Cuidados dos animais

Veja o passo a passo e aprenda como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Publicado - 24 Fevereiro 2022 - 12h37

Atualizado - 22 Janeiro 2025 - 13h58

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Isso porque usar a caixinha é instintivo para a espécie felina. Seus ancestrais escondiam fezes e urina para disfarçar os odores que pudessem atrair predadores, mas mesmo domesticados, esse instinto sobreviveu. Na maioria das vezes um gato filhote costuma aprender a usar o acessório sozinho. Ainda assim, pode haver dificuldade no processo de adaptação da caixa de areia para gato.

Em outros casos, o filhote não se sente à vontade com o objeto por diferentes razões. Fazer necessidades fora da caixa também pode ter como origem problemas de saúde, ansiedade ou estresse. Nesses casos, o tutor deve ensinar o gato a usar a caixa de areia. Quer saber como? Confira o passo a passo!

Passo 1: Escolha a caixa de areia para gatos ideal para seu animal

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

gato com três caixas de areia para gatos
Caixa de areia para gatos fechada e aberta são alguns dos modelos que existem

O primeiro passo de como ensinar gato a usar caixa de areia para gatos é escolher o modelo adequado. Muitas vezes, o motivo do gato fazer as necessidades fora da caixinha é porque ela não é a ideal para seu pet. É preciso fazer uma boa pesquisa para saber qual opção atende melhor o animal. A caixa de areia para gatos fechada, por exemplo, é indicada para pets mais agitados, pois evita que a areia se espalhe pela casa. Já a caixa de areia para gatos aberta é a mais comum e prática, disponível em diversos modelos, como as com borda alta ou com peneira. Seja a caixa de areia para gatos aberta ou fechada, a atenção ao tamanho é fundamental, para que não seja nem grande nem pequena demais. 

Passo 2: Teste os tipos de areia para gato até encontrar aquela que mais agrada o seu pet

gato ao lado de caixa de areia para gatos
Cada bichano se adapta melhor a um tipo de areia para gato

Após escolher a caixa de areia para gatos, é hora da areia de gato. Existe areia para gato em granulado de argila, sílica, granulado de madeira e biodegradável. A melhor areia para gato depende de cada caso. Leve em conta a praticidade, facilidade de limpeza e, principalmente, a adaptação do seu pet. Às vezes, um tipo de areia não agrada o gato, que resistirá para usar o local para as necessidades. Quem quer aprender como ensinar gato filhote a usar caixa de areia deve ter em mente que pode ser necessário realizar várias trocas de areia até achar a melhor.

Passo 3: Escolha um ambiente calmo e longe da ração para colocar a caixa de areia de gato

gato na caixa de areia de gato
O cantinho da caixa de areia para gato deve oferecer privacidade ao animal

O terceiro passo de como ensinar o gato a usar a caixa de areia é escolher o local. Jamais posicione o banheiro do gato perto dos potes de água e ração. Os bichanos também preferem que a caixa de areia de gato fique afastada do cantinho onde dorme. Se quer saber como ensinar gato velho a usar caixa de areia, lembre-se de evitar locais altos, pois ele pode se machucar ao tentar alcançar (assim como o gato filhote). Além disso, privacidade é fundamental. Coloque a caixa de areia para gatos em um local pouco movimentado. Outra dica de como ensinar gato a usar a caixa de areia é ter pelo menos duas e colocá-las em cômodos diferentes para dar mais opções ao pet.

Passo 4: Ensinar o gato a usar a caixa de areia é um processo gradual

pessoa ensinando gato a usar caixa de areia para gatos
É preciso ter paciência para saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia do jeito certo

Para ensinar gato a usar caixa de areia, comece levando o pet até ela. O momento ideal é após comer ou acordar, pois é nessas horas que o bichano costuma sentir mais vontade de fazer as necessidades. Apresente-o à caixa de areia e deixe que ele coloque as patinhas dentro, sentindo a textura da areia. Incentive o bichano a dar voltas dentro da caixa de areia para que ele se sinta à vontade e perceba que é um bom lugar para fazer suas necessidades. Na maioria das vezes ele percebe isso naturalmente.

Passo 5: Elogie e recompense toda vez que acertar a caixa de areia para gatos

caixa de areia para gatos: gato recebendo petisco
A melhor maneira de como ensinar gato a usar caixa de areia é usando recompensas

Tanto no processo de como ensinar gato velho a usar caixa de areia como no de ensinar o filhote, a melhor maneira de conseguir bons resultados é apostar na recompensa. Quando vir que ele está conseguindo fazer as necessidades na caixinha, ofereça petiscos, faça brincadeiras e elogie bastante. Isso vai estimular o uso da caixa de areia para gato, pois associará o objeto a algo positivo.

Passo 6: Como ensinar gato a usar caixa de areia requer paciência, então repita quantas vezes for necessário

gato do lado da caixa de areia para gatos
Seja gato filhote ou gato idoso, a repetição é fundamental para o aprendizado

Muitas vezes o gato não aprende a usar a caixinha de primeira e insiste em fazer as necessidades no local errado. Por isso, saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia requer paciência. Toda vez que vir o animal dando voltinhas no chão, tapetes e objetos dando a entender que vai fazer suas necessidades ali, leve-o ao local adequado. Coloque o bichano na caixa de areia para gatos e o estimule a utilizar o acessório. Com paciência, em breve seu bichano estará usando a caixa de areia de gato sozinho. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

 

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Gato

As 8 raças de gato mais inteligentes: eles possuem habilidades incríveis que vão te surpreender

Para ser considerada uma raça de gato inteligente, é preciso que o animal se destaque em alguns critérios comportamentais, como a fa...

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor escolha para o seu gato ao viajar

Muitas famílias costumam viajar, e para quem tem um gato, é essencial planejar como cuidar do animal durante a ausência. Algumas pes...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Adote um animal

10 cachorros que não crescem e sempre terão cara de filhote: conheça as raças pequenas mais adoráveis

Um critério que muitos tutores levam em consideração antes de adotar um cãozinho é o porte dele. Para quem procura uma raça pequena,...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?