Você sabe como tirar pulga de gato filhote e adulto? Ao perceber que o seu pet está se coçando mais do que o normal, você deve ligar o alerta. Pode ser que o motivo para isso seja a tão temida pulga de gato. Os felinos não estão imunes a esses parasitas, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar. Embora sejam mais comuns nos cães, também é possível detectar pulgas em gatos, principalmente se o seu amigo tem o hábito de dar umas voltinhas por aí de vez em quando. Por isso, é fundamental saber como acabar com as pulgas dos gatos da melhor forma possível.
Existem várias formas de eliminá-las dos bichanos com produtos antipulgas para gatos. Entender um pouco mais sobre todas essas opções é indispensável para acabar com esse problema de uma vez por todas. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas sobre como tirar pulga de gato. Dá só uma olhada!
Pulgas em gatos não são difíceis de identificar
Antes de saber como acabar com as pulgas do gato, precisamos saber como identificá-las. Existem alguns sinais muito importantes que você deve estar atento. Mesmo que seu gato seja criado apenas em casa, os parasitas podem entrar em seu lar nos sapatos dos tutores. Veja alguns indícios de que você precisará tirar pulga de gato:
- animal se limpando excessivamente
- lesões vermelhas ou saliências na pele
- gengiva pálida
- fraqueza
- perda de peso
- ansiedade
- partículas pretas na pele
- coceira intensa
Por incrível que pareça, não é tão difícil identificar esses parasitas, já que eles podem ficar bem aparentes como partículas pretas sobre a pelagem do animal. Entretanto, se o gato apresentar algum sinal citado acima, vale a pena conferir como vai a sua saúde com um médico veterinário de confiança. Principalmente porque, no caso do gato filhote, por exemplo, não será qualquer tratamento que pode ser aplicado. As pulgas de gato podem ser muito prejudiciais para o bem-estar dos felinos.
Como tirar pulga de gato? Veja 5 opções
A dúvida que todo o tutor fica ao identificar pulgas em gatos: “como acabar com elas?”. Essa talvez seja a parte mais difícil do problema. Você pode testar aos poucos qual procedimento é melhor para o seu gatinho, e para quem é tutor de bichano filhote é fundamental verificar se a opção é válida para os pequenos. Confira algumas formas de eliminar os parasitas:
1) Shampoos antipulgas para gatos são ótimos para acabar com as pulgas dos gatos
O shampoo para gato antipulgas é primeira opção a ser considerada quando o assunto é como tirar pulga de gato. Os felinos podem utilizar o produto para conter a infestação de parasitas e, em casos mais leves, costuma ser suficiente para livrar o seu pet do problema, matando as existentes e repelindo a chegada de novas pulgas por alguns dias. No entanto, quando a quantidade de pulgas em gatos é muito grande, o tutor deve utilizar outros produtos além do shampoo para garantir maior eficiência no combate, como os comprimidos antipulgas. Existem muitas opções que servem para os filhotes, e geralmente a faixa etária do produto vem descrita na embalagem.
2) E possível eliminar pulgas de gatos com comprimido antipulgas
Essa pode ser a melhor forma de como acabar com pulgas em gatos. O comprimido antipulgas serve para matar as existentes, e ainda servem para protegê-lo de novos parasitas por um período estipulado pelo fabricante. Por mais que pareça uma missão impossível dar comprimido para gato, é possível utilizar um aplicador para esse tipo de remédio e outras dicas que podem ajudar. No entanto, lembre-se: para acabar com o problema de vez, é importante higienizar completamente o ambiente em que o seu gato vive para evitar que ele sofra com as pulgas novamente. Alguns comprimidos servem também para o filhote de gato, mas é preciso ler a bula antes para conferir.
3) Remédios caseiros podem ajudar a acabar com as pulgas dos gatos
Essa opção é para quem gosta de aprender como acabar com pulgas em gatos de forma mais simples e sem precisar gastar muito. Os remédios caseiros também podem ajudar com a situação. Alguns óleos essenciais, como lavanda e citronela, podem ser acrescentados ao shampoo antipulgas para gatos para ter maior eficácia na hora de eliminar esses parasitas. A citronela, inclusive, é bastante conhecida por ser tratar de um repelente natural de insetos e também funciona contra as pulgas. Mas atenção: filhotes de gato não podem usar esse tipo de produto porque são mais sensíveis e podem sofrer com coceira. Além disso, ferver água com camomila também consegue afastar as pulgas do seu gato. Basta molhar um paninho na mistura e depois passar no corpo do felino.
4) Pipeta é uma das melhores formas de como acabar com a pulga do gato
Esse método é uma das formas de como acabar com a pulga do gato mais eficientes. O produto nada mais é do que um líquido que deve ser aplicado na nuca do pet. Dessa forma, o conteúdo será absorvido e eliminará os parasitas em pouco tempo. Muito prática, a pipeta é um dos antipulgas mais utilizados e alguns produtos também servem para gatos filhotes (basta conferir na embalagem).
5) Spray para tirar pulga de gato é outra opção válida
Esse produto é bem prático e consiste em um spray que deve ser aplicado no pet. A frequência varia de opção para opção. O mais legal de tudo é que muitas vezes o spray também serve para prevenir as infestações. Grande parte dos sprays são liberados para filhotes.
Como eliminar pulgas de gatos no ambiente?
Existem algumas recomendações valiosas para prevenir a infestação. Não adianta usar um remédio para pulgas no seu gato e não fazer o tratamento do ambiente, pois o animal vai acabar atraindo os parasitas novamente. É fundamental fazer uma limpeza adequada na casa para acabar com a infestação. Os pesticidas encontrados nos pet shops, por exemplo, são ótimos para exterminar de vez qualquer parasita que tenha ficado para trás, principalmente em quintais e grandes áreas. Outra dica é a dedetização para se certificar de que não há mais nenhum resquício de pulgas de gatos no ambiente.
Como prevenir as pulgas em gatos?
Você também pode evitar que seu felino contraia pulgas. A coleira antipulgas para gatos, por exemplo, libera uma substância que afasta os parasitas e protege o corpo do bichano. É uma ótima alternativa, principalmente a longo prazo, já que algumas opções agem por até oito meses. Se houver qualquer dúvida, vale conversar com o veterinário do seu pet a respeito do assunto. O profissional também poderá indicar outras alternativas para evitar o problema, como o remédio antipulga. Além disso, invista na limpeza adequada do ambiente em que o pet vive e evite entrar em casa com sapatos sujos da rua.
Redação: Juliana Melo e Hyago Bandeira
Publicada originalmente em: 29/10/2020
Atualizada em: 20/08/2021