Você já ouviu falar em yoga para cachorro? Cada vez mais pessoas têm adotado o yoga na rotina, prática que utiliza técnicas de respiração, posturas e meditação para manter corpo e mente harmonizados. Porém, essa técnica também invadiu o mundo animal. A prática já tem até um nome: “Doga”, que nada mais é do que a mistura de “Dog” + “Yoga”. Recentemente, vídeos de cachorro fazendo yoga com a dona ou com o dono viraram febre na internet. A trend #puppyyoga mostra vídeos de pais e mães de pet que decidem incluir os cães nas sessões de yoga.
Os peludos acompanham os seus tutores durante a prática e realizam os mesmos exercícios, resultando em momentos muito fofos. São diferentes tipos de vídeos de animais fazendo yoga: cachorro virado com a cabeça para baixo, se equilibrando nas pernas do tutor, repetindo os movimentos e até mesmo participando de aulas coletivas! Isso mesmo: apesar de a maioria dos vídeos serem de cachorro fazendo yoga com a dona ou dono dentro de casa, já existem academias que oferecem yoga para cachorro em algumas partes do mundo, como nos Estados Unidos. O resultado são diversos cãezinhos relaxando ao lado dos tutores e trazendo mais fofura para as aulas. Confira alguns vídeos virais de cachorro fazendo yoga com o dono:
Yoga para cachorro: quais os benefícios para o pet?
Engana-se quem pensa que o cãozinho praticando yoga serve apenas para ficar bonito no vídeo! Cachorro fazendo yoga ganha muitos benefícios físicos e mentais. Trata-se de uma ótima técnica de relaxamento para acalmar o pet, pois o deixa mais tranquilo e leve no dia a dia. Então, se você tem um cãozinho agitado, apostar no yoga para cachorro pode ser a salvação para deixá-lo mais calminho. E os benefícios não param por aí! Quando o cachorro faz yoga com a dona ou dono, o vínculo entre eles se fortalece. Realizar atividades juntos e em sintonia é sempre uma boa maneira de estreitar os laços entre cão e tutor. Além disso, o cachorro fazendo yoga torna-se mais concentrado. Isso quer dizer que ele responde melhor a truques para cachorros, fica menos distraído e passa a ser mais comportado no dia a dia. Ou seja: o cachorro fazendo yoga com o dono é só alegria! Ficou com vontade de fazer yoga com cachorro? Confira algumas dicas:
- Escolha um cômodo tranquilo e silencioso para praticar yoga com o cachorro.
- O yoga para cachorro requer calma, pois nem sempre os pets vão aprender os movimentos rapidamente.
- Assim como os comandos que os cães aprendem, utilize palavras curtas para direcionar as posturas.
- Faça carinho sempre que o pet acertar um movimento, principalmente nas primeiras tentativas.
- Escolha posturas que o pet seja capaz de reproduzir, já que nem todas funcionam para eles
- Lembre-se que o yoga para cachorro serve para relaxar. Então não se estresse e aproveite bastante esse momento!
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes