Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamos te ajudar! Mas antes de decidir qual raça é a melhor para você, é preciso avaliar algumas questões. Por exemplo, você dispõe de tempo livre no dia para passear, educar e conviver com um peludo em casa? Como estão suas finanças? Antes da adoção, você precisa avaliar se vai conseguir oferecer os cuidados básicos para o peludo, como uma alimentação de qualidade, consultas regulares com o veterinário e, claro, aquele tempinho para curtir o peludo.
Se você quiser mesmo assim se comprometer com a adoção, é importante escolher raças de cachorro que se adequem a sua rotina. Afinal, pessoas que moram sozinhas precisam deixar o peludo sozinho em algum momento, então esses cães precisam ter um certo nível de independência. Pensando nisso, o Patas da Casa separou uma lista com 10 raças de cachorro que são ideais para quem mora sozinho. Vem conferir!
1) Shih Tzu
O Shih Tzu é uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, e não só pela sua fofura, viu?! Esses cães são carinhosos e apegados ao dono, mas também são independentes, o que é perfeito para quem busca um companheiro leal. Por ter uma personalidade tranquila e um tamanho compacto, estão entre as melhores raças de cachorro para apartamento. Eles também conseguem se adaptar facilmente a ambientes e não precisam de passeios tão longos na rotina.
2) Basset Hound
Quando o assunto é preguiça, o Basset Hound se destaca de todas as outras raças. Não é atoa que ele é considerado uma das raças de cachorro mais preguiçosas. Eles adoram tirar um cochilo ao longo do dia e costumam se virar muito bem sozinhos. Por isso, se você precisa passar o dia inteiro fora trabalhando, pode ficar tranquilo que ele não sofrerá tanto com sua ausência. Mas não se esqueça de que eles são carinhosos e ótimos companheiros, então é importante que você ofereça todo o carinho e amor quando estiver com ele.
3) Samoieda
Se você gosta de cachorro grande e possui um espaço em casa adequado para receber o peludo, com certeza não vai se arrepender de ter um Samoieda. Ele é um cãozinho paciente e amigável, mas também é independente na medida certa. Ou seja, conseguem ficar sozinhos na ausência do tutor sem muitos problemas. Basta entretê-lo com brinquedos para cachorro que estimulem o animal. Ele também é super inteligente e responde muito bem ao adestramento, o que é fundamental para que o cachorro não desenvolva ansiedade de separação na fase de filhote.
4) Pug
Fofinhos, dóceis e carinhosos, o Pug é aquele CÃOpanheiro que todo tutor sonha em ter. O cachorro Pug se dá bem com todo mundo, gosta de estar perto dos donos e se adapta muito bem a diferentes ambientes. Por ser um cachorro braquicefálico, eles não precisam de exercícios intensos diariamente. Basta um passeio tranquilo e brinquedos interativos para gastar a energia desse peludo.
5) Chow Chow
Apesar de ser um cachorro grande, o Chow Chow é perfeito para tutores que moram sozinhos. Ele é um cachorro mega independente e sabe se virar sozinho. Mesmo quando os tutores estão em casa, esse peludo preza pelos seus momentos de tranquilidade. No entanto, precisa de uma rotina de exercícios para gastar energia. Se você mora sozinho mas não dispensa a chance de ter um cachorrinho, o Chow Chow é uma excelente escolha.
6) Akita
Protagonistas de um dos filmes de cachorros mais populares e amados das telinhas - Sempre ao Seu Lado -, o Akita é uma raça que não dá muito trabalho no dia a dia. Eles são independentes e conseguem passar um tempo sozinho sem o tutor. Também são cachorros leais e protetores com o dono, e com certeza vão ser os maiores devotos da relação entre vocês. Então se você está em busca de um companheiro tranquilo e leal, o Akita é perfeito para você.
7) Shar Pei
Conhecido pelas dobrinhas espalhadas por todo o corpo, o Shar Pei é dono de um temperamento muito tranquilo e calmo no dia a dia. Eles são amorosos, leais e independentes, e por isso são excelentes para tutores que estão em busca de silêncio e calmaria. Eles são cãezinhos preguiçosos também e não precisam de muitos passeios ao longo do dia para gastarem energia.
8) Pinscher
O Pinscher é um cachorro pequeno, pesa entre 2,5 a 6 quilos, mas apesar disso, carrega a fama de ser 'estressadinho’. Eles são cheios de energia, por isso precisam de passeios diários, mas 30 minutinhos é mais do que suficiente para relaxar esses pequenos. Com os tutores, essa raça de cachorro é companheira, leal, amorosa e divertida. Eles também são cães extremamente protetores e fazem de tudo para proteger aqueles que ama de ameaças.
9) Basenji
O Basenji é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, mas continua fazendo o maior sucesso entre os amantes de pets. Eles são cães de porte pequeno para médio, podem pesar até 12 quilos e possuem um corpo atlético, forte e musculoso. Ele é muito conhecido por ser um cachorro que não late, então se você é daqueles que gosta de silêncio, com certeza vai se dar bem com o Basenji. Muita gente compara o comportamento desse cachorro a de um gato, pois são cães curiosos, obstinados e independentes. Por isso eles são uma das raças de cachorro mais indicadas para quem mora sozinho.
10) Lhasa Apso
Cães leais e corajosos, os Lhasa Apso são conhecidos por serem bons cães de guarda, apesar de terem um porte pequeno - pesam entre 5 a 7 quilos e medem no máximo 25 centímetros. Eles são ótimos companheiros para quem mora sozinho, pois são protetores, afetuosos e independentes. Também são cachorros ideais para apartamento devido ao porte e disposição da raça, que não costuma ser muito agitada. Basta um passeio uma vez por dia para satisfazer os instintos desse cão.