Cuidados dos animais

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Publicado - 18 Setembro 2024 - 18h20

Atualizado - 18 Setembro 2024 - 18h21

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinho para todos os gostos: de pelo branquinho, malhado, liso e até enrolado. Cada um deles apresenta um tipo de personalidade, e não tem desculpa para não levar pra casa aquele que mais combina com você. Para te ajudar a decidir qual é a raça de gato peludo perfeita para você, o Patas da Casa trouxe uma lista de felinos perfeitos para você afofar (se ele deixar).

1) Maine Coon

gato peludo da raça Maine Coon sentado no sofá
O Maine Coon é um gato peludo gigante

Se você quer um gato que chama a atenção em absolutamente todos os lugares que passa, o Maine Coon é a escolha perfeita para você. Considerado o maior gato do mundo, o Maine Coon consegue se destacar nos ambientes devido ao tamanho que pode ultrapassar um metro de comprimento. Impressionante, né?!  

Mas não é só o tamanho que surpreende. Os pelos desse gato também merece destaque. A pelagem do Maine Coon é bem longa, lisa e densa. As cores são bastante variadas, podendo ser : branco, preto, laranja, cinza, marrom e tricolor. E o melhor: ele adora receber carinho!

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Gato Birmanês

gato peludo da raça Birmanês sentado dentro de casa
O Birmanês é um gato peludo encantador e cativante

Também conhecido como Sagrado da Birmânia, o gato Birmanês possui uma aparência encantadora. Ele é um gato peludo que parece uma pelúcia, pois possui uma pelagem bem sedosa e macia. Quanto a cor do pelo, pode variar entre 4 tonalidades diferentes: preto, dourado, cinza e azul. São gatos afetuosos e muito calmos, então vão adorar ser afofados por longas horas.

3) Gato Persa

gato peludo da raça Persa sentado em sofá
O Persa é um gato peludo com carinha de bravo

Dono de uma carinha irreconhecível, o gato Persa é bem peludo. Esse gatinho simpático, tranquilo e bastante carinhoso com a família possui uma pelagem abundante, lisa e sedosa. Então a sensação ao toque é uma delícia para os humanos. Mas não é só isso que chama a atenção, as cores de gato Persa também surpreendem: eles possuem uma grande variedade de cores, mais de 100 combinações diferentes. O único padrão de cor que não é aceito nessa raça de gato peludo é a parecida com o Siamês, ou seja, com as extremidades mais escuras que o restante do corpo.

4) Norueguês da Floresta

gato peludo da raça Norueguês da Floresta sentado ao ar livre
O Norueguês da Floresta é um gato peludo que parece ter uma juba de leão

Diretamente dos países nórdicos, o Norueguês da Floresta é um gato peludo bem elegante e diferenciado. São grandes, extremamente gentis, sociáveis e peludíssimos. Os fios longos, lisos, densos e brilhantes dão um aspecto bem felpudo para esses bichanos. Ao redor do rosto, a pelagem do Norueguês da Floresta tende a ser maior do que a do restante do corpo, dando a impressão de que esses gatinhos possuem uma juba de leão. As cores do Norueguês aceitam quase todos os padrões, com exceção do padrão Siamês.

5) Selkirk Rex

gato peludo da raça deitado embaixo de cadeira
O Selkirk Rex é um gato peludo de pelagem encaracolada

Se você está em busca de gatos exóticos peludos para afofar o dia inteiro, temos um gatinho ideal para você: o Selkirk Rex. Mas o que ele tem de especial e diferente? Acontece que o Selkirk Rex é uma das raças de gato com pelo cacheado, uma característica bem diferenciada entre os felinos. Esse gato peludo adquiriu essa característica naturalmente, a partir de uma mutação genética espontânea. Podem apresentar qualquer tipo de tonalidade e padrão de cor. Apesar de independentes, são gatos muito carismáticos e que se dão bem com pessoas de todas as idades.

