Engana-se quem pensa que os bichanos não se relacionam profundamente com seus tutores - afinal, o gato escolhe o dono e ainda é capaz de expressar o amor de gato de diversas maneiras diferentes. Por outro lado, é fundamental entender que os gatos reconhecem os seus donos de igual para igual, ao contrário dos cachorros que escolhem um dono como líder. Ou seja, os gatos escolhem seus donos, mas veem os tutores como iguais a ele, sem hierarquias.
E por que o gato escolhe o dono? Essa escolha pode ser influenciada por uma série de fatores e é um sinal de que o bichano confia em você. Entre as razões que motivam o animal a te escolher como favorito, podemos citar os cuidados que você dedica a ele, afinidade e interações positivas com recompensas, como os petiscos para gatos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Para responder essa questão, o Patas da Casa separou 5 sinais que indicam que você foi o sortudo escolhido como favorito pelo felino. Confira!
1) Gato escolhe o dono e o segue pela casa
Você já deve ter escutado alguém dizendo que foi “adotado por um gato” quando ia à padaria ou andava pela rua após ser seguido por um bichano, né? Esse comportamento com pessoas estranhas não é muito comum no universo felino, e pode ser que o animal esteja fazendo isso esperando algum tipo de cuidado ou comida. Porém, quando os gatos escolhem seus donos, eles podem fazer questão de sua presença e demonstram isso seguindo você pelos quatro cantos da casa.
2) Olhares profundos: gatos reconhecem seus donos
Quando o bichano escolhe alguém da família como dono, é provável que essa pessoa se depare com um olhar profundo e prolongado do gato quando estiver distraído. Esse olhar significa que o animal está tentando se conectar com o tutor, e pela forma como o olho do gato se mantém fixo em apenas uma pessoa, fica claro que é ela a escolhida dele. Vale dizer que, como os felinos são animais muito observadores e atentos, o gato reconhece o seu dono pela maneira que ele se move, tom de voz e pelas suas expressões.
3) O ronronar demonstra que os gatos escolhem seus donos
O gato ronronando é como uma música para os ouvidos dos amantes de felinos, né? Esse é um comportamento natural dos bichanos que pode indicar motivos variados, como felicidade ao ser afagado onde os gatos mais gostam de receber carinho. Então se ele emite esse barulhinho fofo durante as carícias, saiba que ele confia em você e está confortável em sua presença.
4) O gato escolhe o dono para entregar presentes especiais
Assim como os humanos amam presentear as pessoas amadas, os gatinhos também adoram demonstrar seu afeto através de presentes peculiares. Então se você já recebeu alguma surpresa em casa, como folhas, objetos e animais mortos, saiba que essa é a forma que o gato reconhece seu dono como alguém que ele confia e valoriza.
Mas você sabe por que os gatos levam presentes para o dono? Antes da domesticação dos felinos, o filhote de gato recebia da sua mãe presas para se alimentar, e os bichanos gostam de repetir esse comportamento com aquela pessoa que considera mais especial. Ou seja, essa é uma característica que relaciona o comportamento felino com os instintos selvagens que se mantêm até hoje.
5) Barriga para cima é sinal que o gato reconhece o dono e confia nele
Ver um gato com a barriga para cima próximo de você é uma ótima notícia. Ele com certeza te ama e se sente seguro ao seu lado! Esse é o maior sinal de confiança que o gato pode demonstrar, porque nessa posição eles se sentem muito vulneráveis e só adotam a postura se sentirem confortáveis o suficiente na presença de alguém. Porém, como essa é uma posição que deixa o bichano totalmente desprotegido, vale lembrar que os gatos não gostam de carinho na barriga, por isso, nem pense em se aproximar para não deixar o gato estressado.