O vermífugo para gatos é um cuidado importante que ajuda a manter a saúde dos nossos amigos de quatro patas e deve ser aplicado logo no primeiro ano de vida do pet. Os vermes acometem principalmente o intestino do animal, mas também podem atacar outras partes do corpo e causar sintomas bem desagradáveis. Por conta da facilidade do contágio, é fundamental que o tutor tenha uma atenção especial com o calendário de vermifugação para evitar um gato com verme. Mas quanto custa e qual é o melhor vermífugo para gatos? Existem outras formas de prevenir o problema? A seguir te contamos tudo que você precisa saber!
Como saber se o gato está com verme?
Apesar de existirem vários tipos de vermes em gatos - cada qual com suas particularidades -, as diferentes manifestações da doença apresentam alguns sintomas em comum. Um gato com verme costuma apresentar diarreia e perda de apetite. Isso faz com que ele emagreça rapidamente, que é um outro sinal de alerta. Além disso, o tutor pode observar que a barriga do animal fica mais inchada e, em alguns casos, o gato fica arrastando a bunda no chão. Esse comportamento tem uma explicação: dependendo da gravidade, o animal pode estar expelindo vermes com frequência e isso causa uma certa coceira na região anal. Para aliviar o incômodo, ele arrasta o bumbum no chão.
No caso de um gato com verme, sintomas também podem incluir um gato vomitando e com as glândulas adanais inflamadas (o que muitas vezes não é perceptível aos nossos olhos, mas precisa de avaliação veterinária).
Vermífugo para gatos é uma das melhores formas de prevenção
Para que o verme de gato não seja um problema na vida do seu bichinho (mesmo que ele seja um gato caseiro), a vermifugação é indispensável, deixando o seu gatinho protegido contra várias doenças. Quem vai indicar o melhor vermífugo para gato será o médico veterinário, mas o recomendado é que as primeiras doses sejam aplicadas sejam aplicadas logo no início da vida do animal. O calendário deve ser seguido da seguinte forma, sem atrasos:
1ª dose: a partir de 30 dias de vida
2ª dose: 15 dias após a primeira dose
3ª dose: 15 dias após a segunda dose
Depois disso, o felino deve ser vermifugado uma vez por mês até completar seis meses. Passado esse tempo, o processo vira anual, de forma que o vermífugo para gatos é feito em dose única por ano. Ah, e detalhe: o preço vai depender do tipo de vermifugação: se é comprimido, líquido ou pasta. Geralmente os comprimidos são os mais comuns, custando em torno de R$ 15 a R$ 20 uma caixinha com dois remédios.
Vale lembrar que, além de prevenir, o vermífugo também é indicado como um remédio de verme para gato (caso o animal esteja doente). Ele atua na eliminação dos vermes e promove a desparasitação do organismo.
Como dar remédio de verme para gato?
Existem pelo menos duas maneiras de como dar remédio de verme para gato. A primeira é utilizando um aplicador de comprimido para gatos, ferramenta que ajuda - e muito - na hora de dar qualquer tipo de medicamento. Ele é parecido com uma seringa e é perfeito para pais de primeira viagem ou gatos que são muito agitados. É só esperar um momento em que o pet esteja tranquilo, segurá-lo no colo (de preferência com a barriga para cima) e colocar o aplicador dentro da boca do gato para soltar o comprimido próximo a garganta.
Já a segunda é camuflando o medicamento na ração. No entanto, é importante conversar com um veterinário sobre a possibilidade de amassar o vermífugo para essa “camuflagem” dar certo. Não são todos os remédios que são liberados para fazer isso, pois influencia na absorção dos componentes, então não deixe de falar com um profissional para maiores orientações.
Criação indoor, boa alimentação e acompanhamento veterinário também ajudam a evitar os parasitas
Além do vermífugo para gatos, outras formas de prevenir os vermes é mantendo o seu bichano dentro de casa. A criação indoor ajuda bastante nesse aspecto, já que evita que o pet tenha contato com outros animais que possam estar infectados. Mesmo assim, sempre corre o risco de bichanos caseiros sofrerem com verminoses (e por isso a vermifugação é igualmente importante para esses felinos). Outras dicas são oferecer uma ração para gato de boa qualidade e fazer check-ups regulares da saúde do animal. Afinal, prevenir é sempre o melhor remédio, certo?
Redação: Juliana Melo