Se você já viu um cachorro ou gato correndo do nada, deve ter se perguntado de onde veio tanta empolgação e se está tudo bem com o pet. Afinal, não é exatamente comum se deparar com uma situação do tipo “meu cachorro ficou agitado do nada”. Geralmente, existem estímulos específicos que despertam esse lado mais animado do pet, como a hora do passeio ou das refeições. Então o que explica esses ataques de euforia repentinos em cães e gatos? A seguir, te contamos tudo sobre os “zoomies”.
O que são os “zoomies”?
Os “zoomies” também são conhecidos como Períodos de Atividade Aleatória Frenética (Frenetic Random Activity Periods ou FRAPs). Eles são caracterizados por picos de energia que deixam os animais em um estado de alta atividade, como se eles estivessem tendo uma descarga de adrenalina.
Apesar de parecerem completamente aleatórios, os zoomies normalmente são causados por pequenos gatilhos que despertam uma grande euforia e excitação nos pets. Isso, na prática, acaba provocando uma superestimulação, podendo deixar o gato ou cachorro agitado do nada - que, na verdade, nunca é totalmente “do nada”.
Para identificar os zoomies, basta prestar atenção no comportamento canino ou felino. Os pets podem correr em alta velocidade de um lado para o outro, ou até adotarem uma postura mais convidativa para brincadeiras (especialmente quando há outros cães e gatos por perto).
O que pode deixar o gato ou cachorro agitado do nada?
Não se sabe ao certo quais são as causas exatas dos zoomies, mas alguns estímulos contribuem para que eles aconteçam. No caso dos gatos, por exemplo, relatos sugerem que os Períodos de Atividade Aleatória Frenética são mais comuns depois dos felinos usarem a caixa de areia para fazer cocô. Segundo alguns estudos, isso provavelmente é causado por estímulos na região do intestino que atingem o nervo vago e resultam em sentimentos positivos e de euforia.
Já em cães, os FRAPs são uma forma dos animais liberarem a energia acumulada, principalmente quando são filhotes ou cães mais jovens que não têm tantos estímulos no dia a dia. Para mantê-los minimamente ativos, os zoomies podem tomar conta do animal assim que o tutor chega em casa depois do trabalho, por exemplo.
Vale destacar que nada disso é uma regra: também é possível que você encontre o seu cachorro ou gato agitado do nada em outros momentos do dia, como após uma soneca ou depois de comer. São fatores que ajudam a repor as energias do animal e podem contribuir para que os zoomies ocorram.
Cão e gato correndo do nada: quando é motivo para se preocupar?
Os zoomies não costumam ser preocupantes porque fazem parte do comportamento natural dos animais, seja por causa do acúmulo de energia ou por causa de algum estímulo específico que ele recebe em determinados momentos. No entanto, quando se torna algo compulsivo e que vem associado com outros comportamentos problemáticos - como um cachorro lambendo a pata sem parar, por exemplo - é bom consultar um veterinário para entender o que de fato está acontecendo com o pet.
Um cachorro ou gato estressado e/ou ansioso tende a assumir uma postura compulsiva no dia a dia, e pode estar relacionado com vários problemas de saúde. Por isso, é algo que deve ser investigado e acompanhado de perto por um especialista.
Saiba o que fazer durante os períodos de “zoomies”
No geral, além de se perguntarem “por que meu cachorro sai correndo do nada”, muitos tutores também se questionam o que fazer nessas horas. Se não houver nenhum problema de saúde associado ou riscos por perto, o melhor a se fazer é aproveitar esses momentos de euforia para brincar com seu animal de estimação e dar atenção a ele. Já se for uma situação minimamente arriscada, com carros por perto ou objetos que possam quebrar, é bom redobrar a atenção com o gatinho ou cachorro para evitar que ele se machuque.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes