Os sinais de que um cachorro não gosta de você costumam ser bastante claros: ele evita ficar por perto, te ignora e não faz contato visual, no geral. Mas será que você sabe reconhecer quando o contrário acontece? Pode acreditar: o “amor de cachorro” é bem visível e o cãozinho sempre dá vários indícios do quanto gosta de uma pessoa (seja o próprio dono ou não). Se você até sabe como conquistar um cachorro, mas quer ter certeza de que o pet gosta de você, fique de olho nessa lista com 5 sinais de que o doguinho te ama!
1) Como saber se meu cachorro me ama: ele fica muito feliz quando te vê (e até abana o rabo!)
Reconhecer um cachorro feliz não é muito difícil (principalmente se o motivo de toda essa felicidade for você). Nessas horas, o cão fica entusiasmado, pula e faz de tudo para mostrar o quanto ele te ama. Se ele abanar o rabinho, então, é uma grande prova de amor de cachorro!
O movimento do rabo é capaz de indicar uma série de emoções diferentes, então quando ele está feliz, você vai ver o cachorro abanando o rabo de um lado para o outro. Esse, inclusive, é um comportamento muito comum quando o doguinho está esperando o dono chegar da rua e vai recebê-lo na porta de casa. Parece uma reação exagerada, mas ele só está muito animado por te ver - mesmo que você tenha saído de casa há pouco tempo.
2) O amor de cachorro pode ser demonstrado com muitos lambeijos
Muita gente se pergunta por que o cachorro lambe a gente, e a verdade é que uma das explicações é bastante óbvia: os doguinhos fazem isso para demonstrar afeto. Os famosos “lambeijos” fazem parte da comunicação canina e são uma maneira do animal fazer com que você se sinta especial. Existem outras razões também, como para colher informações e chamar a atenção, mas geralmente o cachorro só tem esse tipo de atitude com quem ele gosta de verdade.
Ainda assim, lembramos que deixar o cachorro lamber seu rosto não é muito indicado, ok?! Por isso, tenha sempre muita atenção com o lugar que você vai receber as lambidinhas de afeto do seu amigo!
3) Se o cãozinho te olha fixamente nos olhos, é sinal de que você sabe como conquistar um cachorro
Pode acreditar: o amor de cachorro se manifesta até mesmo pelo olhar. Diferente dos gatos, que não gostam de olhar fixamente nos olhos dos humanos por muito tempo, os cães só fazem isso com quem eles realmente gostam e têm alguma afinidade. Pelo menos foi isso que uma pesquisa realizada pela Universidade Azabu, no Japão, descobriu. Segundo o estudo, durante a troca de olhar com os donos - ou com alguém que o cachorro gosta muito -, ocorre a liberação de ocitocina. Conhecida popularmente como o hormônio do amor, a ocitocina provoca uma grande sensação de bem-estar e deixa o cachorro feliz.
4) Um sinal de que o cachorro te ama é se ele te procura quando está assustado
Saber como conquistar um cachorro vai muito além de passar bons momentos ao lado dele, pois inclui também saber como socorrer e acalmar o animal nos momentos de tensão. É por isso que depois que a pessoa consegue ganhar a confiança do cachorro, é comum que o animal comece a enxergá-la como um “lugar seguro”. Consequentemente, ele pode passar a ir até você sempre que sentir que está em apuros.
O cachorro com medo ou assustado precisa confiar muito na pessoa a quem ele recorre. Alguns têm o ímpeto de fugir, mas se ele corre direto para os seus braços e busca conforto, é porque ele realmente te ama e sabe que pode contar com você nos momentos difíceis. O melhor a se fazer é retribuir todo esse carinho!
5) O cãozinho dorme perto de você e te segue por todo lado? É amor!
Se você vive se perguntando: “como saber se meu cachorro me ama?”, a dica é prestar muita atenção no comportamento do animal. Quando o cão não gosta de alguém, ele não faz a menor questão de ficar por perto e às vezes até ignora a presença e os chamados da pessoa. Por outro lado, se é um cachorro que segue o dono pela casa e que faz questão de dormir juntinho ou encostado, saiba que isso acontece porque ele não consegue conter todo o amor de cachorro que ele sente por você.
A única atenção é saber diferenciar todo esse afeto de um cachorro muito apegado ao dono. Às vezes o apego em excesso causa uma dependência por parte do animal, e isso pode desencadear um problema conhecido como ansiedade de separação. Fique atento, mas sem deixar de dar todo o amor e chamego que seu pet merece.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes