Adoção animal

5 motivos para adotar um cachorro grande

Publicado - 31 Agosto 2023 - 20h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Adotar um animalzinho é uma decisão muito importante na vida de qualquer um, principalmente para os cachorros e gatos abandonados que carecem de amor e carinho ao longo de toda vida. Infelizmente, alguns animais enfrentam desafios ainda maiores para encontrar uma família que esteja disposta a amá-los, como o cachorro grande. Muitas pessoas pensam que adotar cachorro grande é um grande desafio e acabam optando por raças de cachorro pequeno.

Para desmistificar a crença de que cachorros grandes dão mais trabalho, conversamos com a Alexandra Gimenez, que faz parte do Instituto Abrigo Chácara Dolores, e listamos 5 motivos para adotar um cachorro grande. Confira!

1) Raças de cachorro grande costumam ser mais protetoras

Quando pensam em raças de cachorro grande, é comum se deparar com pessoas cometendo o equívoco de associar o porte do animal ao nível de “braveza”. Entretanto, não é porque o cachorro é grande que significa que ele é bravo. O que acontece, na verdade, é que os cães maiores costumam ser protetores com os seus tutores, então eles podem demonstrar um comportamento canino mais agressivo ao sentirem alguma ameaça. Mas não se deixe levar pelo tamanho: também existem raças pequenas que são tão protetoras quanto um cachorro grande, como o Pinscher e o Yorkshire.

Imagem Quiz:Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Para a Alexandra Gimenez, os adotantes precisam levar em consideração o temperamento do cachorro antes do seu porte: “Ao pensarem no porte, as pessoas deixam de avaliar o mais importante, que é  o temperamento do animal. Muitas vezes se tem animais de porte pequeno que latem muito, enquanto temos animais de porte grande com temperamento mais passivo e calmo”.

Cachorro caramelo
O gigante, como o próprio nome diz, é um cachorro grande saudável disponível para adoção na Chácara Dolores

2) Nem todo cachorro grande necessita de muito espaço para viver

Você sabia que existe raça de cachorro grande que pode viver tranquilamente em apartamentos? É o caso do Golden Retriever e do cachorro vira-lata, que conseguem se adaptar bem em qualquer lugar. Segundo a Alexandra, o espaço é uma das principais justificativas dos adotantes que optam por animais de pequeno porte. No entanto, isso não deveria ser um impeditivo para abrir o coração para um cachorro grande.

Há uma falsa crença de que os cachorros pequenos não necessitam de  muita atividade física, o que nem sempre é verdade. Passear com cachorro é fundamental para qualquer animal, independentemente da raça. Não é à toa que existem algumas raças de cachorro pequeno que precisam gastar tanta energia quanto animais grandes, como é o caso do Dachshund e Jack Russell Terrier.

3)  Cachorros grandes muitas vezes são mais dóceis do que os pequenos

A personalidade canina é moldada por uma combinação de fatores, como a genética, mas também depende muito de como o animal foi criado e treinado. Cães que passaram pelo processo de socialização quando filhotes costumam ter um comportamento mais amigável com outras pessoas e animais. Além disso, a raça também conta: o Labrador, por exemplo, é uma raça de cachorros grandes que costuma ser muito mais tranquila do que o Pequinês

Para não ocorrer uma frustração após a adoção do animal devido ao seu comportamento, Alexandra aconselha: “A adoção realmente tem que ser muito pensada. Converse com as pessoas que irão conviver com o pet, visite o abrigo onde ele está abrigado para conhecê-lo e converse com o responsável pelo abrigo sobre o temperamento dele”.

4) Raça de cachorro grande é uma ótima companhia para crianças

É muito comum pensarem que cães pequenos são as melhores raças de cachorro para criança, mas isso é só mais um dos estigmas contra a raça de cachorro grande. O Pastor Alemão, por exemplo, é uma das raças mais indicadas para bebês, pois costumam ser extremamente dóceis e protetores. Eles desenvolvem facilmente o vínculo com crianças. 

Assim como ele, o vira-lata é um ótimo companheiro da criançada, mas infelizmente, são os peludos mais abandonados e rejeitados na hora da adoção. “A maioria dos animais abandonados são sem raça definida, de porte médio e grande, e muitas vezes requerem do adotante paciência na adaptação, pois podem ter trauma do abandono ou de agressões vividas”, explica a Alexandra.

5) O cachorro grande costuma ser mais fácil de adestrar

O adestramento de cães não está diretamente ligado ao tamanho do animal, mas existem alguns fatores que influenciam no sucesso do adestramento de cachorros maiores, como fatores genéticos da raça. Então não é que os cachorros pequenos não possam ser adestrados, mas eles costumam ser um pouco mais teimosos que os cachorros grandes. Vale dizer também que grande parte das raças de cachorro mais inteligentes do mundo são de grande porte - um ótimo motivo para dar uma chance para esses peludões. 

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles nos ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato e que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região

Cachorro

Diarreia e vômitos descontrolados: qual a doença mais grave que pode atingir o sistema gastrointestinal dos cães?

Diarreia intensa, vômitos constantes, perda de apetite e fraqueza extrema. Esses sintomas são comuns em problemas digestivos em cach...

Adote um animal

Esses são os tipos de cachorros com menor chance de adoção; veja o que você pode fazer por eles

Encontrar um cachorro abandonado pelas ruas é uma cena de partir o coração. Mas, felizmente, muitos cães são resgatados por abrigos ...

Cachorro

Cachorro pode comer jabuticaba? Descubra se a frutinha está liberada ou não

A jabuticabeira é uma árvore frutífera muito comum nos quintais das casas brasileiras. Mas você já se perguntou se cachorro pode com...

Cachorro

O que acontece quando separa um filhote de cachorro da ninhada e da mãe?

Filhotes de cachorro são criaturinhas incrivelmente fofas que encantam qualquer pessoa! Mas, assim que nascem, esses animais também ...

Cachorro

Diarreia e vômitos descontrolados: qual a doença mais grave que pode atingir o sistema gastrointestinal dos cães?

Diarreia intensa, vômitos constantes, perda de apetite e fraqueza extrema. Esses sintomas são comuns em problemas digestivos em cach...

Comportamento

4 livros para pessoas apaixonadas por gatos: eles vão te ensinar algumas lições e emocionar

Se você é um gateiro de verdade, sabe que a vida sempre fica melhor com um toque felino. Afinal, os gatinhos têm o poder de transfor...

Adote um animal

Esses são os tipos de cachorros com menor chance de adoção; veja o que você pode fazer por eles

Encontrar um cachorro abandonado pelas ruas é uma cena de partir o coração. Mas, felizmente, muitos cães são resgatados por abrigos ...

Cachorro

Cachorro pode comer jabuticaba? Descubra se a frutinha está liberada ou não

A jabuticabeira é uma árvore frutífera muito comum nos quintais das casas brasileiras. Mas você já se perguntou se cachorro pode com...

Ver todas