O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recentemente. Essa nova ‘raça’, porém, não surgiu de maneira espontânea, e sim propositalmente para simular os mesmos traços do grupo de cães American Bully, que são conhecidos por serem cachorros com aparência de ‘valentões’. Mas será que isso foi realmente uma boa ideia?
A criação do gato Bully XL tem gerado uma grande preocupação entre especialistas, e pode representar uma verdadeira dor de cabeça para os gateiros que adotarem esse gato exótico. Para conhecer melhor os detalhes da raça, reunimos abaixo tudo que se sabe até agora. Confira!
O gato Bully XL é uma mistura de Sphynx com Munchkin
Os traços que mais chamam a atenção no gato Bully XL são o fato de ele ser um gato sem pelos e de patas curtinhas. Isso não acontece à toa: esses felinos derivam do cruzamento do gato Sphynx, que é uma raça conhecida por ter apenas uma fina camada de penugem sobre o corpo, com o gato Munchkin, que é um gatinho de aparência rebaixada.
A nova raça de gato também tem a pele completamente enrugada, outra característica herdada do Sphynx. Para completar, o gato Bully XL tem um corpo super musculoso e intimidante, que é feito para remeter ao físico robusto dos cachorros American Bully, que parecem um tipo de Pitbull. Isso tudo contribui ainda mais para uma aparência ‘assustadora’ e de valentão.
Criação do gato Bully XL pode trazer graves consequências à saúde do animal
A aparência da raça de gato Bully XL é bastante diferente do que estamos acostumados e pode conquistar olhares de quem gosta de um animal excêntrico. No entanto, os especialistas não recomendam de jeito nenhum investir nesse bichano por vários motivos - todos eles ligados à frágil saúde do gato Bully XL.
Graças ao cruzamento forçado entre duas raças que são bem diferentes geneticamente, o Bully XL acaba sendo mais predisposto a uma série de problemas como:
- Infecções respiratórias
- Câncer de pele
- Queimaduras
- Artrite
- Dificuldade de mobilidade
Além disso, não se pode descartar também a possibilidade de outros problemas de saúde comuns entre os bichanos, como doenças renais e obesidade. Por esse motivo, os gastos com a saúde do gato Bully XL acabam sendo muito superiores do que os de outras raças “puras”.
Expectativa de vida da raça é bem baixa
Definir quanto tempo um gato vive é algo que depende de uma série de fatores, como raça, cuidados que o pet recebe ao longo da vida e condições de saúde. Como o gato Bully XL tem predisposição genética a várias doenças e probleminhas, a expectativa de vida dele acaba sendo muito menor, se comparado com outras raças. Segundo especialistas, esses gatinhos podem viver até 6 anos menos do que um felino doméstico comum.
Isso acontece porque as características combinadas dessas duas raças não são propícias para garantir uma boa saúde e, consequentemente, uma boa longevidade. Os programas de cruzamento costumam levar em consideração questões genéticas para inibir características consideradas prejudiciais e que possam comprometer a saúde do animal a longo prazo — e com o gato Bully XL, isso não foi pensado.
Na verdade, os criadores dessa raça que parece um cachorro American Bully levaram em consideração somente a estética do animal, e é por isso que isso é tão problemático. Portanto, caso esteja interessado em adquirir esse gato exótico, é bom pensar duas vezes!