Quem tem um cachorro destruidor sabe bem a sensação de chegar em casa e encontrar o sofá destruído, o controle remoto mordido ou a caminha dele destroçada. Esse comportamento traz problemas tanto para o tutor quanto para o cão e, por isso, é importante saber como evitá-lo. Algumas mudanças na rotina, como comprar uma cama para cachorros destruidores e passear mais com o cachorro, podem ser necessárias para controlar seu pet. Se você se identifica com a frase “Meu cachorro destrói tudo, o que fazer?”, confira as dicas do Patas da Casa de como direcionar o comportamento do seu cachorro destruidor de maneira saudável.
Por que meu cachorro destrói tudo? Tédio, saudade e busca por atenção são os motivos mais comuns
O primeiro passo para lidar com um cachorro destruidor é entender por que ele age assim. Existem muitos motivos que levam a esse comportamento, mas um dos motivos mais comuns é o tédio. Muitos cães passam a maior parte do tempo dentro de casa, sem gastar sua energia. No caso dos filhotes ou raças com temperamento mais agitado, o tédio é ainda maior, pois estão cheios de energia que fica reprimida. Assim, o cachorro destrói tudo como forma de colocar para fora toda a disposição que tem.
Um sinal que você deve se atentar é no momento em que seu cachorro destrói tudo. Se você está em casa, principalmente perto dele, é provável que seu pet esteja tentando chamar sua atenção para brincar ou passear com ele. Já se o cachorro destrói tudo quando você está fora de casa, talvez ele esteja lidando com a ansiedade de separação. Ele simplesmente sente a sua falta e, na sua ausência, adota esse comportamento.
Repreenda o cachorro destruindo tudo no momento certo
Ao ver o cachorro destruindo tudo, é normal que o tutor diga “Para com isso agora!” ou “Você não pode fazer isso!”. Em alguns casos, isso dá certo e o animal realmente te obedece. Porém, alguns pets podem ter o comportamento reforçado. Cada cão reage de uma maneira às ordens do tutor. Enquanto uns tem medo e acatam a ordem, outros não ligam e até acham divertido, pois sentem que conseguiram chamar a atenção que tanto queriam. Por isso, é importante saber a melhor maneira de repreender o cachorro destruidor.
O melhor momento é quando você pega o cachorro destruindo tudo no flagra. Esperar ou repreender mais tarde não terá o mesmo efeito de quando o cão é pego na hora da atitude. Além disso, o “não” precisa ser firme e claro. Outra dica é, assim que repreender, ignorar o animal. Se insistir em brigar, o cão vai pensar que ganhou sua atenção e continuará fazendo cada vez mais para te ter por perto - mesmo que brigando. Por mais que seja difícil, se afaste, não olhe e o ignore por alguns minutos caso ele tente chamar a sua atenção. Isso vai evitar que o comportamento se repita.
Brinquedos para cachorros destruidores são uma ótima maneira de evitar que eles mordam objetos da casa
Além de trazer prejuízos ao tutor, o cachorro que destrói sofás, controles remotos e qualquer outro objeto pode engolir materiais que vão provocar problemas na saúde. Para evitar essas situações, uma boa saída é apostar nos brinquedos para cachorros destruidores. Eles redirecionam a atenção e a vontade do cão de destruir algo para um objeto que não fará mal a ele e, de quebra, vai fazê-lo parar de destruir os móveis de casa. Os brinquedos para cachorros destruidores têm diferentes materiais, cores e formatos. Existem opções de bolas indestrutíveis, mordedores e outros brinquedos interativos, que servem para o cão morder e ainda se alimentar, oferecendo uma boa experiência sensorial. Os brinquedos para cachorro feitos com materiais recicláveis, como caixas de papelão e garrafa pet, são ótimas opções de enriquecimento ambiental.
A cama para cães destruidores precisa ser feita de material resistente
Além do cuidado para escolher brinquedos para cachorros destruidores, é preciso dar uma atenção especial na caminha do pet. Aquelas mais clássicas de espuma costumam ser alvo de mordidas e, assim, estragam facilmente. A cama para cachorros destruidores precisa ter um material muito resistente para evitar que o animal consiga destruí-la. A cama feita de pneu é uma ótima opção de cama para cachorros destruidores. Ela é extremamente resistente, além de sustentável e com preço acessível, podendo ser comprada ou feita por você mesmo.
Passear com o cachorro é a melhor estratégia para direcionar o comportamento destruidor
O cachorro destruidor precisa colocar toda sua energia para fora e a melhor maneira de fazer isso é com os passeios e atividades físicas. O ideal é caminhar todos os dias, pois isso vai tirar todo o tédio e agitação do cãozinho e ainda o ajudará a se exercitar mais - sem falar que é uma forma do tutor também se manter mais saudável. Mesmo que tenha um quintal grande, é importante sair de casa, principalmente para ajudar na socialização. O contato com outros animais é importante para que o pet lide melhor com diversas situações, amenizando a ansiedade e o estresse - que muitas vezes levam a um cachorro destruindo tudo. Direcionar o animal e sua energia para atividades mais divertidas e saudáveis são a melhor forma de melhorar o comportamento do cachorro que destrói tudo.
Redação: Maria Luísa Pimenta