Cuidar da alimentação do cachorro filhote é dever de todo tutor. Afinal, é isso que vai contribuir para que os peludos cresçam e se desenvolvam de forma saudável. Mas você já parou para se perguntar qual deve ser a quantidade de ração para cachorro filhote ideal?
Essa é uma questão que pode gerar muitas dúvidas, ainda mais se você é pai de pet pela primeira vez. Para te ajudar com isso, o Patas da Casa reuniu as principais informações e indicações da ração para filhotes de cachorro. Confira!
Quantas vezes um filhote de cachorro deve comer por dia?
Antes de entrar na quantidade ideal de ração para cachorro filhote, é importante saber que, nessa fase inicial, os cães comem mais vezes por dia. Mas não quer dizer que eles comam em maior quantidade, hein? Na verdade, a ração deve ser fracionada em pequenas porções para facilitar o processo digestivo e a absorção de nutrientes.
Conforme o cachorro filhote vai amadurecendo, menos porções devem ser servidas até o pet chegar a duas refeições diárias. Para entender como isso deve ser feito e quantas vezes seu cãozinho deve comer, é só seguir a lógica abaixo:
- Filhote de 2 meses: 4 a 6 vezes ao dia
- Filhote de 3 meses: 4 vezes ao dia
- Filhote de 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia
- Após 6 meses: 2 vezes ao dia ou de acordo com recomendação veterinária
Qual deve ser a quantidade de ração para cachorro filhote?
O filhote de cachorro precisa se alimentar bem, mas em uma quantidade não tão grande. Na verdade, juntando todas as porções indicadas para o pet, a recomendação geral é de que entre o segundo e terceiro mês de vida, o cãozinho ingira até 200 gramas de ração por dia. De quatro a seis meses, pelo menos 250 gramas de ração divididas em três refeições. E, a partir do sétimo e oitavo mês, pelo menos 400 gramas de ração diariamente.
Vale dizer que essas orientações podem mudar conforme a raça, peso e porte do cachorro. Por isso, é sempre fundamental ter o acompanhamento de um médico veterinário de confiança. Ele poderá indicar a quantidade de ração para cachorro filhote exata que o seu pet precisa para se fortalecer nesta fase.
Além da ração para cachorro filhote, petiscos podem ser incluídos na dieta canina
A alimentação do filhote de cachorro passa por diferentes etapas. Primeiro, eles se alimentam do leite materno até completarem mais ou menos um mês ou 45 dias de vida. Depois, eles passam por uma transição gradual com a papinha para só então começarem a ingerir alimentos sólidos - e é aqui que entra a ração para cachorro filhote.
Esse tipo de ração para cães é formulado especialmente para atender a essa fase de vida do animal. Portanto, é uma ração que contém maior quantidade de proteínas, carboidratos e outros nutrientes, como cálcio e ferro.
Mas sabia que, além da ração, seu cachorro filhote também pode se deliciar com alguns snacks? É isso mesmo! Para deixar a rotina divertida, é super válido incluir alguns petiscos para cachorro na dieta do seu aumigo. O único ponto de atenção é se certificar de que o snack realmente é liberado para filhotes, e verificar a quantidade indicada para os pets na embalagem.