O cachorro latindo é um comportamento mais comum dos que os tutores esperam. Afinal, como todos sabem, os latidos fazem parte da linguagem canina e são uma forma do seu amigo de quatro patas se expressar. Mas você sabia que existem vários tipos de latidos de cachorro, e cada um deles representa uma situação diferente? É importante ficar atento ao comportamento animal, mas também treinar o seu ouvido para conseguir decifrar o verdadeiro significado por trás de um cachorro latindo. Se você tem curiosidade para compreender melhor o que o seu cãozinho quer dizer com a vocalização, separamos 5 significados diferentes para o latido de cachorro abaixo.
1) O latido de cachorro alto às vezes é sinal de tédio, mas também pode ser um alerta
Ao encontrar um cachorro latindo em um volume muito alto, é importante considerar duas situações: ou que o animal está entediado e extravasa isso por meio das cordas vocais, ou ele está tentando te alertar de alguma coisa. É preciso lembrar que os cães têm uma capacidade auditiva muito superior à nossa, por isso eles conseguem detectar facilmente qualquer barulho estranho que venha de fora - como quando chega uma visita em casa. Como bom vigilante, o latido de cachorro alto pode ser para chamar a atenção do tutor e afastar possíveis invasores.
Por outro lado, essa também é uma situação típica de quando o bichinho se sente entediado. Isso acontece principalmente quando o cão passa muito tempo em casa sem estímulos físicos e mentais. Geralmente esse é o latido de cachorro que mais incomoda os vizinhos, porque ele é bem alto e não cessa facilmente. Alguns brinquedos e outros tipos de enriquecimento ambiental podem ajudar a melhorar a situação.
2) Cachorro latindo baixo geralmente é uma reclamação ou lamento
O latido de cachorro alto não é o único que pode acontecer, embora ele chame mais atenção. Às vezes você pode ouvir um cachorro latindo baixo no dia a dia, mas o que será que isso significa? A resposta é simples: muitas vezes esse latido é semelhante a um murmúrio porque se trata de uma reclamação, como se o cão estivesse resmungando pelos cantos. Esse tipo de barulho é comum quando o animal não consegue o que ele quer e fica frustrado por isso - pode ser quando ele está muito animado para passear, mas o passeio foi cancelado, por exemplo. Também pode acontecer se ele quiser brincar ou ganhar um petisco, e não recebeu atenção.
3) Cães latindo para outros cães é uma forma de comunicação entre eles
O latido de cachorro é fundamental na linguagem canina. Ele serve não apenas para os cães se comunicarem com seus humanos, mas também para se comunicarem entre si. Se você já viu um cachorro chamando outro cachorro, sabe do que estamos falando: muitas vezes quando um doguinho avista outro cão na rua, ele utiliza o latido para chamar sua atenção. Essa é uma forma que eles encontram de cumprimentar seus aumigos, vizinhos que moram por perto ou qualquer outro bichinho que esteja passando ao lado, e geralmente é um latido de cachorro amigável. Ainda assim, é importante ficar atento à entonação dos latidos, porque às vezes quando dois cães mais territorialistas se esbarram, pode ser sinal de problema.
4) Cachorro latindo forte e bravo significa que ele está irritado com alguma coisa
Ao observar um cachorro latindo “bravo” é possível perceber que a vocalização dele fica mais forte como forma de intimidar o seu alvo - ou aquilo que está o incomodando. Nesses casos, os latidos podem vir acompanhados de rosnados e grunhidos, e o cãozinho adota uma postura impositiva, como se estivesse se preparando para atacar (se necessário). Geralmente é algo que acontece quando o animal é muito territorialista ou desconfiado com outras pessoas. Vale destacar que o latido de cachorro pequeno também pode ter um tom bravo, como acontece com alguns cães da raça Pinscher. Tamanho não é documento, e qualquer cachorro de porte grande, médio ou pequeno pode ficar bravo com determinadas situações.
5) O latido de filhote de cachorro costuma ser saudade da mãe
Quem tem um filhotinho em casa já sabe que o latido de cachorro novo é muito frequente, ainda mais se o doguinho foi separado da mãe recentemente. Isso acontece porque o animal sente falta do colo materno e do acolhimento que a mãe oferece nas primeiras semanas de vida. Como resultado, latidos, choros e outros ruídos acabam fazendo parte da rotina do cãozinho. Além do sentimento de saudade, o latido de filhote de cachorro também pode indicar outras situações, como fome, frio ou solidão. É preciso oferecer um cantinho que atenda todas as necessidades do seu novo pet e, claro, oferecê-lo muito amor, carinho e momentos de diversão.
Redação: Juliana Melo