Um dos cuidados de saúde mais importantes é a vacina para cachorro. Ainda assim, muitos tutores não dão a devida atenção e até deixam a vacina atrasar. Essa atitude é extremamente grave para a saúde do animal e às vezes até para os humanos também, já que algumas vacinas também combatem zoonoses como a leptospirose e a raiva canina. Um cachorro com as vacinas em dia está protegido e ainda deixa a comunidade mais segura.
Assim como os humanos, os pets também precisam seguir um calendário de imunização que previne diversas doenças muitos graves. Esses são apenas alguns dos benefícios de vacinar cachorro: veja abaixo outras 5 vantagens de deixar o seu cãozinho sempre protegido.
1) Vacina para cachorro filhote previne doenças mais comuns nos primeiros meses de vida
A vacinação do cachorro é a maior forma de prevenção de doenças bem graves. A v10 é uma das vacinas obrigatórias para cachorro e protege o animal de doenças como a parainfluenza, cinomose e leptospirose. Todo filhote precisa passar pelo ciclo de vacinação: normalmente são três doses da v10 a cada 21 dias. A partir do ano seguinte, o cachorro precisará apenas de uma dose de reforço. Para ficar ainda mais protegido, é importante que o animal também tome a vacina contra raiva e a vacina de gripe canina.
2) Vacina para cachorro ajuda a proteger a comunidade contra zoonoses
A imunização de cães também funciona como uma forma de proteger toda a comunidade. Muitas doenças prevenidas pelas vacinas são consideradas zoonoses - ou seja, são transmitidas para os humanos. Por isso, vacinar o cachorro também é um exemplo de cidadania, pois contribui para que doenças como a raiva deixem de ser uma ameaça. Por isso, se atentar para a renovação anual da vacina é muito importante.
3) Vacina para cachorro pode evitar grandes gastos com a saúde do pet
Quem é pai de pet sabe que toda a alegria e amor que os cães proporcionam vem acompanhada de muitas responsabilidades e gastos. As despesas com a saúde animal costumam ser as mais pesadas para o orçamento. Não é à toa que muitos tutores optam pela contratação de um plano de saúde para animais. Vacinar o cachorro seguindo o calendário certinho evita que o cachorro seja contaminado por doenças graves - o que geraria um alto custo para o tratamento.
4) Vacina para filhote de cachorro: expectativa de vida do animal aumenta após a imunização
Aumentar a longevidade do pet é um desejo comum entre todos os tutores de cachorro. Afinal de contas, eles fazem nossos dias mais felizes e é quase que impossível não se apegar a eles sentimentalmente. Vacinar o cachorro é uma forma de aumentar a expectativa de vida do pet, até porque muitas doenças prevenidas pela imunização podem ser fatais.
5) Vacina para cachorro traz segurança ao animal
Passear com o cachorro é um dos cuidados mais essenciais do cotidiano de um tutor. Mas nada de sair na rua com o cãozinho até que ele tenha tomado todas as vacinas essenciais. O contato com a rua e outros animais desconhecidos é uma das formas mais comuns de contrair doenças. Se você mora em regiões endêmicas, é importante considerar vacinas não obrigatórias para o cachorro, com as de giárdia e leishmaniose.
Redação: Hyago Bandeira