Adoção animal

10 raças de cachorro que não precisam de tosa: os melhores cães para você que quer economizar com pet shop

Publicado - 30 Janeiro 2025 - 13h04

Atualizado - 30 Janeiro 2025 - 14h30

Sabia que existem algumas raças de cachorro que não dão muito trabalho quando o assunto é banho e tosa? São cães que geralmente possuem pelagem curta ou dupla, sendo recomendada apenas a aparação, sem a retirada completa dos pelos. Isso quer dizer que dá para economizar bastante com pet shop sem essa obrigação de fazer a tosa de cachorro!

Por isso, se você é do tipo de tutor que não quer ter o trabalho de procurar um ‘pet shop banho e tosa perto de mim’, essa lista é para você! Confira abaixo 10 raças de cachorro que não precisam de tosa.

1) Beagle

cachorro beagle sentado no gramado
O Beagle é um cachorro que não precisa de tosa

O cachorro Beagle é uma das melhores opções para quem não quer gastar muito tempo cuidando dos pelos do pet. A raça tem pelos curtos, densos e super macios que não devem ser totalmente tosados, ou podem acabar expondo a pele desses animais. Ou seja, a pelagem que eles têm serve como uma proteção.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Além disso, essa é uma das melhores raças de cachorro porque o Beagle também não precisa de banhos tão frequentes. Uma vez a cada 45 dias é o tempo ideal para cuidar da higiene do pet.

2) Labrador

cachorro labrador de pé ao ar livre
Labrador é uma das raças de cachorro de pelo curto mais fáceis de cuidar

A raça Labrador possui uma pelagem curta, densa e com presença de subpelo que também não precisa de cuidados tão específicos. Não se recomenda, inclusive, fazer a tosa de cachorro justamente porque raças com subpelo costumam sofrer com problemas de pele depois da tosa.

A frequência dos banhos é outro ponto positivo. O Labrador, se não estiver muito sujo, pode ser banhado a cada 2 meses. No entanto, é importante ter em mente que essa é uma das raças de cachorro que mais amam água. Então se o pet for na piscina ou no mar, é interessante lavá-lo com água doce em seguida (mas sem necessidade de enxágue).

3) Pinscher

cachorro pinscher de pé ao ar livre
O cachorro Pinscher tem a pelagem curta e rente ao corpo

Quando falamos dos cuidados com o Pinscher, cachorro da raça não precisa ser tosado. Esses cães possuem pelos curtos, lisos e rentes ao corpo, o que facilita os cuidados. Uma escovação semanal e banhos quinzenais são suficientes para manter o cãozinho com uma pelagem bonita e saudável.

Tosar cachorro, por outro lado, não é nem um pouco recomendável, o que pode te ajudar a economizar bastante com as idas ao pet shop. O máximo que se indica é fazer a tosa higiênica, mas sem tirar o comprimento dos pelos no geral, porque isso pode afetar a proteção natural da raça Pinscher.

4) Pastor Alemão

cachorro pastor alemão deitado no gramado
O Pastor Alemão possui pelagem dupla, mas não pode ser tosado

O Pastor Alemão é uma raça que não exige muitos cuidados. Isso porque esse cãozinho possui uma pelagem dupla que ajuda na regulação térmica - e a tosa de cachorro pode comprometer seriamente essa proteção.

O cachorro Pastor Alemão não costuma soltar tantos pelos, mas precisa de atenção maior durante os períodos de troca, em que as quedas se acentuam. Já os banhos podem ser dados em intervalos de aproximadamente 45 dias.

5) Boston Terrier

cachorro boston terrier em pé no gramado
O Boston Terrier não exige banhos frequentes

Além de ser uma ótima companhia para o dia a dia, o Boston Terrier é um dos cães que menos exige cuidados em relação à pelagem. O cãozinho tem os pelos curtos e lisos, e não precisa de tosa. Para melhorar mais ainda, quase não solta pelo no dia a dia. Todas essas características permitem espaçar mais a frequência de banhos.  

6) Dachshund

cachorro dachshund deitado na sala
A tosa de cachorro não é necessária no Dachshund de pelo curto

Existem três tipos de Dachshund: pelo longo, pelo curto e pelo duro. Enquanto as versões de pelo longo e duro costumam exigir maiores cuidados, o Dachshund de pelo curto não precisa tanto disso. Na verdade, nem se recomenda a tosa de cachorro, apenas a escovação dos pelos e banhos.