6) Gato Siberiano

gato peludo da raça Siberiano deitado me cima de arranhador
O Siberiano é um gato peludo que suporta baixas temperaturas

Essa é com certeza uma das raças de gato mais peludas que existem. Isso porque o gato Siberiano é originário da Sibéria, uma província localizada na Rússia que enfrenta invernos frios e rigorosos. Então os pelos desse gatinho se adaptaram para que eles pudesse suportar as baixas temperaturas. Por isso a pelagem é tão densa. Esse bichano pode apresentar uma série de cores, então você pode se deparar com um gato preto peludo, branco e todas as outras cores. São gatos de convivência tranquila e muito carentes, então um deles vai adorar receber carinho o dia todo.

7) Ragdoll

gato peludo da raça Ragdoll deitado no muro
O Ragdoll é um gato peludo que pode apresentar uma grande variação de cores

O Ragdoll é um gato peludo que se destaca devido à pelagem. Os pelos são longos e bem macios ao toque, o que dá um aspecto bem aconchegante para esse gatinho. Os olhos redondos azuis também são um charme da raça. Quanto às cores do Ragdoll, esse bichano pode apresentar três tipos de padrões: a colorpoint, que não possui a cor branca; o mitted que apresenta branco nas patas, pernas, peito e queixo; e o bicolor, que é quando o bichano possui dois tipos de cores. São gatos amigáveis e que ADORAM colo, então se prepare para afofar essa pelagem fofa por muitas horas.

8) Gato Himalaio

gato peludo da raça Himalaio deitado no sofá
O Himalaio é um gato peludo que parece com o Siamês e o Persa

O gato Himalaio parece muito com o Siamês, e existe uma explicação bem simples para isso: a origem deles. Esse gatinho surgiu a partir do cruzamento de um gato Persa com um Siamês. Como consequência, ele herdou os pelos longos do Persa e o focinho achatado e o padrão de cor do Siamês. Ou seja, a pelagem do Himalaio é longa, densa e bem cheia, mas assim como o Siamês, apresenta as extremidades do corpo em uma tonalidade mais escura que o corpo. Apesar de não ser um gato muito apegado aos humanos, o Himalaio é amigável e gosta de estar perto dos humanos.

9) Gato Angorá

gato peludo da raça Angorá deitado em manta
O Angorá é um gato peludo que geralmente apresenta a coloração branca

Um gato peludo que esbanja beleza e sofisticação por onde passa é o gato Angorá. Esse felino é gracioso, elegante e diferenciado. A pelagem dele é lisa, de média a longa, e geralmente é mais comprida em regiões como o pescoço, ventre e cauda. Apesar do branco ser a cor mais comum desse gatinho, eles também podem apresentar outras cores, como cinza, preto, canela, lilás e smoke. Além disso, é muito comum ver exemplares de gato com heterocromia, ou seja, com um olho de cada cor.

10) Gato Somali

gato peludo da raça Somali sentado no chão
O Somali é um gato peludo que apresenta uma aparência exótica

Se você está em busca de um gato com aparência exótica para chamar de seu, o Somali pode te surpreender bastante. Ele é bem parecido com o Abissínio, e isso porque eles foram originados dessa raça de gato. No entanto, diferente do Abissínio, o gato Somali possui uma pelagem comprida e exuberante. A pelagem dele tem o padrão de cor denominado como ticking, alternando com cores mais escuras e mais claras por toda a extensão do corpo. É um gato que adora brincar e aproveitar os momentos em família.

Como cuidar de um gato peludo?

Toda raça de gato peludo exige uma rotina de cuidados com a pelagem para manter o aspecto saudável do pelo. Para evitar a formação de bolas de pelo e retirar o excesso de pelos mortos, é importante estabelecer uma rotina de escovação diária para retirar as impurezas da pelagem e manter o aspecto sedoso e macio. Isso porque a escovação estimula a produção de óleos naturais que mantém o aspecto bonito dos belos pelos do animal. Como qualquer gato, o banho e tosa não é recomendado e podem deixar o animal bem estressado. 

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas