Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma raça que foi originada na Austrália e que, pouco tempo depois, conquistou o mundo.
A raça de cachorro Blue Heeler, inclusive, carrega muitas características impressionantes. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu alguns fatos sobre esse pet para que você possa conhecê-lo melhor. Confira!
1) Blue Heeler é uma variação de cor do Boiadeiro-australiano
Ao contrário do que muita gente pensa, Blue Heeler não é um nome ‘oficial’ da raça. Na verdade, esses cães são registrados na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) como Boiadeiro-australiano (e lá fora como Australian Cattle Dog).
O Blue Heeler se refere à cor da pelagem do cachorro, que é caracterizada por uma coloração cinza azulada que pode vir acompanhada de manchas na cabeça. Outra possibilidade é o Red Heeler, que é um Boiadeiro-australiano com tons avermelhados e manchas nessa mesma região.
2) A pelagem do Red e Blue Heeler não exige tantos cuidados
O Red e Blue Australian Heeler têm pelos curtos e lisos, com presença de subpelo denso e macio. Para a felicidade dos fãs da raça, esse cãozinho não exige uma rotina intensa de cuidados. Uma escovação semanal dos pelos é suficiente para remover os fios mortos e manter a aparência saudável do pet — só é importante redobrar esse cuidado nos períodos de troca, que acontecem na primavera e outono.
3) O Boiadeiro-australiano é um cachorro de porte médio
Nem grande, nem pequeno: o Blue Heeler é um cãozinho que fica bem no meio termo. Ele é musculoso, mas atlético. Tem uma altura que pode variar de 43 a 51 centímetros; enquanto o peso varia de 15 a 22 kg. Mesmo sendo mediano, pode ser um bom cachorro para apartamento, desde que o tutor saiba como gastar a energia do pet.
4) A raça de cachorro Blue Heeler e Red Heeler demorou para ser reconhecida
A criação do cachorro Boiadeiro-australiano começou por volta do século XIX na Austrália. Acredita-se que algumas raças que deram origem ao pet incluem nomes como o já extinto Smithfield, Dingo (um cachorro selvagem), Collie e Bull Terrier.
Apesar de ter sido criada há mais tempo, a raça Blue Heeler só chegou na Europa na década de 1970, e alguns anos depois na América. O reconhecimento oficial do Boiadeiro-australiano aconteceu, por fim, em 1980 pelo American Kennel Club.
5) Com temperamento tranquilo, o Boiadeiro-australiano é amigável
Uma das maiores qualidades do Red e Blue Heeler é que esses cães, apesar de atentos e observadores, são muito obedientes, tranquilos e carinhosos. São cachorros que costumam ser brincalhões e que convivem bem com diferentes tipos de pessoas e animais, especialmente se forem socializados desde filhotes.
Caso não seja socializado, a tendência é que o Boiadeiro-australiano assuma uma postura típica de cão de guarda. Ele é protetor e leal, sendo ótimo nessa função. Ainda assim, é importante treiná-lo sempre com reforços positivos.
6) O cachorro Blue Heeler e Red Heeler é extremamente inteligente
O Boiadeiro-australiano está entre as 10 raças de cachorro mais inteligentes que existem, ocupando justamente a 10ª posição do ranking. De acordo com Stanley Coren, responsável por montar essa classificação, os cães dessa raça têm bastante foco e uma habilidade incrível de assimilar comandos, aprendendo com poucas repetições.
7) O Australiano-boiadeiro precisa de bastante exercício físico
A raça de cachorro Blue Heeler e Red Heeler é ativa e curiosa. Isso significa que, para ter uma boa qualidade de vida, o doguinho precisa ser constantemente incentivado a se movimentar e se exercitar. Passear com cachorro e apostar no enriquecimento ambiental para cães é uma ótima maneira de garantir isso.
8) O cão Boiadeiro-australiano pode ter alguns problemas de saúde
É bom ter uma atenção especial com a saúde do Red ou Blue Heeler: cachorro está suscetível a sofrer com alguns probleminhas, como a displasia coxofemoral e atrofia progressiva da retina.
Também é comum que alguns cães da raça sofram com surdez, condição que pode ser identificada ainda nos primeiros anos de vida do animal. O ideal é sempre manter as vacinas, vermífugos e consultas veterinárias em dia.
9) Expectativa de vida do Red e Blue Heeler é de até 15 anos
Com os cuidados certos, o Boiadeiro-australiano tem uma boa longevidade. Estima-se que esses cães vivam de 12 a 15 anos, em média. No entanto, pode ser que alguns animais superem essas expectativas e vivam ainda mais, dependendo dos cuidados e das condições de saúde do pet.
10) O preço do Boiadeiro-australiano não é dos mais caros
Se você sonha em ter um Red ou Blue Heeler, cachorro pode despertar dúvidas quanto ao preço. O valor de um Boiadeiro-australiano filhote não é tão caro, e pode variar entre R$ 1.500 e R$ 5.000, dependendo do canil, região e características do animal.
É importante procurar um canil de cachorro confiável antes de fechar a compra. Confira avaliações na internet, peça referência de conhecidos e visite o local. Isso tudo vai ajudar a encontrar um lugar que pense no bem-estar dos animais.