pernas e até ficar menos estressado, caso não esteja acostumado a viajar assim.
Já durante a viagem, é importante fazer programações que sejam pet friendly e evitar deixar o animal trancado por muito tempo sozinho dentro do hotel ou pousada. Também é importante procurar destinos pet friendly. Até porque a ideia é aproveitar o máximo de tempo possível ao lado do cãozinho, né?! Por precaução, como imprevistos acontecem, também é recomendado pesquisar sobre os veterinários locais em caso de emergências veterinárias.