Todo 4 de Junho é celebrado o “Dia de Abraçar Seu Gato”. Não se sabe exatamente a origem desta data — talvez tenha sido criada por alguma organização em homenagem aos felinos ou, simplesmente, como uma desculpa dos tutores para agarrar os bichinhos. Seja qual for a motivação por trás da ideia, uma coisa é certa: toda oportunidade de fazer carinho em gato é bem-vinda.
Dito isso, aproveitando o clima de amor e fofura no ar, que tal aprender a identificar as principais demonstrações de afeto do seu companheiro felino? Se ainda te restavam dúvidas sobre como fazer carinho em gatos, elas vão acabar agora!
Dia De Abraçar Seu Gato: conheça 6 sinais de que seu pet quer carinho
1) Gato ronronando
Para boa parte dos tutores, notar o gato ronronando é algo corriqueiro. Mas, acredite: muitos podem não compreender esse famoso hábito dos felinos. O comportamento nada mais é do que uma forma de comunicação dos gatos, que ronronam para criar laços com a mãe e os irmãos. Por isso, se o seu gato está ronronando, é porque se sente feliz na sua presença — e faz questão de demonstrar.
2) Sentar ou deitar no colo do tutor
O gato sentar ou deitar no tutor — principalmente, se a iniciativa vier acompanhada de uma massagem, mais conhecida como “amassar pãozinho” — é sinal de confiança e carinho. Significa que ele se sente confortável e te considera, praticamente, um membro da família.
3) Gato piscando lentamente pra você
Já observou o seu gato piscando lentamente para você e/ou para outros moradores da casa? O gesto é conhecido como ”olho de gato” e, para a surpresa de muitos tutores, é uma significativa demonstração de afeto. É como se o gato estivesse te mandando um beijinho silencioso e declarando sua amizade e confiança. Por isso, sempre que possível, vale piscar de volta!
4) O gato esfrega a cabeça no tutor
Você provavelmente já recebeu as famosas “cabeçadinhas” no meio de uma sessão de carinho de gato. Os felinos fazem esse movimento como um sinal de que reconhecem o cheiro do tutor e, mais do que isso, de que o consideram importante em sua vida.
Mas, preste atenção: se o comportamento se tornar obsessivo ou diferente do habitual, pode ser que o bichinho esteja com dor. Neste caso, busque a avaliação de um veterinário o quanto antes.
5) Gato te seguindo pela casa
Ter um gato em casa é aceitar que ir ao banheiro sozinho não é mais uma realidade possível. Isso porque é normal ver o gato seguindo o tutor por todos os cantos, inclusive nos momentos mais íntimos. Este hábito pode significar que os bichanos querem alguma coisa, como comida e atenção, mas, muitas vezes, apenas quer dizer que eles te amam e desejam ficar por perto.
6) Gato mostrando o bumbum
Essa pode parecer esquisita para quem não convive com felinos. Porém, os tutores já sabem: entre um carinho e outro, os gatos adoram mostrar o bumbum. O comportamento é natural e, por mais inusitado que seja, também faz parte da comunicação dos bichanos. Eles fazem isso para se cumprimentar, descobrir informações importantes uns sobre os outros e demonstrar carinho e confiança aos mais chegados.
Agora, sim! Você já sabe o que significa quando seu gato te abraça (do jeitinho deles, claro) e pode comemorar o dia 4 de Junho em grande estilo.