Para cuidar da pelagem da raça Dachshund de pelo curto, basta uma escovação semanal. Já os banhos podem acontecer pelo menos uma vez por mês, sempre com produtos específicos para pets.

7) Husky Siberiano

husky siberiano deitado na grama
O Husky Siberiano tem a pelagem volumosa, mas não pode ser tosado

O Husky Siberiano é outro cãozinho que apresenta uma dupla camada de pelos, e que, por isso, não requer tosa. Mesmo sendo bem peludo, é possível economizar bastante com esse pet, uma vez que os cuidados com a sua pelagem são mínimos.

A tosa de cachorro Husky Siberiano não é recomendada porque se os pelos forem cortados, o animal perde a sua proteção térmica. Durante os períodos de troca, as quedas se intensificam e as escovações devem ser diárias. Mas, no resto do ano, escovar os pelos três vezes na semana é suficiente. Já os banhos podem ser mensais ou a cada dois meses.

8) Dálmata

cachorro dálmata deitado na grama
A tosa não é recomendada no Dálmata

Outro exemplo de raça que não precisa da tosa de cachorro é o Dálmata. Embora essa seja uma das raças de cachorro que mais soltam pelos, esses cães têm fios bem curtos que não devem ser tosados porque isso acaba retirando a camada de proteção natural desses pets.

Ao contrário dos outros cães, o cachorro Dálmata não tem uma frequência certa de banhos. Eles costumam ser bastante limpinhos e não ficam com aquele odor desagradável. Então, a não ser que estejam realmente muito sujos, os Dálmatas não precisam de banhos todo mês.

9) Pug

cachorro pug deitado
O Pug não precisa de tosa, mas costuma soltar muito pelo

Com uma pelagem rasteira, lisinha e brilhante, o Pug também está na lista de raças de cachorro que não precisam de tosa. Esses cães já têm uma tendência natural a desenvolverem problemas dermatológicos, e isso pode piorar ainda mais se o tutor insistir em tosar o animal.

Os cuidados com a raça Pug são bem tranquilos. Os banhos devem acontecer uma vez a cada três semanas, em média, ou a cada 20 a 25 dias. Já a escovação deve ser feita frequentemente, pois apesar de ter pelos curtinhos, o Pug solta muito pelo.

10) Chow Chow

cachorro chow chow andando no parque
O Chow Chow é um cachorro que não pode ser tosado

O Chow Chow é uma raça que pode surpreender por aparecer aqui. Mas, mesmo sendo um cão muito peludo e volumoso, não se pode fazer a tosa de cachorro Chow Chow. A explicação é a mesma do Husky e Pastor Alemão: os pelos do pet funcionam como protetor térmico. Além disso, a tosa pode aumentar o risco de problemas de pele.

As escovações dos fios do cachorro Chow Chow precisam acontecer semanalmente, de preferência três vezes por semana. Já os banhos devem ser feitos uma ou duas vezes por mês, com um cuidado muito importante: secar bem os pelos do cachorro. A umidade favorece o surgimento de fungos, por isso depois do banho ele deve estar bem sequinho.

Cachorro

Cachorro espirrando pode ser sinal de alerta? Veterinária explica as causas e quando você deve se preocupar

Ver um cachorro espirrando é uma situação que pode parecer inofensiva, mas às vezes exige um olhar mais atento. A frequência dos esp...

Cachorro

Como alimentar cachorro com doença do carrapato? Aprenda como driblar a falta de apetite (checado por veterinários)

Uma das maiores preocupações na vida dos tutores é a doença do carrapato em cachorro. Trata-se de um problema relativamente comum, m...

Cachorro

Por que os cachorros montam em bichos de pelúcia? A explicação não é o que você imagina!

Quem nunca se deparou com a cena inusitada de um cachorro cruzando com um bicho de pelúcia ou almofada? Essa situação pode gerar ris...

Cachorro

Use esses 5 truques para descobrir a idade do seu cachorro

Calcular a idade de cachorro pode parecer uma tarefa difícil, mas existem alguns truques que facilitam (e muito) esse cálculo. É cla...

Cachorro

Cachorro espirrando pode ser sinal de alerta? Veterinária explica as causas e quando você deve se preocupar

Ver um cachorro espirrando é uma situação que pode parecer inofensiva, mas às vezes exige um olhar mais atento. A frequência dos esp...

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Cachorro

Como alimentar cachorro com doença do carrapato? Aprenda como driblar a falta de apetite (checado por veterinários)

Uma das maiores preocupações na vida dos tutores é a doença do carrapato em cachorro. Trata-se de um problema relativamente comum, m...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?