Um dos objetos de decoração que não pode faltar nas casas é a árvore de Natal. Para quem tem gatos, entretanto, a tarefa de montar e enfeitar um pinheirinho é um pouco mais complicada, mas longe de ser impossível. Acontece que os gatos são animaizinhos muito curiosos e corajosos, que não perdem a oportunidade de interagir com aquilo que consideram interessante. E aí, em poucos minutos, eles podem levar ao chão a sua árvore de Natal. Gatos não fazem isso por mal: para eles, bolinhas, guirlandas e outros elementos natalinos são, na verdade, brinquedos! Quer descobrir como manter sua casa arrumada no fim do ano? Veja a seguir 5 passos para montar uma árvore de Natal à prova de gatos.
Passo 1: entenda a relação entre gato e árvore de Natal
Se para as festas de fim de ano a árvore de Natal é um elemento que chama a atenção, para os gatos não é diferente. Quando os felinos olham para as luzes do pisca-pisca, por exemplo, ele pensa que são insetos prontos para serem capturados. Sininhos que fazem barulho despertam sua curiosidade pelo barulho, e é praticamente irresistível para eles baterem com as patinhas nesse enfeite. Outros objetos pendurados, como bolas de Natal, são percebidos como varinhas e fazem com que os gatos queiram pular para pegá-los. Quando elas podem refletir a imagem do gato, então, maior pode ser o “estrago”: seu gato pode pensar que há outro gato no local.
Passo 2: árvore de Natal para quem tem gatos é mais segura quando é menor
O tutor do gato precisa saber que, se quiser montar uma árvore de Natal em casa, estará correndo risco de ela ser alvo do felino. Por mais que você cuide da montagem, mantendo o gato distante enquanto pendura os enfeites, e lance mão de estratégias que reduzam o seu interesse, é impossível garantir que o bichano não vá pular sobre ela. Então, é melhor optar por um pinheirinho pequeno e leve, que não vai machucar muito o animal se cair em cima dele.
Passo 3: árvore de Natal para gatos precisa ter a base reforçada
O papel do tutor do gato é garantir que, ainda que ele tente, não consiga derrubar a árvore de Natal - o que poderia, inclusive, machucá-lo. Uma boa estratégia é forrar a superfície onde o pinheirinho ficará com fita crepe, fita dupla face ou papel alumínio. Esses dois materiais causam muita aflição nos felinos, que evitam tocá-los com as patas. Aproveite para fixar a árvore com uma fita dupla face mais forte, conhecida como fita banana.
Passo 4: para acostumar o gato, árvore de Natal pode ficar “vazia” por alguns dias
Vai ser bem mais fácil fazer com que o gato não destrua a árvore de Natal se você deixá-la montada sem enfeites até que a curiosidade inicial do felino passe. Incluir a ornamentação de forma gradativa é outra ideia. Durante esse período de adaptação, deixei um borrifador de água próximo à árvore, e não hesite em borrifar caso o gato ameace pular na árvore!
Passo 5: escolha enfeites mais simples para uma árvore de Natal anti gato
Em vez de bolas de Natal de vidro, que são chamativas por refletirem a luz, podem quebrar e cortar seu gato, pendure bolas de plástico. Enfeites de papel, de feltro ou borracha também são opções que, se caírem no chão, continuarão intactas. Dispense o festão, que pode causar asfixia caso o gato se enrole nele. Por fim, prenda bem todo e qualquer enfeite aos galhos da árvore, utilizando arame. Viu como é fácil montar uma árvore de Natal à prova de gatos?